sexta-feira, 2 de março de 2012

Criador de 'Chaves' e 'Chapolin' é hospitalizado no México

O comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños, o “Chespirito”, foi internado em um hospital da Cidade do México, após ter passado mal durante um emocionante evento em sua homenagem organizado pela rede de TV Televisa, informou uma fonte próxima à família nesta sexta-feira.

Chespirito, famoso por seus personagens Chaves e Chapolin, sofre de diabetes e tem um enfisema pulmonar por ter fumado durante quase toda sua vida, o que o obriga, aos 83 anos, a usar um respirador artificial.

“Ele é muito nervoso, não gosta de multidão e foi grande a pressão e o impacto (da homenagem). Isso o emocionou muito e afetou sua pressão”, disse à agência Reuters Gabriela Martínez, assistente de Florinda Meza, esposa de Chespirito e que encarnou a personagem de Dona Florinda em “Chaves”.

Gómez Bolaños foi hospitalizado na noite de quarta-feira e deve receber alta no domingo, acrescentou Martínez.

Chespirito, que vive em Cancún, viajou para a Cidade do México para a homenagem e sofreu os efeitos da altitude da cidade, disse seu filho Roberto Gómez Fernández. A capital mexicana fica a mais de 2.200 metros acima do nível do mar.

“Ele está cansado por conta do evento que tivemos na quarta. Disseram que ele precisa do máximo de repouso possível (...) Essas mudanças o afetam um pouco, mas ele está muito, muito bem”, contou Gómez, produtor da mexicana Televisa, onde as séries de Gómez Bolaños são exibidas até hoje.

Martínez confirmou que provavelmente o comediante e roteirista de séries e filmes receba alta no domingo, logo que seja submetido a um tratamento para seu enfisema.

Em um fenômeno completamente incomum na televisão, seus personagens criados na década de 1970 continuam sendo exibidos em canais de vários países da América Latina, sendo uma verdadeira mina de ouro para a Televisa.

Da Agência O Globo

Ficha Limpa não pune crimes de menor potencial

A punições previstas na Lei da Ficha Limpa esbarram em dois tipos de crimes, cujas previsões não estão fixadas em termos de inelegibilidade eleitoral: quando a infração é de menor potencial ofensivo, como no caso das contravenções penais, e se o crime for culposo (quando o ato não é intencional). A informação é do promotor de Justiça no Estado de Santa Catarina, Pedro Decomain. Ele é considerado um dos maiores especialistas em Direito Eleitoral do país e esteve ontem em Natal na condição de palestrante do Seminário "Eleições 2012: condutas vedadas e outros aspectos da legislação eleitoral", promovido pela Associação Nacional de Gestores Públicos (Angesp). Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE Decomain afirmou ainda que no caso das condenações por improbidade administrativa estas somente podem acarretar em inelegibilidade quando, na sentença, o magistrado determinar a perda ou suspensão dos direitos políticos.

"Pode haver uma condenação por improbidade em que o juiz entenda não ser necessário cassar esses direitos [políticos], e, neste caso, o cidadão pode concorrer como candidato na eleição", enfatizou. Além disso, destacou ele, para ser banido do pleito eleitoral em virtude da Ficha Limpa, o contraventor deve ter sido condenado por improbidade por  enriquecimento ilícito e prejuízo ao erário. Já no caso das punições no âmbito criminal praticamente todas são passíveis inelegibilidade. A exceção são justamente as penas por infrações de menor potencial ofensivo, quando a pena é inferior a dois anos.

Depois de quase dois anos e 11 sessões de julgamento, a Lei da Ficha Limpa foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e será aplicada integralmente já nas eleições deste ano. Pela decisão do tribunal, a lei de iniciativa popular que contou com o apoio de 1,5 milhão de pessoas, atingirá, inclusive, atos e crimes praticados no passado, antes da sanção da norma pelo Congresso, em 2010. A partir das eleições deste ano, não poderão se candidatar políticos condenados por órgãos judiciais colegiados por uma série de crimes, como lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e contra o patrimônio público, por improbidade administrativa, por corrupção eleitoral ou compra de voto, mesmo que ainda possam recorrer da condenação a instâncias superiores.

