sábado, 8 de outubro de 2011

Quem Sonhou Este Sonho!

                       UFERSA: Quem Sonhou Este Sonho!


Angicos cidade Universitária! Quem sonhou este sonho? Que um dia nossa terrinha, de cactos, palmatórias, pedregulhos e espinhos, tornar-se-ia um estuário dos anseios na disseminação e aquisição nos mais diversos campos do conhecimento acadêmico para nossa região, estado e até pais? A UFERSA é este lugar de encontro do mais alto nível de erudição cientifica e cultural com o mais simplório e popular de todos os níveis de conhecimentos prévios dos postulantes acadêmicos. Muitos dizem que sua estrutura física é fenomenal! Eu vi! Eu vejo! É verdade. É admirável!
Quem sonhou este sonho para Angicos? Não foram os doutores, mestres, bacharéis ou especialistas da educação que ali estão. Eles não deixaram seus planejamentos profissionais de cursos preparatórios para futuros concursos públicos, não saíram de seus lares para entrarem nos gabinetes, escritórios de autoridades na área da educação Nacional ou de políticos influentes para mediar eloqüentemente às justificativas da relevância dessa realidade no nosso torrão. Não foram os alunos, acadêmicos de outros estados e até mesmo da nossa região central. Eles não foram às praças, às ruas, na renunciaram os cursinhos particulares, não empunharam cartazes ou bandeiras, nem entraram nas redes sociais da internet para manifestar seu apoio de que o campus deveria ficar nesta cidade. Os comerciantes de Angicos não sonharam este sonho, não gritaram pelas avenidas, esquinas da cidade até o dia em que viram uma oportunidade ambiciosamente de lucro financeiro para os seus negócios.
É triste esta afirmação que vou fazer! Mas nem mesmo os jovens de nossa cidade sonharam com esta realidade. Não deixaram seus lazeres, nem saíram dos bancos das lan hauses, orkuts e MSNs para abraçarem esse sonho. Porém, o pior de tudo é que eles não se dispuseram e tampouco estão ai para esse momento. Talvez seja por isso que tenhamos um número tão insignificativo de jovens angicanos circulando pelos átrios do campus em Angicos. Mas quem sonhou esse sonho? Infelizmente poucos! Muitos políticos de nossa cidade, região e até do estado, entraram no trem quando ele já estava nos trilhos. Muitos cidadãos angicos e da região só entenderam o significado da UFERSA quando precisaram de um emprego para eles, ou seus familiares.
É triste ter que testemunhar! Mas eu também não sonhei este sonho. Estava evangelizando, pregando nos púlpitos das igrejas, distribuindo cestas-básicas para famílias carentes, participando de encontros missionários e lideranças, estudando teologia, cuidando do “meu rebanho”. Eu poderia listar algumas pessoas que sonharam este sonho! Mas poderia estar sendo injusto com aqueles que também lutaram por essa realidade para nossa Cidade. Porém, ainda é tempo! Tempo de que? De nos envolver, participar, contribuir, dá corpo e forma a este sonho. Angicos precisa acorda! Este sonho se sonha de “olhos abertos”. Não vamos deixar que a UFERSA seja um memorial, um marco, que todos os dias ao olharmos para ela, fiquemos apenas apreciando a majestosa estrutura física, e refletindo o quando somos fracassados ou incapazes de fazer parte das “estruturas dos saberes” ali difundidos. Ainda é tempo de sonhar com a UFERSA! Eu quero! Você pode!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Viajando no Tempo- Poesia do RN

Gilberto Avelino
 
O Cego
                  
 

O cego atravessa a rua
com a sua bengala de prata,
 
Aflorando sons luminosos
que descrevem o seu rumo.
 
Rosa dos ventos fazendo
da sua bengala de prata.
 
Entre o bater nas pedras,
o tato as coisas tocando,
 
Talvez veja o que não vemos
com nossos olhos intactos.
 
Olhai:
lá vai o cego passando

com a sua bengala de paz.

