sexta-feira, 11 de maio de 2012

***Retrato de Mãe***

Dom Ramon Angel Yara, bispo de La Serena, Chile


"Uma simples mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus;"
"E pela constância de sua dedicação, tem muito de anjo;
Que, sendo moça, pensa como uma anciã e, sendo velha, age com as forças todas da juventude;"

"Quando ignorante, melhor que qualquer sábio desvenda os segredos da vida, e, quando sábia, assume a simplicidade das crianças;"
"Pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama, e, rica, empobrece-se para que seu coração não sangre ferido pelos ingratos;"
"Forte, entretanto estremece ao choro de uma criancinha, e, fraca, entretanto se alteia com a bravura dos leões;"

"Viva, não lhe sabemos dar valor porque á sua sombra todas as dores se apagam, e, morta, tudo o que somos e tudo o que temos daríamos para vê-la de novo, e dela receber um aperto de seus braços, uma palavra de seus lábios."

"Não exijam de mim que diga o nome dessa mulher, se não quiserem que ensope de lágrimas este álbum porque eu a vi passar no meu caminho."



Quando crescerem seus filhos leiam para eles esta página: eles lhe cobrirão de beijos a fronte; e dirão que um pobre viandante, em troca de suntuosa hospedagem recebida, aqui deixou para todos o retrato de sua própria mãe...

(Tradução de Guilherme de Almeida)