A lei barrará também a candidatura de detentores de cargos na administração pública condenados por órgão colegiado por terem abusado do poder político ou econômico para se beneficiar ou beneficiar outras pessoas. Não poderão também se candidatar aqueles que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos e funções públicas rejeitadas por irregularidades que configurem ato doloso de improbidade.

Pelo texto da lei aprovado pelo Congresso e mantido pelo STF, aqueles que forem condenados por órgãos colegiados da Justiça, como um tribunal de Justiça, permanecem inelegíveis a partir dessa condenação até oito anos depois do cumprimento da pena. Esse prazo, conforme os ministros, pode superar em vários anos o que está previsto na lei.

Punições no âmbito dos TCEs ainda geram dúvidas



O promotor comentou ainda sobre as punições decorrentes de decisões administrativas no âmbito dos Tribunais de Contas dos Estados (TCE's). Ele enfatiza que embora a Lei da Ficha Limpa dê uma previsão clara para inelegibilidade por condenações colegiadas, sejam elas de quais esferas forem, o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda entende que no caso da análise das contas dos chefes de Executivo a última palavra ainda é do respectivo legislativo. "Ele [o TCE] faz um parecer prévio, que no caso dos prefeitos é levado à Câmara de Vereadores para apreciação. Se um terço dos parlamentares derrubarem esse parecer as contas passam à condição de aprovadas", destacou ele. Para os demais gestores, o julgamento dos conselheiros dos Tribunais de Contas podem levar a punições como a devolução do dinheiro malversado e a multa. "Quando esta decisão for definitiva também pode acarretar em inelegibilidade", assinalou  Pedro Decomain.

Ele destacou, porém, que nutre o entendimento de que o gestor condenado também no TCE, mesmo os chefes de Executivo, devam estar sujeitos às penas  previstas na Lei da Ficha Limpa. No âmbito do Supremo, assinalou, já se sabe que essa questão será tema de análise dos ministros. "Essa questão ainda está em discussão no STF. Não se sabe se haverá mudança de opinião ou não", concluiu.

Na edição de domingo passado, a TRIBUNA DO NORTE publicou matéria em que dois juristas potiguares - os advogados Paulo de Tarso Fernandes e Erick Pereira - demonstraram opiniões comuns e ao mesmo tempo divergentes sobre o assunto. Paulo de Tarso observou que o acionamento dos magistrados será inevitável, para começar, porque os ministros do Supremo, embora tenham definido a constitucionalidade da nova lei de forma genérica, não o fizeram nesse ponto específico. "A constitucionalidade se deu em relação a alguns dispositivos, mas neste não", assinalou. O jurista explanou que uma "leitura direta na lei" efetivamente dispensa a participação do Legislativo no processo, mas a indefinição quanto à constitucionalidade certamente provocará questionamentos dos descontentes. O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Erick Pereira, entende diferente. Para ele, a lei foi analisada e julgada constitucional na íntegra. Pereira faz uma ressalva, por outro lado, destacando que a decisão dos TCE's somente se sobrepõe ao Legislativo em casos de irregularidade insanável ou probidade de natureza dolosa (ou intencional).

