segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Frota de Carro de Lata


   Durante a nossa infância os brinquedos não eram comprados em casas comerciais, eram inventados pelos proprios meninos. Lata de sardinha, lata de óleo e de leite, osso, galinha de pereiro, bonecas de pano (meninas), panelinhas de barro, povoavam os tirantes das residencias. Dividido por epocas o ano todo era só diversões.
   No entanto, nada mais foi tão prazeroso, quanto os carros de lata, Severino Doninha era marceneiro e ensinou aos filhos o oficio que aprederam a fabricar carros. Titico, Nelson e Elviro fabricavam tão bem os carros que pareciam de verdade. Aparecia de todos os lados     mixtos, caçambas, caminhões, ônibus, jipes, caminhonetes tão perfeitos que, jamais, sairão da nossa mente.

   Além destes, apareceu José de Luis Martins (Ferreiro) que só fazia carros sofisticados. Lembro-me que a minha mãe comprou um caminhão para mim a ele, que eu me sentava na carroceria e aera chamado de "O Leão do Norte". O jipe de Sebastião Pereira (Nego de Agostinho), era tão perfeito que tinha até caixa de marcha.

   Esses carros despertaram aos meninos construirem uma cidade dos sonhos, denominada São Paulo, que foi o maior ponto de corvengência da meninada da nossa terra. Essa Eldorado, ficava ao lado da escola Abel Furtado.
  
     Foi aí que aprendemos que tudo que se faz com prazer, é brincando.

 
                                                       Prof e Poeta  João Bosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário