sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mestre



Ser mestre é dar a luz a um ser que não é seu
É lapidar as almas com abnegação,
É dar tudo de si, com ânsia inesgotável,
Aos seres que ensaiam sair da escuridão.

É preparar a terra com fé, com paciência
Para que frutifique a fonte de saber
É fazer um alicerce pedra a pedra.
À moldar uma argila, é vê-la crescer.

E é por isso mestre, que eu dedico,
Este poema cuja inspiração,
São os teus méritos, quase sem iguais.

Pois ao partires para outro mundo,
Ficará tua figura inesquecível
Na galeria dos seres imortais.


(Poema dedicado ao dia do Professor-2011)

Nossa homenagem ao dia do Professor

 Verdades da Profissão de Professor
          
 Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.


Paulo Freire

Noticias

Cardoso Silva
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS0qCGjDCnVi_0RcyirSSFGH3NGKXi952D805ck6oNad66gLTN4fAA Comissão do Concurso Público para seleção de Estagiário-Conciliador do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte publicou, para conhecimento dos interessados, a relação dos candidatos que tiveram suas inscrição deferidas. Ao todo foram deferidas 863 inscrições para a área de Direito e 120 para a área de Psicologia.
Os candidatos, regularmente inscritos, devem comparecer no dia 06 de novembro, a partir das 14h, na Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN – FARN (Rua Prefeita Eliane Barros, 2000, Tirol) onde deverão realizar a prova seletiva da primeira etapa do concurso. Não será permitido o acesso aos locais da prova após as 14 horas. As provas terão 50 questões objetivas de múltipla escolha e duração de 3 horas. No dia, o candidato deverá portar carteira de identidade e caneta esferográfica azul ou preta. Mais informações e a lista dos candidatos com inscrições deferidas está disponível no site da Esmarn ( www.esmarn.org.br ).

Resgatando as Raízes

          Dor de Barriga

Na escola, 15 de outubro, no Santarém, organizamos a sala de Leitura e editamos um livro, contando com a orientação da Prof. Lucinha Morena, hoje a Mantra Madona Mohana, e no meio das poesias e contos, destacamos essa!

Dor de Barriga

Eu ontem, comi uma canjica
           E senti uma Dor de barriga danada,
      Passei a noite de casa pro mato
Do mato pra casa, 
De casa pra o pinico
Era peido como diabo
E merda nem um Tico.
                               

                                                                         Prof. e Poeta João Bosco

Viajando no Tempo- Poesia do RN

                  Soneto da vida

Vim dar-me a ti.Sinto-te, vez em quando,
Nas sombras dos teus olhos me embalando,
Me fazendo sonhar coisas entranhas.

Não venho como estavas esperando.
Venho como sou:pobre, sem façanhas.
Só posso dar-te um um coração sangrando
Como o sal das minhas mágoas nas estranhas...

Vem, bebe em minha boca os meus soluços!
(Ah!Quantas vezes solucei de bruços
sobre a angústia que bóia em meu olhar!)

Sei que me vais dizer coisas amigas,
Sei que os teus olhos contarão cantigas
E os meus, de alegres, vão querer chorar.

                 Berilo Wanderlei


Francisco Berilo Pinheiro Wanderlei(1934-1979).Nasceu em Natal, a 21 de Abril. Em 1956, com apenas 22 anos de idade, reuniu sonetos e poemas e publicou ''Telhadodo Sonho'', com ilustrações do seu primo e amigo Newton Navarro. Notabilizou-se pelas excelentes crônicas que escrevia.Veio a falalecer em 20 de Julho de 1979.
                       

                          Postado pelo Prof. e Poeta João Bosco

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Despertando e Expandindo a Zona Norte


Redinha

 


   O bairro redinha era inicialmente uma colônia de epscadores, que durante a II Guerra Mundial serviu de acampamento para a tropa de combatentes brasileiros. Seu nome é de origem lusitana; porém do nome de uma vila em Portugal, como tantos outros da nossa cultura.

  Por muitos anos foi, praticamente, a única praia de veraneio de Natal. Apraia da Redinha é vista com lirismo por aqueles que viveram agradáveis   veraneios n o lugar. Um desses, Gil Soares, sócio corespondente do Instituto Histórico e Geográfico, marca o dia 22 de novembro de 1921 como a data de fundação da Redinha como praia de veraneio. Segundo ele, a praia possuía somente casas de palha, geralmente habitadas por pescadores e rendeiras. Conforme seu relato, naquela data as cinco primeioras famílias desembarcaram no porto velho. De manhã, eles seguiaam para o trabalho   nun pequeno bote à vela e, no final da tarde, retornavam, partindo do cais da Associação da Praticagem, no começo da atual Rua Chile. 

  O único transporte regular entre a a Redinha e a outra parte da cidade era subvencionadoo pelo Estado, a coroa do velho Piéca. Pela manhã a canoa levava lavadeiras para o trabalho no Rio Doce e voltava à tarde. Ainda cedo a coroa ia ao Passo da Pátria, levando populares que vendiam legumes no mercado da Cidade Alta, retornando depois do meio-dia.

  Em meados de 1927, o acroplano que trazia o Coronel Valchet, francês, que veio estudar as condições de Natal para a priomeira escala da linha postal aérea Paris-Buenos Aires, só conseguiu descer na Redinha. Foi o primeiro monomotor a fazer escala em Natal.

  A paartir da década de 70, surge a Redinha Nova, entre a ponta de Santa Rita e a Redinha.

  A denominação do bairro, a exemplo d eoutroooos nomes herdados dos portugueses, Redinha é vila em Pombal , Leira, na Beira Baixa, em Portugal. Segundo Cascudo, o topônimo já é conhecido desde o século XVIII. Incorporada ao território do Município de Natal, pela Lei n.º 603, de 31 de outubro de 1938, era uma estância balneária do subúrbio da cidade.

  Teve a Redinha seus limites definidos, quando da sua oficialização como bairro, epal Lei n.º 4.328, de 05 de abril d e1993, publicada no Diario Oficial de Natal em 07 de setembro de 1994.

                                          Prof. e Poeta João Bosco

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Parabéns Crianças!!!

   Às Crianças do nosos país, meus parabéns. Essas rosas que andam, que falam e que  riem. Ofereço a vocês esse grande poema da autora Maria da Graça Almeida.

                                          Prof. e Poeta João Bosco




Da criança para o adulto

Cuide de mim com delicadeza,
sou pequenina, frágil,
preciso aprender que o amor
faz abundar a fonte da alegria.

Fale comigo com carinho,
explique-me as coisas direitinho
e dê-me tempo para entendê-las.

Ofereça oportunidades
aos meus passos pequenos,
às minhas mãos diminutas,
aos meus braços curtos.

Respeite o meu tamanho
e as minhas impossibilidades ,
você, com minha idade,
também sentiu tais limitações.

Quando eu for um pouco maior,
não me veja enquanto
um homem pequeno e sim
enquanto uma criança grande.
Deixe que eu decida a hora
de tornar-me adulto.

Mostre-me o certo e o errado,
o bom e o mau, o bem e o mal
e não me permita nada do que
faça de mim um ditador.

Valorize minhas conquistas,
leve a sério o meu aprendizado.

Diga-me não tantas vezes
quantas forem necessárias, porém,
por favor, ame-me, ame-me muito,
eu estou aqui, não por pedir para estar,
eu estou aqui porque um dia
você foi me buscar.


Maria da Graça Almeida

  

NOTÍCIAS: TST determina fim da greve dos Correios a partir de quinta-feira!

  
  O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou hoje (11) que os trabalhadores dos Correios, em greve há 28 dias, voltem ao trabalho a partir de quinta-feira (13), já que amanhã (12) é feriado nacional. No julgamento do dissídio coletivo pela Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC), os ministros também autorizaram a empresa a descontar no salário dos grevistas o equivalente a sete dias de greve e os demais 21 dias de paralisação devem ser compensados com trabalho extra nos fins de semana. No caso de descumprimento da determinação, a multa diária estabelecida foi R$ 50 mil.

   
   O relator do processo, ministro Maurício Godinho Delgado, considerou a greve não abusiva e sugeriu que todos os dias não trabalhados fossem apenas compensados com trabalho extra, e não com o desconto no salário dos trabalhadores. Já o presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, defendeu o desconto de todos os dias parados. Segundo ele, a legislação determina que a empresa não tem obrigação de pagar pelos dias em que os serviços não foram prestados, pois a greve implica em uma quebra de contrato entre empresa e trabalhadores.
   