CNTE questiona critério de cálculo do reajuste do novo piso dos professores


Presidente da Comissão de Educação da Câmara, a deputada Fátima Bezerra integrou equipe formada por membros da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação- CNTE, que foi recebida pelo presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT), nesta quinta-feira.
Na pauta da audiência, o pedido de suspensão da  votação do recurso que altera  o critério do  cálculo do reajuste do novo piso salarial  dos profissionais de educação.
Segundo Roberto Franklin de Leão, presidente da CNTE , ao se adotar o reajuste do piso salarial apenas   pelo INPC , a categoria não teria ganho  real em termos salarial.
Segundo  Fátima,  a lei  11.738, que trata da unificação do piso salarial,  foi aprovada em  2008   depois de  um intenso e amplo debate envolvendo não só o Parlamento,  mas também os representantes dos gestores  e trabalhadores da educação  e teve sua constitucionalidade reafirmada pelo Supremo Tribunal Federal.
O debate  agora é em torno  do artigo 5º da lei  que trata do reajuste do piso salarial.
“Fizemos um apelo ao deputado Marco Maia no sentido de suspender a votação do recurso em plenário  já que temos tempo suficiente para promover o dialogo e o entendimento entre todos os envolvidos. A   própria CNTE   já reafirmou   sua disposição para sentar e negociar.”
Maia  propôs a criação  de uma comissão informal para negociar com prefeituras, governos, professores  e o governo federal.
Fátima Bezerra, Marco Maia e membros da CNTE

‘’A Rosa que falava,que andava e que sorria’’ !


         Acordamos hoje, com uma noticia que nos deixou mais melancólicos que foi o falecimento de Rosa Maria ou Rosa do Barão.Essa jovem deixa um legado para todos quantos a conheceram,que a alegria estampada na sua alma poética,nunca a deixou,um só instante ela entristecer.Não foi da minha geração,pois deixei a cidade em 1974, quando a mesma ainda era pré-adolescente,no entanto tomei conhecimento que Rosa alegrou a nossa sociedade,com sua prosa,com sua alegria,com sua maravilhosa voz e sobre tudo com sua forma de conviver em paz
         No último mês ficamos sem o  Nilsinho,agora foi a vez de Rosa.Isto nos  faz  refletir sobre a efemeridade da vida, mas o legado de ambos é imortal.
         Como será difícil o lazer sem aquela grande mulher,autêntica representante do seu gênero,que encantou-se faltando poucos dias da data magna do dia Internacional da Mulher.
         Queremos deixar uma poesia que possa retratar tudo quanto Rosa deixou a nossa vida perfumada de doce saudade.

                                                                          

                                      " ROSA  “

Há nesta vida coisas deliciosas!
Vi num jardim, Rosa a passear um dia:
rosas nas mãos, rosas no colo, rosas
no cabelo que ao sol resplandecia . . .

Nas lindas faces, cândidas, mimosas,
duas rosas também, Rosa trazia:
as da saúde, que são mais preciosas;
e nos lábios de Rosa ainda se via

rosa, que, em duas pétalas graciosas
num sorriso arcangélico se abriu. . .
E assim, formosa, entre as irmãs formosas

não sei por que, Rosa me parecia
não rosa só, mas - um buque de rosas –
que falava, que andava e que sorria!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Vereador Raniere Barbosa diz que CEI não encontrou corrupção nem desonestidade na gestão da prefeita Micarla de Sousa


Em entrevista ontem à noite ao Jornal 96, o vereador-oposição Raniere Barbosa (PRB) fez o que ninguém esperava, em se tratando de membro da oposição radical à prefeita Micarla de Sousa na Câmara Municipal.
Ao falar sobre a CEI dos Contratos, que investigou, durante 8 meses, os contratos firmados pela Prefeitura de Natal, Raniere disse que a Comissão não encontrou nenhum indício de desonestidade.
“Fraudes, corrupção… eu sou muito justo em dizer que não foi identificado. O que houve foi mau uso do dinheiro e depredação do patrimônio. Agora dizer que houve corrupção, não, a gente tem que ser justo”, disse Raniere, quando foi questionado por Túlio sobre a possibilidade de alguém “ter metido a mão, ter se dado bem” na gestão Micarla de Sousa.
A declaração de Raniere pode funcionar como um diploma de probidade concedido à prefeita, diante da busca incessante por um ato sequer de improbidade administrativa, para tornar possível o pedido de impeachment da prefeita.
Para Raniere, o que há na administração atual é “má gestão”. “Desonestidade é uma coisa e má administração é outra, e é o que a gente vê”, afirmou Raniere, ao ser entrevistado pelos jornalistas Ênio Sinedino, Túlio Lemos e Marcos Aurélio de Sá.
Questionado sobre a possibilidade de estar fortalecendo a reeleição da prefeita Micarla, o vereador-oposição disse que tinha que ser justo.
Vale lembrar que o vereador Raniere Barbosa, mesmo não tendo sido escolhido membro da CEI, atuou como um investigador não oficial, já que participou de todas as sessões da Comissão Especial de Inquérito.

