sábado, 12 de novembro de 2011

Espaço Das Grandes Figuras

                   

  O Perfil de um Grande Homem- 
Dr. Geraldo Bezerra de Souza

 
  Primeiro prefeito constituído em nosso município. Ganhou para José Santiago e Albertina Vieira ao lado de Raimundo Cavalcanti na legendaria campanha de 1952.

  Muito criança ainda, mas me lembro do carro com dois auto-falantes com uma musica chamando o povo para a vitória. Era um hino!

  "Geraldo Bezerra, vai ser eleito. Parece que ja vejo homem e mulher votando, Todos o elegendo para ser prefeito".
   Iniciou uma administração modelo em 17 meses. Pioneiro na habitação popular, construiu uma vila e presenteou-a aos conterrâneos de baixo poder aquisitivo. Fez a primeira reforma agraria sem foices nem litígios nas terras do açude publico. Construiu as escolas isoladas e prestigiou conterrãneos dando o nome como patrono. Vendo o crescimento próspero da feira da fazenda Córregos, costruiu um mercado modelo. Abriu as estradas para as saídas do municipio. Equipou a prefeitura com um caminhão e um jipe, instituiu a coleta de lixo, manteve o pagamento do funcionalismo em dia e ainda cuidava da assistencia médica e social.

  Recebeu um convite para  fazer uma especialização nos EUA na sua área, pois era engenheiro agronomo. Renunciou o cargo de prefeito e passou o poder  para o competente, Raimundo Cavalcanti.

   Quando voltou aproximadamente em 1957, ao lado do oitão da igreja, trouxe um projetor de Slide, onde nos mostrou as belezas do Texas e as cidades por onde andou. Mostrou a experiencia da bomba atômica, o grande Canon do Rio Colorado, como se planta no semi-arido e ainda nos mostrou pontes modernas, chuvas artificiais, como pulverizar com aviões e grande predios das principais cidades.

    Para se ter uma ideia do carater deste conterrãneo, não quis continuar tirando licenças ao longo do curso, pois achava que o município era pobre para dois salarios do prefeito. Por isso renunciou.

    Na sua trajetória profissional foi delegado estadual do ministerio da agricultura e do conselho nacional. Foi ainda secretario da agricultura nos governos: Dinarte  Mariz e Cortês Pereira. Abriu a porta profisisonal para muitos conterrâneos, contando com a participação da sua esposa Dona Irma e do seu cunhado Dr. Fernando Cabral.

       Esse passou ficando!

                                                    Prof. e Poeta João Bosco 

A BODEGA DE SEU JAIME


  Bem do lado sudoeste do Mercado Público Municipal ficava a tão cantada e decantada bodega. Lembro-me bem da fisionomia do seu proprietário. Era um homem calmo, compreensivo e que sabia conduzir aquela taberna tão do povo.
   A mercearia tinha pouca iluminação, um cheiro forte de fumo e muito frequentada tantas vezes por dia. Lá poderíamos encontrar pavios, lamparinas, urupemas, esteiras, vassouras, querosene e cereais.
   Entretanto o que fazia a diferença era a variedade de cachaça que o mesmo comercializava. Façamos uma viagem no tempo para lembrarmos dos nomes de algumas delas: Dois tombos, Canta Galo, Chora na Rampa, Língua de Sogra, Olho D'água, Guaru, Pitu, Primeira Cabeçada, essa última preparada por Chico do Enchimento e Chico Paulo, que quando colocava a danada no copo, fazia logo um rosário. Ainda tinha Vinho de Jurubeba, Cinzano, Quinado, São João da Barra e Zinebra (Ginebra de Gato).
   Se a bodega era famosa, famosos também eram seus fregueses. Dentre muitos, lembraremos os mais assíduos: Diomedes, Tio Eugênio, Tio João Costa, Chico Xerém, João Costa, a Velha Bola, Nelson e Maria Chica, Manoel Toucinho, Joaquim Rato e Eliza, João Quixá (pai), Capão e seus meninos, Cirilo, Fernando e Júlio, a Velha do Preso, João Rajado, os Miguéis, Fiel, Chico Gasolina, Seu Vicente, Segundo, José Veríssimo, Chico Português, Gregório, Manoel e Pedro Marcelino, João Rosa, José Targino, Cleto, Israel, Chico Duvidoso, Francisquinho, Chico Dantas, Joaquim Braz, Pedro Guarda, Relâmpago, Manoel Mulato, José Tenente, Chico Macaco, O Mudo, José Padre, Pernambuco, Floro, Guachelo, Chico Raposa e muitos outros que me falha a memória.
O mais interessante era a maneira de pedir uma de cana:
-Seu Jaime, bote uma da que matou o guarda!
-Bota uma da que matou tio João Costa!
-Seu Jaime, bote uma de come figo!
-Bote uma de quando não mata aleja!