   Para Dalazen, houve falta de razoabilidade e de bom-senso na condução da greve pelos trabalhadores. “A solução negociada deveria ter sido alcançada em diversos momentos e não se alcançou por falta de sensibilidade e porque há pessoas infiltradas no movimento paredista que talvez estejam mais interessadas em que haja uma radicalização de posições. A greve em determinados momentos teve contornos inequivocadamente políticos”.
  
   Em relação às cláusulas financeiras, os ministros determinaram que sejam cumpridos os pontos do acordo firmado na primeira audiência de conciliação entre as partes, que prevê o aumento real de R$ 80 a partir de 1º de outubro e reajuste linear do salário e dos benefícios de 6,87% retroativo a 1º de agosto.

    
    Durante o julgamento do dissídio, o advogado da Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), Gustavo Ramos, disse que os trabalhadores jamais tiveram a intenção de lesar a sociedade. Ele sustentou que a greve foi pacífica e argumentou que a melhor forma de solucionar a questão dos dias parados é a compensação com trabalho, o que evitaria o pagamento de horas extras para que o serviço fosse colocado em dia.

  
   O advogado dos Correios, Jeferson Carús Guedes, alegou que a greve é abusiva especialmente pela natureza essencial do serviço prestado pela empresa. Ele também solicitou que o TST determinasse o desconto dos dias não trabalhados do salário dos grevistas.

   
   Os Correios instauraram o dissídio coletivo no TST no fim de setembro, depois da falta de acordo entre a empresa e os trabalhadores sobre os termos do acordo coletivo. Foram realizadas duas audiências de conciliação mediada pelo TST e uma reunião com o ministro relator. Na primeira audiência, as duas partes chegaram a um consenso, mas a proposta foi rejeitada pelos 35 sindicatos da categoria. Nos outros dois encontros, não foi possível chegar a um acordo, por isso, a questão foi julgada pela SDC.
   
   A última greve dos Correios ocorreu em 2009 e durou 12 dias. A maior greve foi em 1994, quando os trabalhadores ficaram parados por 32 dias, e a questão também foi decidida pelo TST.
 aaa
                                  Prof. e Poeta João Bosco

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Um Projeto Político

            


   Um projeto político não é feito apenas por um postulante ao poder, sem levar em conta, como é a situação do local que pretende gestar, quem serão seus auxiliares, quais as fontes que lhes darão sustentação de uma administração sem fronteiras.E mister que se acerque de valores, não é necessário que sejam, somente, doutores. Às vezes pessoas do povo, tem exemplos maravilhosos de tino administrativo.


   Se o leitor, olhar nosso poder legislativo na ocasião da primeira eleição, vê logo que as famílias se reuniam e elegiam os mais vocacionados ou os mais preparados.Com o tempo, semearam a discórdia entre os parentes, acharam bom e, hoje, se observa irmãos intrigados pela causa política, no entanto, os verdadeiros lideres jamais quereriam a pendência Fraternal, pois todos    somos conscientes que se juntos não somos fortes, dividido não somos nada.


   Se você tem pretensão de ser candidato a prefeito, analise se sua candidatura tem sustentação, vá em frente! Agora não seja tolo nem sirva de massa de manobra, podendo fazer uma aliança e participar da administração na qualidade de parceiro, pois na proposta de todos o que mais se almeja é o bem maior para o município.


   Com relação a Câmara municipal, aqueles cujas  famílias podem eleger dois vereadores que se jutem e com muito cuidado, cada um cuide das suas fileiras e dará certo.Se não, cuidado para não colocarem um terceiro entre vocês, porque, certamente, esse será o vencedor.Essa é a forma do quanto pior melhor, que tantas vezes tem sido aplicada.

Prof. e Poeta João Bosco

Viajando no Tempo- Poesia do RN

         Relembrando- (Jardim dos nossos sonhos)



Quem me dera sempre estar contigo, quando

Relembro o nosso amor, nunca esquecido.

Para também dizer assim, rimando

Tudo quanto, de amor, tenho sofrido.



Natália, aqui sem ti, tudo é deserto,

Como é triste a solidão destas paragens

Mas sou feliz, porque de longe ou perto

Eu sonho me visitar a tua imagem.