Aventureiro 'pisa nas nuvens' em cena fantástica após escalada na Islândia



Remi McMurtry é visto no cume do vulcão na Finlândia (Foto: Will Copestake/Caters News)Remi McMurtry é visto no cume do vulcão na Islândia (Foto: Will Copestake/Caters News)
Um aventureiro protagonizou uma cena impressionante após escalar uma montanha na Islândia. Remi McMurtry foi fotografado sobre o vulcão Snfell, cujo cume tem 1.446 metros de altura, parecendo estar "pisando nas nuvens" ao seu redor.
A cena foi fotografada pelo parceiro de escalada de McMurtry, Will Copestake, que estava em um ponto ainda mais alto nas bordas salientes do vulcão. Ambos têm 21 anos de idade.
Os dois contam que sortearam o destino de um chapéu com outros nomes de lugares ricos em turismo de aventura. A escalada fez parte de uma longa caminhada de 27 dias pela Islândia no meio do ano passado, durante o mês de junho mais frio dos últimos 59 anos.
"Partimos por volta de meio-dia. No verão da Islândia, o sol fica visível durante 24 horas, então a falta de luz não é um problema. Passamos o tempo todo nas nuvens, sem conseguir ver muito bem o que estávamos fazendo" conta Copestake.
Segundo ele, mesmo no topo das bordas ainda foi preciso esperar as nuvens se dissiparem. "Esperamos cerca de 20 minutos até que a cena ficou mais clara", diz.
Snffellsjvkull, como também é conhecida a montanha, significa "geleira das montanhas de gelo" em islandês. O vulcão tem cerca de 700 mil anos de idade e possui uma geleira sobre seu cume. Ele ficou famoso principalmente pelo livro "Viagem ao centro da Terra", de Julio Verne, já que é por ele que os personagens encontram a entrada para o início da jornada.

Secretário vê motivação política em possível greve dos professores

O secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, não chegou a um acordo com os professores da rede pública municipal de ensino. Enquanto os profissionais querem reajuste de 22,22%, o secretário disse, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (1º), que a Prefeitura não pode arcar com o pedido e fez a oferta de um aumento de 10%, dividido em três vezes e pago a partir de maio. Caso os professores não acatem e mantenham a intenção de iniciar a greve na segunda-feira (5), nem os 10% serão oferecidos e o caso será encaminhado à Justiça. Para Walter Fonseca, a greve tem motivações políticas.

Durante a entrevista coletiva, o titular da SME afirmou que não havia como a Prefeitura pagar o reajuste de 10% em parcela única porque, caso fosse feito, o município "poderia quebrar" e a Lei de Responsabilidade Fiscal seria desrespeitada. O secretário julgou a proposta de 10% como a melhor na realidade atual e disse que, por haver eleições municipais neste ano e eleição interna no próprio Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte), a paralisação estaria sendo motivada por interesses políticos contra a administração municipal.

No início da semana, após reunião entre o Sinte e o secretário Walter Fonseca, a proposta de 10% foi considerada satisfatória pelos líderes do sindicato. No entanto, quando houve a assembleia da categoria, a proposta não foi acatada e o indicativo de greve foi mantido. Com isso, caso não haja acordo, os professores da rede municipal podem, mais uma vez, cruzar os braços. A paralisação está marcada para a segunda-feira (5).

