quinta-feira, 15 de março de 2012

Homenagem ao dia da Poesia

Homenageando ao dia dedicado a poesia e por todos os municipios do sertão dos Angicos, postamos este belo poema do grande poeta José Laurentino "Esmola Para São José".


Tem certas coisas seu moço
Que de bom gosto eu não faço
É dá esmola a quem pede
Com santo embaixo do braço.

Pois eu acho que os santos
Não tem muita precisão
Afinal eu nunca vi
Um santo comer feijão.


Mas por arte de pecado


Ou por minha pouca fé
Todo dia lá em casa
Passa um velho andando a pé
Por sinal muito feliz
Chega em minha porta e diz
Esmola pra São José!

E o diabo da mulher
Que é muito da alcoviteira
Nunca vi uma mulher
Que não seja rezadeira
Adquire um tanto ou quanto
Corre vai dá ao santo
Pra o velho fazer a feira.

Muitas vezes logo cedinho
Se eu vou tomar o café
Quando dou fé o grito
Esmola pra São José!

Isto foi me enchendo o saco
Cada dia enchendo mais
Um dia cheguei em casa
Com a braguilha pra trás.

Sentei num sepo de pau
Tomei uma de rapé
E ouvi a voz lá na porta
Esmola pra São José!

E para dar a esmola
A mulher se remexeu
Mas eu lhe gritei não vá
Pois quem vai hoje sou eu.

Quando eu cheguei na porta
O velho teve um espanto
E eu disse vá trabalhar
Que eu não dou esmola a santo.

Troque o santo numa enxada
Deixe de ser preguiçoso
Pois santo não quer esmola
Deixe de ser presunçoso.

O velho me olhou e disse:
- Que São José te perdoe
E se Deus tiver ouvindo
Quero que ele te abençoe.

E que cubra tua casa
De paz, amor, união
Sossego, prosperidade
Conforto e compreensão.

E se um dia o senhor
Precisar deste velhinho
Ele não mora tão perto
E eu lhe ensino o caminho.

Fica no sítio Cauã
Onde já morou meu pai
A direita de quem vem
A esquerda de quem vai.

Se um dia o senhor passar
Por ali com precisão
De fome o senhor não morre
Também não dorme no chão.

Quando o velho disse aquilo
Eu senti naquele instante
Como se eu fosse uma formiga
Sob os pés de um elefante.

Tava com as pernas tremendo
Digo e não peço segredo
Que o velho deu-me uma pisa
Sem me tocar com o dedo.

Eu com tanta ignorância
Ele tanta mansidão
Fez eu pagar muito caro
A falta de educação.

Então naquele momento
Eu gritei por Salomé
Mandei trazer pra o velhinho
Uma xícara de café


E contando o meu dinheiro
Tinha somente um cruzeiro
Dei todinho pra São José

Poeta e Professor João Bosco.