O nosso grande poeta e saudoso amigo, Hermógenes Tenente, fez umas glosa com a famosa bodega:
'A cachaça de seu Jaime
É ruim de dar pipoco,
Matou a Velha Bola
Deixou Segundo louco,
Floro bem intoxicado
Chico Português bem rouco.

A cachaça era pagã,
Seu Jaime batizou.
Fiel foi o padrinho,
Segundo apresentou.
Chico português anda
Bem prejudicado,
Foi a gripe que apanhou
No dia do batizado.' 

   E assim durante muitas décadas aquele pequeno mundo foi o ponto de convergências de muitos amigos, que passavam momentos felizes e angustiosos, mas sem nunca ter deixado de ser um ambiente ordeiro e de muita paz.

                                                  Prof. e Poeta João Bosco

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

NOTA- FALECIMENTO

                     

    Lamentamos o falecimento do guerreiro, João Camara Filho, Vereador por duas legislaturas, sendo uma delas logo depois da emancipação em 1953.  Na outra, assumiu a presidencia da Câmara em 1969.

    Candidato a vice-prefeito na legendaria campanha de 1972, ao lado do candidato a prefeito José Dirceu Soares.

    João Câmara escreveu o seu nome como um parlamentar completo. Tanto conhecia profundamente as leis como também era um orador vibrante, e ainda um f uncionario de carreira da Secretaria de Estado da Tributação.

    Foi um ilustre continuador do trabalho político do grande lider José Carneiro Filho.

    À familia enlutada, nossas condolências.

Sem causar efeitos, asteroide passa “raspando” pela Terra

       
   O asteróide denomidado 2005 YU55 passou “raspando” na Terra por volta das 21h30 (horário de Brasília) desta terça-feira (8). A rocha espacial, com 400 m de diâmetro, equivalente ao comprimento de um porta-aviões, passou a uma distância de 325 mil km da Terra, menos que o caminho que nos separa da Lua, que fica a cerca de 384 mil km. A Nasa (Agência Espacial Americana) garante que a influência gravitacional dele não causou nenhum efeito perceptível sobre nosso planeta, de nenhuma maneira. 

   Os cientistas da Nasa estavam acompanhando seus movimentos pelo espaço desde a última semana e sabiam que o objeto não oferecia riscos ao planeta. Os cientistas já advertiram que a influência gravitacional do asteroide não terá nenhum efeito detectável na Terra, como marés ou movimentos nas placas tectônicas. Embora esse asteroide costume realizar uma trajetória que o faz se aproximar periodicamente da Terra, bem como de Vênus e Marte, o encontro deste ano será o mais próximo dos últimos 200 anos. Durante o monitoramento, os cientistas utilizaram as antenas de Goldstone e Arecibo para rebater ondas de rádio no asteroide. 

   Os ecos das ondas servirão para conhecer detalhes da superfície, forma, dimensões e outras propriedades do corpo celeste. As observações que o radar de Arecibo fez do asteroide em 2010 mostram que sua forma é quase esférica e viaja lentamente, com um período de rotação de aproximadamente 18 horas. Os astrônomos indicam que a última vez que uma rocha espacial desse tamanho se aproximou tanto da Terra foi em 1976 e que a próxima aproximação conhecida de um asteroide com tais dimensões será no ano 2028. 

   A Nasa detecta e rastreia habitualmente os asteroides e cometas que passam perto da Terra usando telescópios terrestres e espaciais com seu programa Observação de Objetos Próximos à Terra, apelidado de Spaceguard, para detectar se algum pode ser potencialmente perigoso ao planeta.