Governo do Estado confirma pagamento do piso nacional para professores


Após o anúncio do Ministério da Educação de reajustar em 22,22% o piso salarial dos professores, o Governo do RN garantiu o pagamento do Piso Nacional do Magistério, afixado em R$ 1.451, para uma jornada de 40 horas aos profissionais que atuam no Ensino Médio. A notícia foi confirmada pela governadora Rosalba Ciarlini, durante entrevista hoje pela manhã ao programa Bom Dia RN, da InterTV Cabugi.

No ano passado o Governo do Estado reajustou o salário dos professores do RN em 34%. Desde fevereiro deste ano, o processo de promoções verticais da educação vem sendo implantado e as promoções horizontais serão analisadas por uma comissão e adotadas posteriormente para os professores.

De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, "muitos investimentos, melhorias nas escolas e transporte escolar, aquisição de novos equipamentos, aperfeiçoamento e valorização dos professores vêm sendo realizados nos últimos meses. Vamos manter o mesmo trabalho para que os profissionais continuem recebendo o piso nacional a que têm direito".

Sobre as promoções verticais implantadas, a chefe do executivo estadual comentou que, há muitos anos, os professores não vinham recebendo os valores que eles merecem e a medida visa a valorização desses profissionais. "Para que possamos avançar com a educação, porque o lugar de criança é na escola, nós queremos defender o direito que as crianças e jovens têm de ter um futuro pelos caminhos da educação".

Para discutir mais melhorias na área educacional do Estado, entre os dias 7 e 9 de março, será realizado em Natal um encontro nacional com todos os Secretários Estaduais de Educação no qual várias questões serão debatidas, além de sugestões e novas ideias que serão implantadas. No dia 8 de março, com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, serão entregues aos municípios potiguares 100 ônibus escolares adquiridos para melhorar o transporte de jovens e crianças no Estado.

Charge: Piso dos Professores...

ENTREVISTA SÁVIO ANTAS PRÉ CANDIDATO PELO PT


                                                                   Sávio Antas

Como você ver a disputa pela prefeitura de Pedro Avelino em 2012 ?

 Resp: Acredito que P.A. tem hoje uma oportunidade ímpar para sair deste marasmo em que nos encontramos, tenho certeza, que a eleição de Luiz Oswaldo Santiago, pelo gabarito que tem, pelo transito livre junto aos Ministérios em Brasília faria nossa cidade querida crescer quarenta anos em quatro.       
 Você ainda faz do grupo de Elson ou está disposto a enfrentá-lo nas urnas?
Resp: Devo um favor grande a meu amigo Elson Trindade, porém, favor se paga com favor, ele sabe disso, agora, acredito que ele como prefeito deixou a desejar, mas lógico que no período que ele esta como prefeito enfrentou algumas dificuldades que só ele, e apenas ele poderá dizer, que motivos foram estes.
Elson em 12/12/2010, portanto a mais de ano, encontrei-me com ele em frente ao prédio que mora seu irmão Edílson Trindade e também Joumar Câmara, este último meu primo, e, perguntei a ele: Elson, você será candidato a reeleição em 2012? Naquele dia, respondeu que NÃO, foi ai que lhe disse:“O PT terá candidatura a prefeito”, ele então me respondeu, dizendo: “ Assim teremos três candidatos, você, Alexandre de João Adauto e Sérgio Cadó.    
O seu desejo de ser candidato é de vontade própria ou é um projeto do PT ?
 Resp: Caso a candidatura de Luiz Oswaldo não se confirme, nós do Partido dos Trabalhadores teremos que debater este assunto, mais o que escuto dentro do PT de P.A. é que este é o melhor momento para o partido ter candidatura a prefeito, pois os nomes postos ao cargo Majoritário no município já disseram a que veio, mas respondendo objetivamente a você meu amigo Gean Carlos, eu, Sávio Antas, não tenho vaidade de ser prefeito nem Vice-prefeito, tenho sim, muita vontade de ajudar aos meus conterrâneos a terem orgulho de serem Pedro Avelinenses, e, da mesma forma que ajudei aos meus colegas servidores do judiciário do RN, terei o maior prazer em colocar Pedro Avelino entre as cidades mais gostosas de se morar, pois acredito que “PEDRO AVELINO TEM JEITO”.
 Ao menos dois nomes se colocam como possíveis candidatos do PT, você  e  Luiz Oswaldo , como será escolhido o candidato, isso pode levar a uma chapa puro sangue por exemplo.
Resp: Gean Carlos, você é muito inteligente, sabe que uma chapa PURO SANGUE seria um tiro no pé, mas se for o caso, por que não. Eu entendo que o vice virá para somar da base do governo da presidenta DILMA, mas é lógico que estamos conversando com os demais partidos, o P C do B, dos guerreiros Hudson Câmara, Neto Câmara(Ex-prefeito) e Zequinha Nunes, o PSDC do comandante DODA, PDT de Rômulo Rufino(Ex-prefeito, ex-presidente da Câmara) e ex-vereador por várias legislaturas e Dr. Ricardo Pinto que foi Ex- vice-prefeito, o PSB do Atual prefeito, o PMDB sob o comando de Garibaldi Alves, senador da República, o PR que se encontra com Netinho, o PP do meu amigo Nininho Gregório, todos os vereadores da base, o Presidente atual da Câmara, os líderes Edclaiton que já é filiado ao PT, como todos da família Tomé,  Dr. Antônio Sílvio, Zé Luiz, Dr. Lucíodo e Dr. João Maria, Dr. Francisco Canindé Câmara (Titio), Hildinei Câmara, Jairo Ernesto, Dr. João Adauto,  ALEXANDRE  E HENRIQUE, Dr. Augusto, Joumar Câmara, Dr. Marcos Tarcino, que foi prefeito e vice prefeito em nossa cidade, a ex-vereadora Bebeta, Darlan Antas, Barrué e seus filhos, Emanuel Antas Filho, Ana Carla e Welbo Antas, Geraldo José Antas, Fátima Antas que gosto muito de ouvi-la, os formadores de opinião, ou seja, professores: Bosco Marcos, Marcos Calaça, Marcos de Ercília, Márcio, Ivanildo,  e, várias outras lideranças, principalmente o apoio dos mais pobre do nosso município pois iremos governar, se realmente tivermos candidatura,  para os pequenos, pois LULA fez isso e deu certo no Brasil, por que aqui não dará?
 Você é filiado ao PT, mesmo partido do Ex-prefeito Edcleiton , que deverá apoiar a reeleição de Elson, isso inviabiliza uma candidatura própria do PT, ou não será problema ?
Resp: No Partido dos Trabalhadores existem Resoluções que geralmente são cumpridas, caso isso aconteça, que acho difícil, porque Edclaiton Trindade se filiou ao PT para ajudar o PT crescer, bem como fazer o prefeito, vice prefeito e uma boa bancada de vereadores de Pedro Avelino.
 Você se define como um candidato de oposição ou de situação. Se a atual administração lhe propor a vaga de vice, por exemplo, você aceitaria?
Resp: Respondendo pelo final, NÃO, porque como já falei antes não tenho nenhuma vaidade em ser Vice-prefeito.
Hoje a nossa visão é que estamos na Base do governo da presidenta DILMA, portanto, acredito que situação, mas estamos apontando para o caminho certo e não devemos retroagir, porque a governadora Rosalba Ciarline que veio como a salvadora da pátria, ainda não disse a que veio, concorda Gean Carlos, o quê você acha do governo dela?
 Caso a sua candidatura se confirme, quais seriam os possíveis nomes para compor a sua chapa como  vice-prefeito ?
 Resp: Vamos trabalhar para que seja um nome que agregue votos e que seja da nossa base, e, que faça com que nos orgulhemos de ser da mais Bela Terra deste nosso Brasil amado, como dizia Padre Antônio Antas, pois existem excelentes nomes para esta composição.
 Há possibilidade do PT, se coligar  ao PDSC , que em Pedro Avelino ,tem o comando do jovem Doda ,
Resp: Muita chance sim, estamos conversando para que isto aconteça hoje em Pedro Avelino, DODA é uma liderança junto aos jovens do município, e, acredito sinceramente no potencial deste rapaz que vejo ter um grande futuro na política daqui.