CÃNCER TEM CURA COM BABOSA



     CÃNCER TEM CURA!ESCELENTE LIVRO DO FREI ROMANO ZAGO,EDITORA VOZES,O LIVRO TRATA DESSE ASSUNTO MUITO INTERESSANTE PARA MUITA GENTE,E CONTA  A ESPERIENCIA E  A PESQUISA DO AUTOR SOBRE ESSA TERRIVEL DOENÇA, E COLOCA UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL PARA AS PESSOAS QUE TEM O PROBLEMA,RELATANTO INÚMEROS CASOS DE CURA COM ESTA FANTASTICA PLANTA MEDICINAL CHAMADA BABOSA,DEUS NOS COLOCA ATRAVÉS DA NATUREZA SOLUÇOES QUE AS VESES NOS PARECE DISTANTE,PORTANTO VALE PESQUISAR,LER SE INFORMAR SOBRE 0 ASSUNTO CITADO.
RECEITA DE BABOSA CONTRA O CÃNCER
INGREDIENTES
A- MEIO QUILO DE MEL DE ABELHA-MEL PURO,NATURAL
B- 40 A 50 ML DE BEBIDA DESTILADA-CACHAÇA DE ALAMBIQUE OU UISQUE,CONHAQUE
C-FOLHAS DE BABOSA-ALOE ARBORENSES.DUAS OU TRES OU QUATRO OU MAIS,TANTAS QUE EM FILA INDIANA,SE APROXIMEM DE UM METRO DE COMPRIMENTO.SE,EVENTUALMENTE,SUPERASSEM TAL MEDIDA,NÃO  SE PREOCUPE,UMA VEZ QUE A BABOSA NÃO É PLANTA TÓXICA.NÃO ESQUECER QUE A BABOSA É O MAIS IMPORTANTE DOS ELEMENTOS,ENCONTRANDO-SE NELEO PRINCÍPIO ATIVO CONTRA O CÃNCER.NUNCA HÁ EXAGERO NO USO DA BABOSA!USE TANTO QUANTO QUIZER.
2-PROCEDIMENTO
REMOVER OS ESPINHOS DAS BORDAS DAS FOLHAS, BEM COMO A POEIRA QUE A NATUREZA AÍ PODE DEPOSITAR,UTILIZANDO-SE DE UM PANO LIMPO OU ESPONJA.PICAR AS FOLHAS,SEM REMOVER A CASCA,JOGANDO-A NO LIQUIDIFICADOR,JUNTO COM O MEL E O DESTILADO ESCOLHIDO.TRITURAR BEM. POIS O PREPARADO... ESTÁRA PRONTO PARA O CONSUMO.NÃO COZINHAR NEM FILTRAR.SE CONSERVADO EM GELADEIRA.ENVOLVER O FRASCO EM EMBRULHO ESCURO OU VIDRO DE COR AMBAR.FORA DA GELADEIRA NÃO AZEDA
3-POSOLOGIA-COMO TOMAR
TOMAR UMA COLHER, DAS DE SOPA,UNS 10 A 20 MINUTOS ANTES DO CAFÉ DA MANHÃ.ALMOÇO E JANTAR.AGITAR O FRASCO ANTES DE SERVI-SE DO SEU CONTEUD0.
        INICIADO O TRATAMENTO,INGERIR O CONTÉUDO DE TODO O FRASCO.SE O PROBLEMA SOR CÃNCER,TERMINADA A PRIMEIRA DOSE,SUBMETER-SE A EXAMES MÉDICOS.O RESULTADO DAS ANÁLISES DIRÁ A ATITUDE CABÍVEL.SE NÃO HOUVE CURA NEM MELHORAS,É PRECISO REPETIR A OPERAÇÃO, OBSERVANDO-SE CURTO INTERVALO DE TEMPO.TRES A SETE DIAS.REPETIR A DOSE DEVE-SE TE-LO TANTAS VESES QUANTAS FOREM NECESSÁRIAS PARA ELIMINAR O MAL.SOMENTE APÓS OS PRIMEIROS  TRES A QUATRO FRASCOS SEM O EXITO DESEJADO DEVE-SE RECORRER A UMA DOSE DUPLA,OU SEJA,DUAS COLHERES ANTES DAS TRES REFEIÇÕES,JÁ QUE  TEMOS TIDO CASOS DE PESSOAS QUE,MESMO EM FASE TERMINAL,COM UM FRASCO E UMA COLHER ANTES DE COMER,CONSEGUIRAM LIVRAR-SE DO MAL.MAS SE VOÇE QUISER DOBRAR A DOSE,NÃO PENSE QUE ERROU,PELO CONTRÁRIO.DEIXE O PREPARADO PRODUZIR SEUS EFEITOS.E VAI PRODUZI-LOS,PODE CRER.

Postado por  
 REPUBLICADO
MINHA ETERNA DIRETORA
Marcos Calaça, jornalista (UFRN)
 