                                                            Prof. e Poeta João Bosco 

Viajando no Tempo- Poesia do RN

A SETA E O ALVO

Flui ágil do tenso arco
a seta e atinge o alvo
- não pelo seu movimento;
pela imobilidade do alvo.
A seta está parada em cada
estágio do seu percurso, no
entanto desloca-se no ar e de
sua consistência se alimenta.
Movimenta-se na faina de
alvejar o alvo, graças ao
não estar no mesmo lugar
e simultaneamente estar
o alvo imóvel, estático
como a alvura da luz da lua.


CELSO Dantas DA SILVEIRA - Nasceu em Assu-RN, em Outubro de 1929. Jornalista de grande prestígio, Celso desenvolveu diversa????¬?s atividades no Teatro, tendo sido premiado, em 1956, como melhor ator, num Festival em Recife. Publicou "26 POEMAS DO MENINO GRANDE" (1952), "IMAGEM VIRTUAL" (1961), em parceria com a poetisa Myriam Coeli, e "GLOSA GLOSARUM" - Fesceninos, em 1979/1981/1983.

Prof. e Poeta João Bosco 

Viajando no Tempo- Poesia do RN

REQUIEM PARA UMA AMA

De sua bôca de risos claros, cantigas sacudiram
as transparentes imagens de um mundo simples e terno.
Suas palavras que artesãos construíram de puros metais
me descerraram a vida e levaram coros para a minha
[imaginação.
Os seus braços tinham a firmeza de barco e doçura de
[vôos
para seduzirem a minha infância.
A pureza de seu coração
desabrochou ternuras para os meus dias.
A sua lembrança me comove
nesta hora sombria de meu Canto.


MYRIAM COELI (1926-1982). Nasceu em Manaus-AM, mas foi criada em São José de Mipibú-RN. Professora com vasto curriculum profissional, Myriam desenvolveu também uma intensa atividade jornalística, sendo a primeira mulher potiguar, a freqüentar profissionalmente, uma redação de Jornal. Publicou os livros "IMAGEM VIRTUAL" (1962), "VIVÊNCIA SOBRE VIVÊNCIA" (1980), "CANTIGAS DE AMIGO" (1981) e "INVENTÁRIO", pela Editora Achiamé.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

DNOCS e Ministério da Pesc.


Produção de alevinos no Piauí também poderá ser ampliada


Determinado em apoiar os projetos desenvolvidos na área da piscicultura, o DNOCS Cest-PI, representado pelo coordenador, José Carvalho Rufino, esteve em reunião com a diretoria do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), no ultima quinta-feira (16).

Estiveram presentes o diretor do MPA, Luiz Osvaldo Sant'Iago, o Secretário Substituto do DEAU Estevão Campelo de Melo Moura, e o Coordenador Geral da Aquicultura Marinha em Estabelecimentos Rurais, João Crescêncio.

Durante a reunião foi discutida a ampliação da Estação de Piscicultura Ademar Braga, no Açude Caldeirão em Piripiri. Assim, com o investimento na estação, a produção de alevinos no Piauí poderá ser ampliada.

Também esteve em pauta a implantação do Projeto Piloto de reprodução em cativeiro de espécies de peixes nativas da região, em especial o surubim. “O projeto tem como objetivo evitar a extinção de espécies importantes, como o surubim. Com a reprodução em cativeiro, faremos o repovoamento dos nossos rios e lagos”, destaca o coordenador José Carvalho.

Além de essencial para a questão ambiental, garantindo a perpetuação de espécies ameaçadas de extinção, o projeto também beneficiará empreendimentos empresariais interessados na comercialização de peixes.

Para que o DNOCS apresente o trabalho já existente na área de produção de espécies nativas e a implantação dessas duas ações sejam discutidas, a coordenadoria do Piauí irá se reunir com o Diretor Geral do DNOCS, Elias Fernandes; o Coordenador de Aquicultura e Pesca, Pedro Eymar e o Diretor de Produção, Francisco Rennys Frota.