Concluo dizendo que “PEDRO AVELINO TEM JEITO!!!”.



Postado por :Gean Carlos

IMPORTANTE PARA OS PROFESSORES

Professores atentem para isto: para uma jornada de 30h, serão 10h de atividade extraclasse e 20h em sala de aula. (fonte: SINTE/RN). Art. 2o ,         §4o da Lei 11.738/08 diz: Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

    
                                             A obra Social de Pe. Antas




      A primeira vez que a criança tinha contato com a religião era no  Catecismo.
Todos os  Domingos á tarde tínhamos aquele encontro com Deus. As classes eram divididas: 
menino de um lado e meninas de outro. 

      As catequistas eram: Dona Derinha; Dona Julita; Dona Raimundinha; Dona Nazaré; Dona Lourdes; Dona Salete e  muitas outras  jovens que auxiliavam,onde destacaremos: Maria do Céu, Cecília  e Tica Foi lá também que tomamos conhecimento do talento musical do Pe. Antas. Reunia todas as crianças no patamar da Igreja, ao término  da lição, ensaiava um hino mais ou menos assim: Frequentemos o Catecismo, mestre do bem, bom e civismo.

       Esse cântico em várias vozes variadas. Ele perguntava no final: Cristo vive? As crianças respondiam:vive.Cristo impera? Impera. Viva nosso Senhor Jesus Cristo. Tudo por um Brasil melhor. Essa era sua frase predileta.

       Logo que ele chegou para ser vigário paróquia de São Paulo, o município vivia seus primeiros momentos de emancipação.Criou um órgão de assistência social e religiosa denominado:''Centro Social Nossa Senhora das Graças'', que compreendia, Escola, Salão Paroquial e Casa Paroquial.

       Quando um adolescente cometia uma delinqüência, ele o trazia para o internato Estevão Machado, órgão da arquidiocese. Se um idoso ficava desamparado, o padre o visitava e o trazia para abrigo, Juvino Barreto, que também era da Igreja. Se fosse uma criança que a mãe morria ou pai, e ficasse desamparada era encaminhada para o Instituto Pe. João Maria, tambem da Igreja. Lembro-me das filas de famílias humildes para receberem uma cesta básica através do CARITAS. 

        Foi pioneiro na educação: imaginem hoje, sendo introduzidos no currículo do Ensino Fundamental, a musica, a cidadania, o folclore, a dramatização e o civismo. Quanto era avançado o ensino da escola do Padre! Criou uma cooperativa que o aluno não ficava sem o material escolar, e todos tinham acesso. Ao mesmo tempo igualava o grupo e ensinava a noção do nós, do coletivo.

         Qual a criança que não assistiu filmes no salão paróquial, sob os cuidados do quase gênio, Seu Caldas? Ao lado de Chico Coleta foram precursores do cinema em nossa terra.

         Não parou por aí: introduziu as escolas radiofônicas em todas as Fazendas e ao lado de Paulo Chico e José Palhares, fundou o Sindicato Rural que tanto tem servido ao homem do campo.

         Cada vez que vou pesquisando a obra social educativa, cultural, espiritual 
do Padre Antas fico cada vez mais convicto que ele foi um presente de Deus 
para o nosso povo.


                
                                                     Prof e Poeta João Bosco