Jamais há de saber quanto padeço

Na brusca viuvez do teu carinho,

Mas se desfarço, cantando, não te esqueço

Como é triste viver, aqui, sozinho.



No dia aleluial da sua vinda

Em que, na festa, estiver nós dois risonhos

Lembrarás muitas saudades ainda

Neste oculto jardim dos nossos sonhos.


                                         Atribuido ao poeta e cantor de modinhas, Marcos Falcão 

                                                               Prof. e Poeta João Bosco

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Àrvores do Nosso Sertão



Aroeira-do-sertão

      


   Aroeira ou arrueira è uma das plantas de uso ginecológico mais freqüente e mais antigo na medicina popular do Nordeste do Brasil - ligada à prática do "banho de assento" usada por mulheres nordestinas no tratamento ginecológico pós-parto - a Aroeira-do-Sertão também é usada no tratamento de úlceras pépticas. Estudos pré-clínicos realizados no Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC, mostraram uma baixa toxicidade do extrato de Aroeira-do-Sertão e confirmaram suas atividades cicatrizante e antiinflamatória. Ela se mostrou eficaz no tratamento de feridas nos genitais e na virilha. “Os testes foram feitos apenas em ratos”, observa o farmacologista Francisco Matos, orientador da tese de mestrado baseada nessa experiência. "A aroeira tem várias substâncias que tratam a mucosa vaginal", esclarece.

   As pesquisas relativas à toxicologia clínica do elixir de Aroeira-do-Sertão, realizadas pela Unidade de Farmacologia Clínica da UFC, sob a coordenação da professora Maria Elisabete Amaral de Moraes, transformaram-se no tema da dissertação de mestrado da pesquisadora Gilmara Silva de Melo Santana, que contou com o apoio financeiro da FUNCAP. Maria Elisabete é médica com residência em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Farmacologia pela UFC, Ph.D. em Farmacologia Clínica pela Universidade de Oxford, Inglaterra, e Professora de Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina da UFC. Diante dos dados apresentados pode-se afirmar que o elixir de Aroeira-do-Sertão é um produto fitoterápico que, nas doses testadas, pode ser utilizado com segurança, tornado-se um candidato promissor para o tratamento de úlcera péptica. A aroeira do sertão é uma árvore com altura de 6-14m, com tronco de 20-25 cm, tendo com ocorrência desde o CE (caatinga) até o estado do PA e MS, sendo mais frequente no nordeste do país, oeste dos estados da BA, MG, SP e sul dos estados MS, MT e GO.

 
                                                Prof. e Poeta João Bosco
 

 

   


Luís Oswaldo fixa domicílio eleitoral em Pedro Avelino (RN) para concorrer à Prefeitura




Dedé participou de ato político Foto: Blog da deputada Fátima Bezerr

  O deputado estadual Dedé Teixeira (PT/CE) participou no último sábado, 1º de outubro, junto com a deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN) do ato político do Partido dos Trabalhadores em Pedro Avelino (RN).


  O ato contou com a presença do Senador Garibaldi Alves e do prefeito de Pedro Avelino, Elson Trindade marcou a mudança de domicílio eleitoral de Luis Oswaldo, pré-candidato a prefeito pelo PT de Pedro Avelino.

   Para o deputado Dedé Teixeira, Luís Oswaldo reúne todas as características que um prefeito necessita. “Ele tem visão estratégica de gestão e tem forte histórico ligado aos movimentos sociais. Além de ter sido um dos idealizadores do Acampamento Latino Americano da Juventude de Icapuí, na época em que fui prefeito. Pedro Avelino só tem a ganhar”, afirmou.

   Luis Oswaldo é um filiado histórico do PT, iniciou sua militância política em Pedro Avelino, foi vice-presidente nacional do Banco do Brasil e secretário municipal das prefeituras de Quixadá e Icapuí, ambas no Ceará. A atividade do PT reuniu lideranças de diversos partidos como o PSB, PMDB, PDT, PC do B e PP.

  “Sem dúvidas o PT do Rio Grande do Norte vai ficar cada vez mais forte com a presença de Luis Oswaldo nas nossas fileiras. Luis é um excelente nome e vai representar bem o PT nas eleições do ano que vem” frisou a deputada Fátima.