Para que os pais não se esqueçam

DEZ DIREITOS DOS PAIS


1. Não se omitir quando o filho agir de forma que possa prejudicar outras pessoas, animais e/ou o meio ambiente. Agir com segurança, porém sem agressões físicas, sem medo de causar “traumas e frustrações”.
2. Procurar fundamentar e definir, de preferência sempre através de um diálogo franco e direto, normas e regras de conduta que regerão o dia a dia da família. Se, no entanto, o diálogo não funcionar, cabe aos pais a palavra final sobre qualquer tema, até que os filhos se tornem independentes do ponto de vista físico, emocional e financeiro.
3. Se necessário, pais podem proibir comportamentos, atitudes e até alguns tipos de roupas que coloquem em risco a segurança e dignidade dos filhos. Podem também cortar algumas regalias, como a mesada, por exemplo, se perceberem uso indevido das mesmas.
4. Pais têm o direito de questionar, acompanhar e até mesmo vigiar ou buscar provas concretas no espaço privado dos filhos, caso percebam sinais que indiquem possibilidade de envolvimento dos filhos com drogas ou outras práticas ilegais.
5. Os pais não devem se intimidar com a prática bastante comum de os jovens transformarem seus quartos em fortalezas indevassáveis. Sempre que tiverem em bom motivo - e ainda que não sejam bem-vindos –, têm o direito de entrar para verificar o que está ocorrendo.
6. Liberdade para fazer o que se quer da vida tem limite. Os pais devem exigir que os filhos estudem para garantir um mínimo de rendimento, como contrapartida ao direito de receber educação e profissionalização; podem, por isso mesmo, fazer sanções se perceberem que os filhos não estão cumprindo seus deveres.
7. Os pais podem frear o apetite consumista dos filhos, através de conversas e/ou atos. Uma coisa é comprar um tênis ou uma jaqueta por necessidade; outra bem diferente é aceitar exigências quanto a marcas e grifes por capricho ou influências da sociedade de consumo.
8. Ter conversas sérias sobre sexo é uma necessidade essencial nos dias atuais. Se o adolescente se negar a ouvir alegando “já ter conhecimento de tudo”, os pais podem exigir ainda assim, que sejam ouvidos sobre DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), gravidez precoce, bem como sobre as regras que regem a casa. Os pais não têm obrigação de aceitar que os filhos mantenham relações sexuais em casa por imposição dos filhos, apenas devido ao fato de outras famílias o permitem. Cada família tem o direito de viver de acordo com sua visão de mundo.
9. Ter resultados positivos na escola, não é um prêmio para os pais - o adolescente está apenas cumprindo seu dever. Pais não são obrigados, portanto, a proporcionar luxos - como viagens ao exterior quando o filho passa de ano ou carro zero como prêmio por entrar na faculdade. A não ser que o desejem fazer por iniciativa própria.
10. Pais têm direito a um mínimo de vida pessoal. Pelo menos de vez em quando, não devem se privar de um jantar a dois ou de uma viagem curta sem a presença dos filhos, se têm com quem os deixar em segurança e protegidos. E também não precisam se sujeitar à tirania da agenda inflada dos adolescentes nos finais de semana. Saber fazer opções sem que isso resulte numa frustração absurda é uma aprendizagem fundamental para a vida. 


OBS: O papel dos pais na formação dos filhos é tal qual a função do tecnico de fultebol. Ele passa a semana ensinando aos atletas, mas, na hora do jogo ele não pode nem entrar no campo.

Poeta e Profº João Bosco

Conhecendo os Bairros de Natal


 Praia do Meio
   


          Antigamente o local era conhecido como Ponta do Morcego, nome que constava de documentos oficiais. Relatório datado de 02 de Abril de 1868, feito pelo engenheiro da Província Antonio Dias dos Santos, faz referencias a rochas existentes no Local: “acha-se  na costa deste litoral no lugar denominado Morcego uma grande jazida de rocha indígena que encerra muito ferro, da qual tirei uma boa porção”.