            Na comemoração dos 50 anos da emancipação política de Pedro Avelino nada se tem falado do cordão umbilical de Raimunda Medeiros com o Grupo escolar Abel Furtado (isso mesmo) e a maternidade Governador Aluízio Alves.              
             O Abel Furtado, como esquecê-lo, nessa época em que se procura resgatar pouca coisa na poeira do tempo? essa escola pública, por onde passaram inúmeras gerações, como médicos, educadores, engenheiros, jornalista  e outros que se perderam no tempo e no espaço.
               Quando cheguei ao Abel  (me orgulho de ter passado por esse grupo), no final dos anos 60, ainda criança, encontrei pessoas inesquecíveis. Professores, funcionários,alunos. Todos me marcaram na fase de minha formação primária. Mas, quem me marcou profundamente pelos seus exemplos, pela sua presença respeitável, foi a diretora Raimunda Medeiros. Ela era temida pelos estudantes. Carinhosamente chamada de dona  Raimundinha. Quando saía da direção para advertir ou repreender algum aluno que fizesse algazarra, a correria da meninada era grande. Ela ganhou fama pela autoridade sem autoritarismo. Mas nós sabíamos da grandeza do seu coração de mulher ligada por poucos metros entre a educação( Abel ) e a saúde ( maternidade ). 
                 Ainda hoje, nas madrugadas de insônia, reflito muito sobre o passado escrevendo crônicas no mundo de criança que amadureceu. Dona Raimundinha é uma figura que esteve presente em toda a minha vida  educacional do antigo curso primário. Como respeitei, temi, tive medo e estimei, que na realidade era uma mulher cheia de amor, responsabilidade com visão de futuro para os seus queridos alunos. Ninguém seria capaz de ultrapassar  aquela balaustrada para invadir o nosso território, que encontraria pela frente a nossa diretora, para defender a integridade física dos nossos domínios através de um espaço geográfico delimitado.
                  Nas questões internas o aluno nunca tinha razão, em primeiro plano estava a professora. Era uma estratégia de manter o rígido controle da disciplina, numa época em que a educação familiar dominava o jovem ou a criança através de uma forte conduta moralizadora. 
                   Figura marcante, espírito forte, carismática, respeitada e respeitadora, inflexível nas suas ações para o melhor. Tivemos alguns momentos épicos , como o lado patriótico,independente do regime militar. Todos os dias a fila dos alunos era obrigatória no salão, depois é que se dirigiam para as suas respectivas salas de aula. Toda quinta-feira , antes do início das aulas, era obrigatório o Hino Nacional, da Bandeira, da Independência  e outros que não me recordo. Qualquer erro era fatal., exemplo: " Do que a terra mais garrida", alguns estudantes cantavam por erro ou por presepada " Do que a terra margarida". Nesse caso dona Raimundinha perdia o controle emocional com os que não cantavam  corretamente. Ela mandava repetir novamente. Caso algum aluno errasse, iria para a direção copiar várias páginas do livro "Terra Potiguar".
                    Outro momento lúdico era o desfile de 7 de setembro: organização, fardamento, respeito, alegoria, bateria , homenagens e coreografia. Tudo perfeito. A grande ilusão era dizer que vencemos o desfile sem nunca ter havido comissão julgadora ou classificação. No final do ano, ao receber o diploma de aprovação, entrávamos em um momento êxtase de alegria e felicidade.
                     Sim, tinha o lado do perigo. Era proibido correr em cima dos muros ( muros esses que eu tinha medo, pela altura ) e subir nas cisternas. A nossa querida diretora também se preocupava com as chuvas devido à sangria do barreiro de Geraldo Antas que, com a correnteza, tínhamos medo de atravessar um pequeno riacho. Esse mesmo local servia para a espera de uma briga: eu te pego lá no riacho. Outra preocupação para a diretora. 
                      É impressionante como as novas gerações desconhecem a história de grandes figuras pedro- avelinenses. Por um lado existe o total desinteresse dos jovens, por outro lado, falta apoio cultural por parte dos órgãos públicos para quem produz cultura. Bons tempos aqueles em que eu pisei o chão glorioso do Abel Furtado com dona Raimundinha no comando. Esse " grupo " está na história  da cidade, principalmente, com dona Raimunda Medeiros. Obrigado.


Escrito por MARCOS CALAÇA às 08h31
    Esta Noticia da Reunião para criar um Grupo de Escoteiro em nossa Cidade, através do programa,Escotismo na Escola, é alvissareira. Toda Família, se soubesse, gostaria de ver seus filhos Escoteiros.
    O Prof. Onofre Batista, em 1971, sonhou com a ideia , mas não teve apoio.
    Na minha opinião, o movimento de escoteiro e o grupo de jovens mais sadio do mundo. O Homem que foi Escoteiro sempre vai encontrar a trilha, alem de aprender a caminhar com seus próprios pés.
    Ainda me lembro do Grande Chefe Pe.Penha em Macau e seus ensinamentos a toda uma Geração. 



                                          Parabéns Blog. Digo e Provo!


    Prof. e Poeta João Bosco  

terça-feira, 13 de março de 2012

Ponto de Vista

Pouco importa que a pessoa tenha nascido no Sul ou no Norte, no Leste, no Centro Oeste, ou no Nordeste, no entanto o que precisa é ter competência e espirito público, para ser um grande Prefeito de Pedro Avelino.
Isso me faz lembrar as grandes navegações, pois os Vinkings conhecia os mares, porém colocava na mente dos outros povos que o mesmo era cheio de monstros ( mar tenebroso) para que ninguém quisesse se aventurar.  


                                    Prof° João Bosco