Gilberto Avelino

Gilberto Avelino (1928 - 2002 ) era natural de Assu. Mas a sua terra amada era Macau, importante cidade do litoral potiguar, onde chegou ainda menino novo, em companhia de seus pais. Herdara do seu genitor Edinor Avelino, o dom da poesia. Gilberto era brilhante orador e advogado, poeta lírico, prosador. Sobre a terra macauense, onde ele radicou-se, escreveu numa feliz inspiração: "Esta é a terra que amo. entre outras: " O Moinho e O Vento" , "O navegador e o Sextante", "Os pontos Cardeais","Elegia do Mar Aceso em Lua", "O vento Leste" e "Além das Salinas".

  Prof. e Poeta João Bosco  

PAULO VI É BEM AVALIADO NA PROVA BRASIL


A Escola Estatual PauloVI, em Pedro Avelino, foi bem avaliada na  prova Brasil, a unidade escolar conseguiu anota 6,71. 
 
  Parabens a Direção, aos Professosre e claro aos alunos do Paulo VI, que eles possam continuar firmes no caminho do aprendizado!
 
 
 
 
                                                           Prof. e Poeta João Bosco

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Viajando no tempo Poesia do rn



Tempo Calendário

Nas asas da arribação
Voa ligeiro janeiro
O pai de toda manhã

Fevereiro sem contexto
Morto Deus absorto
E bissexto.

Março vestido de arlequim
Ama e esquece ser marte
Tocando bandolim.

Sinta o gosto sutil
da fruta inda verde
Nas mulheres de abril.

O campo é um ensaio
De flores e cores
Seduzindo maio.

Vem junho e diz 
É tempo de espigas
De seiva e raiz.

Julho é romã
Flor da flor
Vermelha manhã

Na tristeza do sol posto
Cumpre o cumprimento
Boa noite agosto.

No candelabro acendo
As velas rubras
De setembro.

Descubro
O escuro do ouro
De outubro.

Eu me lembro
O vento azul zunindo
Trazia novembro.

Dezembro são cajus
Mansas dunas brancas
Ouro sobre azuis.


Diógenes da Cunha Lima (Nova Cruz, 1937) é advogado, professor, poeta, ensaísta brasileiro. É o atual presidente da Academia Norte-riograndense de Letras.

  Prof. e Poeta João Bosco 

Experimente a deliciosa opção da Herbalife!


            
  Chá Verde Herbalife - Original 50g  


Excelente opção de bebida saborosa para hidratar o corpo com baixas calorias! ! !

  Ingerir líquidos, sem adição de açúcar, traz grandes benefícios ao organismo e ao controle de peso. O Chá Verde vai além da hidratação, já que contém manganês, potássio, ácido fólico, as vitaminas C, K, B1 e B2, polifenóis ou flavonóides - substâncias com ação antioxidante que ajudam a combater os radicais livres.
 
  Experimente a deliciosa opção da Herbalife, o Chá Termojetics além de super eficaz e prático ajuda você a economizar, perder peso e ainda ganhar muita energia!!!


 
        
                                                 Prof. e Poeta João Bosco

Legados de Jobs



    Jobs, o homem que despertou o amor e o desejo da humanidade pela tecnologia, lutava contra o câncer desde 2004, mas seu instinto de superação permitiu seguir agregando valor para a companhia da maçã e inclusive tirar forças para apresentar o iCloud e o iOS no dia 5 de junho durante a Conferência anual de Desenvolvedores da Apple 2011 (WWDC).


Nesta segunda-feira, a companhia responsável pelo iPhone, o Mac e o iPad fez frente à primeira apresentação - bastante sem graça - sem Jobs e com Tim Cook como executivo-chefe.


Entre as novidades estava o iPhone 4S e o assistente de controle de voz Siri, que tiveram detalhadas suas características do conjunto de serviços em nuvem iCloud e do sistema operacional para dispositivos móveis iOS 5.


O iCloud procura reunir e manter os conteúdos dos usuários de forma automática e com independência do dispositivo físico graças ao funcionamento baseado em tecnologia sem fio.