          Sabe-se que foi topógrafo Manoel Joaquim de Oliveira quem construiu a primeira casa na Avenida Beira-Mar, atual Presidente Café Filho. Na inauguração da referida residência, foi sugerido o nome do atual Bairro, pois a casa ficava entre a Pinta do Morcego e a Praia do Fort. Cascudo perdendo a antiga denominação de Ponta dos Morcegos.

          O avanço a população vinda das Rocas transpôs as areias dos morros, atingindo a antiga Ponta do Morcego e se espraiando até Petrópolis.  

         Uma das importantes obras do local, na administração do Prefeito Sylvio Piza Pedroza, foi a construção da Avenida Circular, em 19 de junho de 1946, partindo da Praia do Meio.

          Foi oficializado bairro pela Lei n.º 4328, de 05 de abril de 1993, publicada no Diário Oficial, em 07 de setembro de 1994.

Poeta e Professor João Bosco.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Brincar o caminho que leva à Felicidade


          

 
          As crianças são as que melhor sabem brincar o jogo do faz-de-contas com a imaginação, já os grandes vão perdendo progressivamente essa capacidade. Acho até, que é por efeito de uma doença que, creio eu, eles pegam na escola. As escolas e seus programas não sabem o que fazem com a imaginação, por que não há formas de fazer testes de múltipla escolha. As pessoas olham para as coisas e vêem somente as coisas, enquanto as crianças vêem outras coisas.

          Mas a imaginação só, não faz a arte. O artista usa o cinzel, pincel, tinta. A criança para fazer seus brinquedos usa o canivete, o afiador, o martelo, o serrote, o alicate, as agulhas, os barbantes, a régua, as cordas, o fogo, um arame em brasa para furar a madeira, e ainda maisena que faz o grude. É bem verdade que as vezes nos cortamos, martelamos o dedo, nos furamos com a agulhas, nos cortamos com o serrote, mais não há jeito de aprender a usar a ferramenta sem sofrermos machucões. No entanto aprendemos a cuidar dos nossos ferimentos sem precisar chorar.

          Fazer um brinquedo é um trabalho que se faz com prazer, sem precisar que ninguém mande. Tudo que se faz com prazer é brinquedo. Quando nós estamos com preguiça de trabalhar ou estudar é porque aquilo que esta sendo feito não é um brinquedo. É trabalho forçado, é estudar buscando uma nota. Não é coisa que dê prazer.

          Aqueles que brincam não ficam velhos, ainda que os cabelos fiquem brancos, mas sempre existirá uma alma infantil latente.

João Bosco da Silva
Poeta e Professor.

A Bomba D'Água

Contam que um certo homem estava perdido no deserto, prestes a morrer de sede. Foi quando ele chegou a uma casinha velha – uma cabana desmoronando -sem janelas, sem teto, batida pelo tempo. O homem perambulou por ali e encontrou uma pequena sombra onde se acomodou, fugindo do calor do sol desértico. Olhando ao redor, viu uma bomba a alguns metros de distância, bem velha e enferrujada. Ele se arrastou até ali, agarrou a manivela, e começou a bombear sem parar. Nada aconteceu. Desapontado, caiu prostrado para trás e notou que ao lado da bomba havia uma garrafa. Olhou-a, limpou-a, removendo a sujeira e o pó, e leu o seguinte recado: "Você precisa primeiro preparar a bomba com toda a água desta garrafa, meu amigo. PS.: Faça o favor de encher a garrafa outra vez antes de partir." O homem arrancou a rolha da garrafa e, de fato, lá estava a água. A garrafa estava quase cheia de água! De repente, ele se viu em um dilema: Se bebesse aquela água poderia sobreviver, mas se despejasse toda a água na velha bomba enferrujada, talvez obtivesse água fresca, bem fria, lá no fundo do poço, toda a água que quisesse e poderia deixar a garrafa cheia para a próxima pessoa... mas talvez isso não desse certo. Que deveria fazer? Despejar a água na velha bomba e esperar a água fresca e fria ou beber a água velha e salvar sua vida? Deveria perder toda a água que tinha na esperança daquelas instruções pouco confiáveis, escritas não se sabia quando? Com relutância, o homem despejou toda a água na bomba. Em seguida, agarrou a manivela e começou a bombear... e a bomba começou a chiar. E nada aconteceu! E a bomba foi rangendo e chiando. Então surgiu um fiozinho de água; depois um pequeno fluxo, e finalmente a água jorrou com abundância! A bomba velha e enferrujada fez jorrar muita, mas muita água fresca e cristalina. Ele encheu a garrafa e bebeu dela até se fartar. Encheu-a outra vez para o próximo que por ali poderia passar, arrolhou-a e acrescentou uma pequena nota ao bilhete preso nela: "Creia-me, funciona! Você precisa dar toda a água antes de poder obtê-la de volta!"

Energia solar é a bola da vez


Sindicato Rural de Lajes
Imagem Interna
A Eletrobras vai construir uma usina solar experimental no Nordeste. O local ainda será definido, mas sabe-se que o investimento deverá se situar na casa dos R$ 10 milhões, para uma capacidade instalada de 1 megawatt (MW). Em Florianópolis (SC), está em implantação a primeira usina fotovoltaica de grande porte integrada a um prédio público e conectada à rede do Brasil, no telhado do edifício-sede da Eletrosul, empresa pertencente ao grupo Eletrobras.
"No Nordeste pretendemos utilizar uma tecnologia com concentradores solares que vão aquecer a água e produzir vapor. A energia elétrica será gerada a partir desse vapor", disse ontem o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, ao participar do evento Palestra com Notáveis/Diálogos Capitais, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing Brasil (ADVB-PE) em parceria com a revista Carta Capital.
José da Costa afirmou que hoje o custo da energia solar ainda não é considerado econômico, mas esse cenário deve mudar em poucos anos. No caso da usina de Santa Catarina, o investimento estimado é de R$ 10,8 milhões, com financiamento de 2 milhões de euros pelo banco alemão KFW. A capacidade instalada, também de 1 MW-pico, pode gerar por ano 1.144 MWh, consumo equivalente a 570 residências. Estima-se que, por ano, deixarão de ser lançadas na atmosfera 188 toneladas de dióxido de carbono (CO2).
O presidente da Eletrobras acredita que o futuro do Nordeste está nas energias alternativas. Segundo ele, a companhia também realiza um segundo mapeamento das jazidas de vento em todo o país, agora a 100 metros de altitude. No primeiro, foi identificado um potencial de 143 mil MW, e neste segundo a expectativa é identificar entre 300 MW e 350 MW. A previsão é a de que a participação da energia eólica na matriz elétrica brasileira passe de mil a seis mil MW.
"O potencial maior está nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia, mas Pernambuco também está despontando como um estado com potencial interessante", completou. Apesar disso, José da Costa reafirmou que, pelo menos por enquanto, está mantido o plano de concluir Angra 3 e construir quatro novas usinas nucleares no Brasil até 2030, e a localização escolhida é o Nordeste. O município de Itacuruba, no Sertão pernambucano, tem aparecido nos estudos como a primeira opção para construção das novas centrais nucleares
A Eletrobras está investindo neste ano entre R$ 10 bilhões e R$ 11 bilhões. O plano preliminar para 2012 prevê um aporte de R$ 13 bilhões. O presidente da ADVB-PE, Leopoldo de Albuquerque, destaca que Pernambuco é um dos estados que mais crescem no país e que aqui está sendo erguido um polo energético importante. O tema deve ser retomado em 2012, com outros especialistas da área.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Esse Eu Conheço

     ANTONIO SILVIO CAMARA PODE SER ELEITO PRESIDENTE DO CREA/RN AMANHÃ.




Crea-RN escolhe seu novo presidente nesta terça-feira

Da redação do Diário de Natal
Nesta terça-feira (8), os 10 mil membros aptos para votar no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) escolherão o novo presidente que ficará à frente da entidade pelos próximos três anos. O pleito ocorre em todo o Brasil quando também serão escolhidos o novo titular do Confea e os diretores geral e administrativo e da Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas. No RN, a votação ocorrerá na sede, escritórios locais e inspetorias regionais do Crea em Natal, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Assu e Currais Novos.


                                                      Profº e Poeta João Bosco.