                                                  Prof. e Poeta João Bosco


Fátima defende maior divulgação do escotismo.

 

  Outro requerimento da deputada Fátima Bezerra aprovado esta semana pela Comissão de Educação e Cultura foi o que prevê a realização de uma audiência pública para formular estratégias que divulguem os princípios cívico-pedagógicos do escotismo no Brasil. “No Rio Grande do Norte há quatro anos temos uma experiência exitosa, que é o escotismo nas escolas, e seria bom ver esse projeto se espalhar”, argumenta Fátima Bezerra.

  Nas escolas públicas potiguares onde os escoteiros estão presentes a violência e depredação física dos prédios são menores menor e o desempenho dos alunos é melhor.

  O escotismo foi criado em 1907 pelo lorde inglês Baden-Powell e está no Brasil desde 1924. O movimento tem como proposta o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, a cortesia, a prática do trabalho em equipe e a vida ao ar livre. Também valoriza o autocontrole.

 “E é nesse nicho pedagógico que entra o Movimento Escoteiro, pois na mais comum das atividades escoteiras, que são os jogos, o autocontrole é exigido”, explica Fátima Bezerra no requerimento. “Tanto nos jogos e no dia a dia, os jovens lidam todos os dias com sucessos e frustrações, aprendendo a reconhecer suas melhores qualidades e limitações, de modo a buscar sempre o aperfeiçoamento”, conclui a parlamentar.

  A realização da audiência pública está em sintonia com o projeto de lei 1236/11, do deputado Ronaldo Fonseca (PR-DF), que reconhece o escotismo como método complementar de educação, de relevante utilidade pública, podendo receber assistência e auxílio do Poder Público, desde que praticado por entidades legalmente constituídas.

  A realização da audiência pública atende uma sugestão do presidente da União dos Escoteiros do Brasil no RN, Carlos Roberto Pinto Lopes. 

Considero o movimento de escoteiros, não só pelo fato de ser escotista (CAB- Curso de Adestramento básico feito em Campina Grande PB), a maior e mais sadia atividade na educação dos jovens.                              

                                             Prof. e Poeta João Bosco

Vereador Chagas Catarino sofre sério acidente na estrada.

Ele e um grupo voltavam de uma viagem ao interior; os primeiros relatos dão conta de uma vítima fatal. 


O vereador Chagas Catarino sofreu um grave acidente quando voltava de uma viagem ao interior do estado.

  

                      Um morre e quatro ficam feridos em acidente com vereador Chagas Catarino

 

   Quatro pessoas ficaram feridas – entre elas o vereador de Natal, Chagas Catarino – e uma faleceu, após um acidente automobilístico ocorrido no início da noite de hoje, na estrada que liga os municípios de Brejinho e Monte Alegre. A vítima fatal foi identificada como Fabiano Guedes. Os demais passageiros do veículo estão sendo atendidas no Hospital Walfredo Gurgel.
 
   Entre os feridos, o vereador Chagas Catarino é o que necessita de maiores cuidados médicos. Pelo twitter, o também vereador e médico Albert Dickson, informou que Chagas passou por algumas cirurgias. “Estou aqui no Walfredo com o amigo Chagas Catarino. Acabou a cirurgia de drenagem torácica e iniciando cirurgia da cabeça. 5 costelas fraturadas e clavícula”, escreveu. Ainda de acordo com Albert Dickson, Chagas Catarino está na UTI e deverá passar pelo menos dois meses em recuperação das cirurgias.

    Outro ocupante do veículo que capotou cinco vezes na estrada, identificada como Diego Marcelo do Nascimento, de 22 anos, também estaria em estado grave.
Os primeiros relatos, ainda desencontrados, dão conta de uma vítima fatal no acidente ocorrido na estrada – vítima identificada até o momento como Fabiano Guedes, ex-jogador de futebol que atuou, entre outros clubes, no Força e Luz, e que morava no bairro das Rocas.

O vereador está hospitalizado em estado grave; além de Fabiano e de Catarino, outras pessoas estavam no veículo e estão igualmente hospitalizados.

    O vereador Chagas Catarino é nosso conterraneo. Esperamos que ele tenha uma melhora rapida e possa voltar às suas atividades na Câmara Municipal de Natal.

                                     Prof. e Poeta João Bosco