Com a proposta de download gratuito e compatível com os dispositivos da companhia da maçã e os PC, a Apple pretende se transformar em uma autoridade em matéria de serviços em nuvem, depois de que sua tentativa anterior, o MobileMe, não alcançasse o êxito esperado.


Com o iCloud, o que se quer é reunir em nuvem os conteúdos do iPhone, iPod Touch, iPad, Mac e PC, de modo que possam ser acessados com independência do dispositivo e dispor sempre de sua versão mais atualizada.


Assim, o conteúdo se armazena de forma automática e sem fio e é distribuído a todos os dispositivos sem precisa de sincronização, informa a Apple.


Um dos serviços do iCloud é o iTunes em nuvem, que permite ouvir - e também baixar - músicas novas ou já compradas por meio dessa plataforma a partir de todos os dispositivos do usuário.
 

Da mesma maneira, será possível acessar a partir dos diferentes equipamentos os aplicativos e livros comprados na App Store e na iBookstore. 
                 

Com os "fotos em streaming" se pode armazenar em nuvem imagens feitas a partir dos dispositivos móveis ou importar as de uma câmera digital e assim vê-las em todos os dispositivos que estejam conectados com o iCloud.          


Para armazenar sem riscos os demais de documentos do usuário, iCloud inclui um serviço de cópia de segurança que atualiza os conteúdos de forma automática e via wi-fi a cada dia.


Este produto também é compatível com os documentos de iWork e as ferramentas Apple Pages, Numbers e Keynote e funciona com os aplicativos Contatos, Calendários e Mail.


Já o iCloud será gratuito para os usuários do iPhone, iPad, iPod Touch com sistema operacional iOS 5 e Mac com OS X Lion que tenham uma conta válida da Apple.


Os usuários vão dispor de 5 GB de espaço - ampliável prévio pagamento - para e-mail, armazenamento de documentos e cópias de segurança, enquanto aqueles conteúdos que tenham sido comprados por meio do iTunes, iBookstore ou da loja de aplicativos não terão limite de armazenamento.


Por sua vez, o sistema operacional iOS 5 - que acompanhará o iPhone 4S e poderá ser baixado para os iPhone 4 e 3G -, incluirá 200 novos recursos, entre estes o inovador serviço de mensagem iMessage. EFE

Despertando e Expandindo a Zona Norte

Igapó

  
  O  bairro Igapó era antiga povoação de Aldeia Velha, sede da taba dos índios Potiguares. Seu nome significa sítio abandonado, pântano, banhado, alagado.


    O local foi morada do célebre guerreiro Poti, Antônio Felipe Camarão. Referência histórica datada de 1600, dizia ser a área uma concessão dada a Manoel Soares; possuía 80 braças de longo, por uma légua de comprimento,  “defronte de uma tapera que foi de Felipe Camarão”. Em história do Brasil de 1500/1627, o Frei Vicente de Salvador relata que Manoel Mascarenhas Homem, tendo terminado o Forte dos Reis Magos e entregue a Jerônimo de Albuquerque no dia de São João Batista, em 1598, veio no mesmo dia dormir na aldeia do Camarão, onde estava Feliciano Coelho.

     Em seus domínios, em 1916, foi inaugurada a ponte sobre o Rio Potengi para dar passagem aos trens da Estrada de Ferro Central, que ligava Natal ao interior do Estado. Sua estrutura metálica comportava 9 (nove) vãos de 50 (cinqüenta)metros e um vão de 70 9setenta0 metros, montados sobre colunas sólidas e resistentes. Media a extensão total de 550 (quinhentos e cinqüenta) metros, sendo na época considerada a maior ponte do Nordeste. Durante muito tempo permaneceu como único meio de ligação entre a Capital e os municípios do Norte do Estado. A construção de uma nova ponte se deu no governo do Monsenhor Walfredo Gurgel (1966-1970), e a sua duplicação no governo de Geraldo Melo (1986-1990).

   Igapó é  o núcleo formador da Zona Norte de Natal, com características rurais e urbanas que se interpenetram. Isto se deve a parte de seu habitantes terem origem rural, uma vez que muitos deles vieram do interior assolado pela seca. Alguns cultivam roçado, criam animais e se dedicam á pesca.

   Um desses moradores, Pedro Bernardino, de 70 anos, mais conhecido como Pedro do Fogo, trabalhou na antiga ponte de ferro. Ele avisava aos motoristas a vez de passar, porque a ponte só comportava um carro por vez. O apelido vem do trabalho que realizava de apagar o fogo das brasas que caíam dos trens movidos a lenha. Ele lembra que, quando chegou a Igapó, tudo era mato.     

                                     
                                                         Prof. e Poeta João Bosco   

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Espaço das grandes figuras

                                          Maria do Carmo da Silva
    
  Esta moça, filha de Zézinho Sapateiro e Dona Francisca, foi uma lider da sua geração. A sua casa era repleta de meninas e meninos de toda a rua da Igreja. Gostava de organizar os chamados "cozinhados", onde cada um levava um pouco dos generos da sua casa e ela preparava o almoço. Por outro lado, organizava recitais, concursos para cantores e até um pastoril.  No entanto, o que mais  ela gostavaa de organizar era a dramatização. Lmbro-me de várias peças; "Rei Dom Jorge e Juliana"; "o Casamento de Seu Pancrássio e Madalena" e eventualmente montava peças dos circos que passavam pela cidade.
   
   Certa noite, a sala estava completa de assistentes que iriam ver a peça teatral "Rei Dom Jorge e Juliana". Posso citar Bertino, Chico e Moabe de Alexandre, Eu e Têtê minha irmã, Rosa de Raposa, Socorro e Cilinha de Chico Câmara, Francisquinha de Nazaré Verinha e Luluca de Alice, Dodô e Djalma de Peixinha, Claude e Nênen de Leopoldo, João e Luís de Dionizio, Maria e Xixica de Sebastião Cambrinha e outros que não lembro. Na hora em que os artistas entraram no palco,  Joaquim Campos e Paulo da casa de Dionisio entraram na sala, ambos  cobertos por lençóis brancos, cada um com a vela na cabeça e outra na mão, nos amedrontando, dizendo que viam do além para assistir a peça.

   Não ficou um menino na sala, alguns passaram mal e a partir daí foi dificil novamente ver aquela sala enfeitada de crianças.

       Que tempo inesquecível!!!


                                              Prof. e Poeta João Bosco

                           

Gordura abdominal: a mais perigosa

   

   Ela não é bem-vinda em parte alguma do corpo, mas, quando se acumula ao redor da cintura, aumentam os riscos de doença do fígado, coração e diabetes.


     Manter-se magro. Acho que nunca tantas pessoas acalentaram tal desejo por tanto tempo. Não é fácil, os ponteiros que o digam. Mas, talvez mais do que a preocupação com a estética, o foco deveria ser o que acontece com o fígado ou mesmo o coração. E, quando se fala em saúde, a principal preocupação precisa ser com a gordura abdominal. "As células de gordura do corpo estão constantemente enchendo-se e esvaziando-se. E, ao esvaziarem, jogam na corrente sanguínea ácidos graxos e glicerol", explica o endocrinologista Alfredo Halpern, da Universidade de São Paulo. 

   "A proximidade com o fígado faz com que, primeiro, essas substâncias se depositem no órgão", completa. Isso provoca a chamada esteatose hepática, que não é uma doença em si, e, sim, o resultado de desordens metabólicas. A longo prazo, ela pode fazer com que o fígado pare de funcionar.


     Esse tipo de gordura também aumenta a chance de desenvolver diabetes tipo 2 (veja box). Finalmente, é preciso livrar-se da gordura que acaba com a cintura porque ela afeta diretamente o coração. Foi o que confirmou uma pesquisa, publicada recentemente no Circulation, jornal da Sociedade Americana do Coração, na qual foram avaliados 1.708 homens e 892 mulheres com problemas cardíacos entre 45 e 79 anos na Inglaterra. Os cientistas concluíram que homens com a cintura aumentada têm 55% a mais de chance de desenvolver doenças coronarianas, e esse número sobe para 91% no caso das mulheres.


     Outro estudo, dessa vez desenvolvido pela Escola de Medicina de Boston (EUA), relacionou a gordura abdominal com maior chance de desenvolver demência. Foram acompanhadas 700 pessoas de meia-idade, e os pesquisadores encontraram uma associação inversa entre a circunferência do abdome e o tamanho do cérebro.

As células de gordura do corpo estão constantemente enchendo-se e esvaziando-se. E, ao esvaziarem, jogam na corrente sanguínea ácidos graxos e glicerol

Os tipos de gordura abdominal:

     Existem basicamente dois tipos de gordura abdominal. "A visceral, que, como o nome diz, esconde-se entre as vísceras e é a mais perigosa", diz Halpern. Já a subcutânea fica sob a pele e está menos entranhada entre os órgãos. É fácil diferenciar uma da outra: se você deitar e sua barriga esparramar para os lados, é subcutânea. Se ficar rígida feito uma bolinha é víscera. As duas devem ser combatidas. A conta para saber se a gordura abdominal está comprometendo a sua saúde é a seguinte: meça a região que fica entre a última costela e a crista ilíaca, exatamente a cintura. Para as mulheres, se a medida ultrapassar 80 centímetros, e para os homens 94, já há um risco moderado de desenvolver os males relacionados a esse tipo de gordura. Mas o sinal de alerta toca mesmo se a medida ultrapassar 102 centímetros para os homens e 88 para as mulheres.

    Em qualquer um desses casos é preciso realizar mudanças que façam com que essa gordura desapareça ou diminua. Alguns alimentos contribuem para a redução da gordura abdominal: frutas cítricas, vegetais crucíferos, amêndoas, cereais integrais, peixe, clara cozida, aveia e cevada.

      Mais Informações: http://saudeemfocoo.blogspot.com/


                                                      Prof. e Poeta João Bosco

terça-feira, 4 de outubro de 2011

ZECA HOMEM - O VENDEDOR DE GALINHA CAIPIRA

    Extraído do Blogger :http://marcos.calaca.zip.net

   Antes do aparecimento das galinhas de granja, conhecidas como galeto ou frango, era comum na nossa cidade, aos sábados, a presença do vendedor de galinha caipira viva. O vendedor mais conhecido desse comércio foi Zeca Homem, baixo e entroncado, porém esperto e habilidoso no seu comércio.
As aves, com os pés amarrados e de cabeças para baixo, eram penduradas em uma grossa vara que o habilidoso mercador carregava no ombro, andando e oferecendo de porta em porta a sua mercadoria, ou na feira livre aos sábados. 

   É verdade que a população, na época, era mais chegada a carne bovina, porém, como tinha gente que admirava um prato de galinha à cabidela e para as parturientes que eram muitas, não podia faltar a famosa e nutriente "canja de galinha". Assim o nobre vendedor tinha sua freguesia cativa. 

   Só que, com o advento das granjas e a chegada do frango congelado, o popular mercador ficou desempregado. Imagine o almoço do domingo com a 'penosa' na panela de barro!

Espaço das Grandes figuras

       Raimundo Cavalcante de Albuquerque



- Jovem, atraido pelo progresso do município e esposo e pai além de comérciante.

- O homem de letras, o radialista , o desportista.

- O lider, politico, o seu testemunho.

- Anos 40, aqui chegou, jovem atraído pelo progresso da nossa terra, conheceu Dona Pety, moça bonita e de fino trato da familia Ernesto e Bezerra Câmara e conceberam uma familia maravilhosa que todos conhecem; Raimundo Helio, Paulo Roberto, Ana Maria, Ana Eubina, Ricardo, Marco e Zénobia, foi um dos primeiros comerciantes do ramo de panificação em Pedro Avelino.

- Era um flamenguista doente, na sua casa tinha a linha Tricampeã Carioca de 1953; Garcia,
Marinho, Pavão, Servílio, Dequinha, Jordan, Joel, Rubens, Índio, Benitez, Esquerdinha.


    Participou dos times da cidade nos anos 40, com Paulo Felipe, Zé Rosa, Antonio Rufino, Alcino, Marifon, Benicio, João André, Zé Soares, Joaquim e outros. ( Palmeira Esporte Club).

    Poucas vezes, uma cidade vai ter um prefeito sendo o radialista. Durante anos seu Raimundo tomou conta da Divulgadora Potiguar juntamnte com uma jovem chamada Necy. Tinha noticias, ritimos populares variados, paginas musicais, oferecimentos carinhosos à pessoa amada e um baile no salão aos domingos. 

    Aquela calçada ficava repleta de jovens, daí nasceram as brincadeiras aqui; "Estou no Poço" e o "Casamento Oculto", dado ao seu grau de intelectualidade foi atraído ao serviço público, resolvendo inumeras questões advogando para os conterraneos mais humildes.

    Em 1946, ao lado de inumeros lideres, lutou pela emancipação do município se destacando pela oratória vibrante e capacidade de liderança, o que o levou a ser escolhido para compor a chapa vitoriosa ao lado do Doutor. Geraldo Bezerra de Souza (1951). Foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Pedro Avelino e na qualidade de Vice-Prefeito assumiu a prefeitura na ocasião da renuncia do seu prefeito. Cuidou da limpeza das ruas, das escolas da zona rural, da assistencia social, construiu o country-Club, que foi o maior incentivador do fultebol amador da nossa terra.

    Foi assessor dos prefeitos Celestino Batista e Manoel dos Passos Câmara. Era um eximio nadador, pois certa feita em Caiçara do Norte conseguiu resgatar o nosos amigo Paulo Alves que estava se afogando. Além disso foi um dos pioneiros do verão de Muriu.

    Dele tenho uma lembrança inesquecivel, o prefeito ditando para nós alunos da escola Abel Furtado em 1957, um texto denominado os Pinheiros.

    Foi ainda, durante anos, o responsavel pela Secretaria de Tributação do nosso Município.

    Quando lhe faltou o folego de vida, mais sobrava vontade de servir a nossa terra.


                                                    Prof. e Poeta João Bosco

Quem for disputar cargos nas próximas eleições tem até sexta-feira para regularizar filiação partidária.


   Faltam quatro dias para aqueles que pretendem concorrer nas Eleições 2012 fixem seu domicílio eleitoral no município em que têm a intenção de se candidatar a prefeito, vice-prefeito ou vereador. Essa é uma das exigências da Lei das Eleições (nº 9.504/97) para o registro da candidatura, assim como a filiação partidária. No momento do pedido de registro da candidatura, o partido deve provar que os seus candidatos estavam pelo menos desde 7 de outubro de 2011 com domicílio eleitoral no município em que pretendem concorrer, conforme o artigo 9º da Lei das Eleições. Essa data equivale a exatamente um ano antes do primeiro turno das próximas eleições municipais.

   O prazo de um ano antes das eleições é só para os cidadãos que pretendem concorrer aos cargos em disputa. Já os eleitores em geral, para poderem votar em outro domicílio, têm até o dia 9 de maio de 2012 para solicitar a transferência do título de eleitor para o novo município, conforme prevê o Calendário Eleitoral. Para pedir a transferência do título, o eleitor deve comprovar a passagem de pelo menos um ano da inscrição primitiva e residência mínima de três meses no novo domicílio, atestada pela autoridade policial ou provada por outros meios convincentes.
 
   

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Àrvores do Nosso Sertão



Amburana




Amburana Schwacke & Taub. é um género de árvores brasileiras da família das fabáceas, sub-família Faboideae, conhecida popularmente como cerejeira. A madeira destas árvores é considerada nobre, e é muito usada na produção de móveis finos.


Entre as espécies mais conhecidas contam-se:

  • A. cearensis, nativa da caatinga e da floresta pluvial, ocorre desde o nordeste até São Paulo, entrando pelo interior até Goiás e Mato Grosso
  • A. acreana, nativa da Amazônia
  • Amburana claudii Schwacke & Taub

A superexploração e a degradação dos ecossistemas fez com que não existam mais espécimes de grande porte desta árvore, que está classificada como Em Perigo pela IUCN.