Àrvores do Nosso Sertão

                                                           
                                                                         Quixabeira

  

    A Quixabeira (Sideroxylon obtusifolium) é uma árvore de até 15 m , da família das sapotáceas, nativa do Brasil, mais precisamente dos estados do Piauí e de Minas Gerais. A madeira é dura; a casca tem propriedades adstringentes e tonificantes; as folhas e os frutos são forrageiros. Na época das secas, serve de alimento para o gado e sua casca tem propriedades tônicas, adstringentes e antidiabéticas. Possui espinhos fortes, folhas oblongas e cartáceas, flores aromáticas e bagas roxo-escuras, doces e comestíveis. 

     É conhecida ainda pelos nomes de quixaba, quixaba-preta e rompe-gibão. Esta espécie também ocorre em outros estados do Nordeste brasileiro. É típica das caatingas onde ocorre em solos de textura argilo-arenosa. A casca tem propriedades antiinflamatórias, sendo utilizada como cicatrizante através do uso de chás ou infusões hidroalcoólicas. 

     Devido a sua grande utilização na medicina alternativa e corte indiscriminado na vegetação das caatingas nordestinas, a espécie está na condição de rara e necessita de incentivos a reprodução para sua manutenção na flora brasileira.

     Profº e Poeta João Bosco.

Àrvores do Nosso Sertão

                                     Ingá 

 
 
     Todas as espécies de ingá produzem frutos em vagens, que podem atingir até mais 1 m de comprimento, dependendo da espécie, mas no geral, a maioria das espécies possuem frutos com até cerca de 10 – 30 cm de comprimento. As espécies são facilmente reconhecidas a nível de gênero por apresentares folhas compostas, paripinadas, raque foliar normalmente alada, nectários foliares entre cada par de folíolos e sarcotesta envolvendo as sementes. Esta última característica é única na subfamília, o que diferencia Inga dos demais gêneros. E existem várias espécies, que se diferenciam pelo tamanho do fruto, outras pelo tamanho e tipo dos nectários foliares, porém, quase sempre, se utiliza vária características morfológicas para diferenciar as espécies, tarefa que nem sempre é fácil.


      A polpa que envolve as sementes, denominada em termos corretos de sarcotesta é branca, levemente fibrosa e adocicada, bastante rica em sais minerais, e é consumida ao natural.


      Também é usada na medicina caseira, sendo útil no tratamento da bronquite (xarope) e como cicatrizante (chá).


      A árvore pode chegar a uma altura de 15 metros, é muito utilizada para sombreamento dos cafezais. A planta prefere solos arenosos perto de rios. Com flores de coloração branco-esverdeada, a ingazeira frutifica praticamente em todo o ano.

                                                         
                                                        Prof e Poeta  João Bosco

Frota de Carro de Lata


   Durante a nossa infância os brinquedos não eram comprados em casas comerciais, eram inventados pelos proprios meninos. Lata de sardinha, lata de óleo e de leite, osso, galinha de pereiro, bonecas de pano (meninas), panelinhas de barro, povoavam os tirantes das residencias. Dividido por epocas o ano todo era só diversões.
   No entanto, nada mais foi tão prazeroso, quanto os carros de lata, Severino Doninha era marceneiro e ensinou aos filhos o oficio que aprederam a fabricar carros. Titico, Nelson e Elviro fabricavam tão bem os carros que pareciam de verdade. Aparecia de todos os lados     mixtos, caçambas, caminhões, ônibus, jipes, caminhonetes tão perfeitos que, jamais, sairão da nossa mente.

   Além destes, apareceu José de Luis Martins (Ferreiro) que só fazia carros sofisticados. Lembro-me que a minha mãe comprou um caminhão para mim a ele, que eu me sentava na carroceria e aera chamado de "O Leão do Norte". O jipe de Sebastião Pereira (Nego de Agostinho), era tão perfeito que tinha até caixa de marcha.

   Esses carros despertaram aos meninos construirem uma cidade dos sonhos, denominada São Paulo, que foi o maior ponto de corvengência da meninada da nossa terra. Essa Eldorado, ficava ao lado da escola Abel Furtado.
  
     Foi aí que aprendemos que tudo que se faz com prazer, é brincando.

 
                                                       Prof e Poeta  João Bosco