PRÉ CANDIDATO DO PT, LUIS OSWALDO, RESPONDE AO DIGO E PROVO


     
1.       COMO O SR ANALISA A CAMPANHA DE 2012 EM PEDRO AVELINO?
RESP: O Brasil mudou, há dez anos, com o companheiro Lula e a companheira Dilma. Mudou com o PT e seus aliados. Mas ninguém ignora que foi a forma do PT governar que mudou o Brasil. Aquele país que vivia a mesma estagnação que P.A. ainda vive, transformou-se numa potência sólida, tirando trinta e alguns milhões de pessoas das classes D e E para a classe C. Fome Zero, Bolsa família, Programa de Aceleração do Crescimento, Luz para todos, Minha casa - minha vida, PROUNI, Universidade Aberta do Brasil (UAB), Institutos Federais de Educação (IFERN), Crédito para todos, Estradas, Hospitais, Universidades, etc. AJUDEI A FAZER ISSO. Hoje, o povo vive diferente enquanto os antigos credores do Brasil rastejam na crise. Tenho orgulho de ter participado desta revolução, ajudando, na primeira linha, ao companheiro Lula e depois à Presidenta Dilma. O Nordeste cresceu mais que todas as outras regiões do País. Retomamos o orgulho de SER NORDESTINO. E Pedro Avelino?  Por que não muda? Por que o povo ainda se ilude com promessas de quem nunca fez e nem fará?  O povo que perdeu o orgulho e a altivez de ser de Pedro Avelino, troca voto por peixe, por feijão, por verdura. Enquanto isso, os grupos familiares se digladiam na busca do poder como se fosse um espetáculo de circo, onde cada palhaço faz a melhor piada. Agora querem que os alistados de última hora mal conheçam a cidade e decidam pelo povo, com o famoso voto de cabresto.
Não acredito que o povo de P.A. tenha perdido tudo. Sei que ainda resta muita dignidade, inteligência e principalmente vontade de mudar, mormente quando se olha para cidades vizinhas e se percebe que elas avançaram.
Nós entramos num processo não só de estagnação mas de retrocesso mesmo. E no melhor momento do Brasil e do Nordeste. Fomos perdendo tudo. Cadê nosso Country Club?  E a AUPA – nossa Associação Universitária de Pedro Avelino?  Aliás, por que e quem fechou a Faculdade?  Por que o Museu Capitão Antas continua fechado, com nossas memórias jogadas às baratas? Como anda nossa Biblioteca? Ainda existe o Clube de Mães?  A que reduziram nossas quadras esportivas?  E a sede do Flamengo?  E os dois campos de futebol?  Que se fez de nossa saúde: Posto de Saúde do Açude, Maternidade Aluísio Alves, Hospital José Varela, Consultório Odontológico do Sindicato de Agricultores? O que ainda funciona e como? Dia destes receitaram rifocina para uma criança com queimadura de terceiro grau e mandaram para casa. Por que? As pessoas são diferenciadas em merecer ou não a assistência pública?  Meu avô, com a força de tantos, criou uma Cooperativa que muito ajudou o desenvolvimento de Pedro Avelino, por várias décadas. Quem a fechou?  Duas usinas de beneficiamento de algodão foram fechadas sem que se buscasse alternativas. Bicudo não é resposta. A Paraiba planta algodão e escolhe a cor: branco, marrom, vermelho, ou verde. O grande monumento ao descaso é a Estação Ferroviária, lindo prédio que desaba aos poucos. Onde estão os Hotéis? As olarias? Precisamos ir a Lajes ou a Afonso Bezerra – quem diria! – para abastecermos nossos carros. Vergonhoso! Não temos mais Posto de Combustível. E, sinceramente, que se dizer de uma cidade que não tem sequer matadouro? Que tipo de carne envenena o povo de P.A.?
Ora, essa juventude que tudo perdeu, os homens e mulheres que perderam até a esperança de dias melhores, perderam saúde, educação, trabalho, lazer, cultura, todos, enfim,  perceberão que há propostas que aparecem com nomes e famílias diferentes, pleiteando o cargo de prefeito, mas são exatamente as mesmas propostas, pois são os mesmos que há meio século se revezam no poder em P.A.
 O NOVO e o DIFERENTE é a candidatura do PT que, onde governa, faz bem! As eleições de 2012 serão a disputa entre querer continuar como estão (as candidaturas que estão aí) e QUERER MUDAR (a candidatura do PT). Cada eleitor terá a possibilidade de TIRAR UM ATESTADO DE INTELIGÊNCIA.
 2.       O PT SEMPRE ENSAIOU UMA CANDIDATURA PRÓPRIA EM PEDRO AVELINO. MAS RARAMENTE ISSO ACONTECE. E AS PESSOAS AINDA VÊM SUA POSIÇÃO COM DESCONFIANÇA. O QUE O SR TEM A DIZER? A CANDIDATURA DO PT É PRA VALER?
RESP: Quem ensaia muito é porque quer fazer uma grande e bela apresentação. Agora é pra valer. O PT tem pré-candidato. E eu quero trazer para esta candidatura e para a prefeitura toda a experiência que acumulei na minha vida e o relacionamento que tenho no governo Federal.
3.       O EX-PREFEITO EDICLEITON É DO PT. MAS NÃO DEVE ACOMPANHAR A POSIÇÃO DA LEGENDA. QUAL SUA OPINIÃO SOBRE ISSO?
RESP: Edicleiton veio recentemente para o PT e, evidentemente, ainda não assimilou a filosofia do Partido. Aos poucos, ele vai perceber que o PT é um partido bastante diferente dos demais. Como diz a Bíblia, a gente “acredita contra toda a esperança”. Foi assim que elegemos o melhor presidente da história deste país, apesar da descrença de tantos, estimulados pela imprensa. Sei que o coração dele está na nossa candidatura, mas ele foi muito sincero em confessar seus receios de divisão. Quando o povo começar a perceber que a única divisão é o VELHO carcomido e gasto estilo de governar contra um estilo NOVO e DIFERENTE de fazer, ele fará a opção do povo.  Tenho certeza. E nós esperamos sua liderança. Viemos para somar, não para dividir, a não ser nos princípios.
4.       O PT, POR ACASO, VAI BUSCAR ALIANÇAS?  COM QUEM?
RESP: Claro que vai. Não somos um partido fechado. Respeitamos o arco de alianças definido no Encontro Nacional do Partido. Dentro deste arco, todos serão bem-vindos. É questão de optar entre o VELHO ESTILO que nada fez e um ESTILO NOVO E DIFERENTE de governar e fazer.
5.       JÁ É POSSÍVEL FALAR EM NOMES PARA SEU COMPANHEIRO DE CHAPA?
RESP: Eu mesmo sou apenas um pré-candidato. Candidato serei apenas após a homologação da convenção. Não temos pressa em escolher um vice. Faremos isso com cuidado, esmero e calma.
6.       EXISTE POSSIBILIDADE DE UMA CHAPA PURO SANGUE DO PT?
RESP: Existe, sim. Somos um partido que se notabilizou pela coragem. E foi com coragem que crescemos, desde as lutas contra a ditadura militar até a ditadura econômica do neo-liberalismo. Mas não é isso que queremos. Queremos somar. E pode ter certeza de que este é um caminho já bem encaminhado. Estamos conversando. Pedro Avelino precisa de união!
 7.       O PARTIDO TERÁ CANDIDATOS A VEREADOR?
RESP: Sim. E vamos eleger tanto do PT quanto da coligação que formarmos porque o povo que é inteligente vai optar pelo NOVO e o DIFERENTE.

8.       DE TUDO QUE O SR JÁ VIU NA CIDADE, QUAL A ANÁLISE DA GESTÃO ATUAL?
RESP: Um prefeito de interior, em geral, tem dois caminhos para transformar sua cidade: ou tem muito bom relacionamento nos ministérios e no governo federal ou elege um deputado que o tenha e queira trabalhar. Não adianta votar em deputado que aparece em véspera de eleição, com muito dinheiro e promessas.  Esses, uma vez eleitos, acham que já pagaram a eleição. Conheci um no Ceará que era assim e quando, depois de dois anos de eleito, foi procurado pelos vereadores da cidade, deu-lhes um chá de cadeira e depois mandou a secretária dizer-lhes  que não devia satisfação alguma ao município deles, pois os votos que alí tivera, ele os comprara todos. Sem esses apoios, o prefeito pode fazer muito pouco. Pagar em dia o funcionalismo foi um ponto positivo do Elson. Outro problema com que todo prefeito se depara é com a escolha do que fazer. Será que algumas coisas são as mais importantes para o povo?
9.       O QUE O POVO PODE ESPERAR DE LUIZ OSWALDO, CASO VENÇA AS ELEIÇÕES?
RESP:  O Povo pode  ter certeza de que haverá MUDANÇAS. Mudanças profundas. E mudanças profundas não significa perseguir as pessoas, tomar empregos e outras mazelas dos governos interioranos. Até porque queremos é aumentar empregos, não necessariamente o sub-emprego de Prefeitura, mas empregos dignos. Mudança profunda significa uma transformação total na forma de governar, pondo a Prefeitura ao serviço do povo como um todo e não apenas de alguns grupinhos. Este NOVO e DIFERENTE estilo de governar se traduz por “CUIDAR DO MUNICÍPIO” como se cuida da família da gente. E alguns princípios são básicos:
a) TRANSPARÊNCIA - O orçamento do mês, com o dinheiro que entrou e para onde foi destinado, será pintado em um muro no centro da cidade para que toda a população saiba como se gasta na prefeitura.
            b) PARTICIPAÇÃO POPULAR – O orçamento da cidade será feito com a participação do povo que discutirá a destinação dos recursos, escolhendo as prioridades e fiscalizando o uso de recursos.
            c) UNIVERSALIZAÇÃO E EXCELÊNCIA DOS SERVIÇOS – Todos os serviços do município serão para TODOS, sem distinção, e melhorando sempre de QUALIDADE. Aí estão incluídos os serviços maiores de Educação e Saúde, coleta de lixo, estradas, geração de empregos, cultura, esporte, habitação, urbanismo, comunicação, tecnologia, produção e trabalho e demais.
As mulheres e os jovens serão alvos de cuidados especiais, assim como quilombolas e assentados da Reforma Agrária. É todo um potencial de riqueza que vem sendo desprezado pela mesmice
Treinamento profissional e crédito para gerar trabalho e emprego serão políticas prioritárias.
Quando não estiver viajando em busca de recursos e para resolver problemas do município, estarei em Pedro Avelino. NÃO VOU ME ESCONDER DA POPULAÇÃO. Vou cuidar do povo.
 10.   SUA PRÉ CANDIDATURA CONTA COM O APOIO DA EXECUTIVA ESTADUAL E DA LEGENDA?
RESP: Claro. Se não o fosse, não seria pré-candidato. Tenho também o apoio de pessoas de destaque do PT e de outros partidos a nível nacional. E, em especial o apoio já declarado de público pela Deputada Fátima Bezerra, a nossa deputada federal mais votada do Estado.
 11.   ALGUMAS PESSOAS DIZEM QUE NÃO O CONHECEM. APRESENTE-SE.
RESP: Isso é bom. Os demais, eles já conhecem. Sabem o que fizeram e o que deixaram de fazer.
Sou uma pessoa simples – nada me afasta de ninguém. Estou sempre pronto à conversa e ao diálogo, acho que no diálogo se constrói. Por mais que combata o pecado, estarei sempre junto ao pecador. Converso com o Lula como converso com as pessoas do Povo. Quando conversava com Chico Tunico, Mané Chicó  ou ainda converso com Zé Preto, o fiz com a mesma simplicidade com que conversei com Jacques Chirac ( presidente da França), Tony Blair (primeiro ministro da Inglaterra) e Kofy Annan (secretário da ONU). Isso é uma coisa que o PT nos ensina. Quero levar isso para a administração de P.A. Fiz uma musiquinha que diz assim: “O mundo precisa de paz e a Paz é a gente que faz.”
NÃO COMPRO VOTO. Tenho que ser o NOVO e DIFERENTE desde as eleições. Em mim vai votar quem quiser! “Pagarei” os votos que tiver com realizações pelo bem de todos, indistintamente.
Tive oportunidade de ocupar cargos administrativos a nível de municípios e da Federação (fui vice-presidente nacional do Banco do Brasil e diretor do Ministério de Pesca e Aquicultura). Representei o Banco no Japão (Universidade da ONU) e na França (Maison des Sciences de l’homme).Tanto em Paris como em Genebra, na Suiça  participei do Global Compact da ONU. No México fui conferencista de congresso internacional exatamente sobre a metodologia que criei para desenvolvimento de pequenas comunidades, e, assim, em muitas outras oportunidades, em outros países. Tive orçamentos gigantescos nas minhas mãos. E tive a honra de voltar com as MÃOS LIMPAS, e o carinho e o respeito dos funcionários do BB e do MPA.
Aprendi muito nestes cargos e como Secretário, no Ceará, em Quixadá e Icapuí, (este um município como Pedro Avelino que nós transformamos e se tornou modelo de administração pública reconhecida pela Unesco e Unicef!) e como assessor de governo em Curaçá, na Bahia. Quero por à disposição de Pedro Avelino toda esta experiência acumulada bem como os relacionamentos nacionais e internacionais que cultivei durante este tempo.
Fiz uma opção de vida: estarei SEMPRE ao lado dos mais fracos, dos oprimidos, dos esfarrapados do mundo, não importam as dificuldades.
Nasci em Natal, mas Pedro Avelino, desde a mais tenra idade, foi a capital da minha felicidade pelo que decidi que quando a vida se for, quero ser enterrado ao pé da porteira do curral da fazenda Arábia Feliz, mais precisamente no Azeredo.
Resta-me um sonho: MUDAR PEDRO AVELINO. Dar vida digna a seus habitantes, principalmente aos mais pobres e marginalizados. Quero ver P.A. livre da fome, da falta de trabalho e da miséria.
 12.   QUE RECADO O SR DEIXA PARA O POVO DE PEDRO AVELINO?
RESP: Deixo como mensagem trechos de uma canção de Roberto Carlos:
“Eu quero apenas um vento forte,
Levar meu barco no rumo norte,
E, no caminho, o que eu pescar
Quero dividir quando lá chegar.
 Eu quero crer na paz do futuro,
Eu quero ter um quintal sem muro;
Quero meu filho pisando firme,
Cantando alto, sorrindo livre.
 Eu quero AMOR decidindo a VIDA,
Sentir a força da mão amiga.
O meu irmão com sorriso aberto;
Se ele chorar, quero estar por perto.
 QUERO LEVAR O MEU CANTO AMIGO
A QUALQUER AMIGO QUE PRECISAR.
 Enfim, quero ser para P.A., o NOVO e o DIFERENTE.
Conto com todas as pessoas de boa vontade de Pedro Avelino.
OS. Grato, amigo Gean, por esta oportunidade.
Luiz Oswaldo Sant’Iago Moreira de Souza.