Prof. e Poeta João Bosco

Àrvores do Nosso Sertão

 
Flores do juazeiro.


  O juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart.; Rhamnaceae), também conhecido por joá, laranjeira-de-vaqueiro, juá-fruta, juá e juá-espinho, é uma árvore típica do Nordeste do Brasil.

Seus frutos, do tamanho de uma cereja, são comestíveis e utilizados para fazer geleias, além de possuírem uma casca rica em saponina (usada para fazer sabão e produtos de limpeza para os dentes). São também utilizados na alimentação do gado na época seca.


  Membro da família Rhamnaceae, é uma árvore, em seu ambiente natural de caatinga e cerrado, de médio porte, com ramos tortuosos protegidos por espinhos. Entretanto, a espécie se adapta bem a locais mais úmidos, onde se torna árvore elegante com cerca de 15 metros de altura. Suas folhas assemelham-se às folhas de canela, exceto pelo tom verde mais claro e consistência mais membranácea. Suas flores são pequenas, de cor creme, dando origem a frutos esféricos, também pequenos, de cor amarelada, doces, com uma semente em seu interior.


  A árvore é reputada por diversas propriedades medicinais. Entre seus componentes químicos, destacam-se vitamina C, pó de juá, cafeína, ácido betulínico e saponinas (estas últimas consideradas tóxicas, se em grandes quantidades). O extrato do juazeiro, o juá, é empregado na indústria farmacêutica em produtos cosméticos, dentre eles xampus e cremes, bem como em cremes dentais.

Sinonímia botânica: Ziziphus gardneri Reiss.

Prof. e Poeta João Bosco

domingo, 2 de outubro de 2011

PIRRITA VULGO LUIZ MENDES


Na década de 70, encalhou aqui na cidade de Pedro Avelino, um sujeito novo, magro que jogava muita bola, não era assim um Cristiano Ronaldo, mais dava para enganar. Logo se adaptou muito bem aos costumes da terra, esse sujeito tinha o nome de Luiz Mendes, não é aquele comentarista esportivo da Radio Globo, é pirrita. O sujeito abandonou sua terra natal lajes, para ficar por aqui. Esse cara sempre fez parte de algumas de minhas histórias.
Pirrita nunca trabalhou, vivia vagando pelo centro da cidade tomando aguardente. Às vezes as autoridades da terra tinham compaixão dele e o inscrevia nas emergências que aparecia, só para ganhar o dinheiro, trabalhar que era bom nada.
Começou um namoro com ovelha filha de cipó preto, teve vários filhos, já tinha netos. Nunca possuiu uma casa para morar, sempre dormia na rua, principalmente na lavanderia que fica no conjunto da COHAB.
E pirrita foi levando a vida na farra e na cachaça, pedia um trocado um pedia um trocado a outro, era assim sua vida. Foi internado varias vezes no hospital para tratamento, mais sempre dizia que adorava cachaça, e que iria morrer bebendo, e foi isso que aconteceu.
No dia 02.12.2010, pirrita faleceu, e seu último pedido foi ser sepultado na sua terra, a cidade de Lajes. No velório compareceram os amigos de cachaça e de esbórnia. Quando a notícia do falecimento de pirrita chegou no centro da cidade, o alvoroço dos pinguços foi grande, uns contavam suas bondades e outros as suas ruindades. Os pinguços seus intrigados vibraram, e outros ficaram compadecidos.
Ás sete horas da noite juntou-se os pinguços e foram fazer o velório do amigo, munidos de aguardente e tira gosto de bolacha seca, iriam passar a noite velando à despedida do amigo, até os inimigos foram. No meio deles estava um locutor de eventos e pinguço chamado José Dutra da Costa. Chegando na casa de cipó preto onde o corpo estava sendo velado, a sala estava repletos de parentes e vizinhos, quando chegou á turma do álcool para fazer sua despedida.
--- Zé Dutra tu que és mais letrado, diz alguma coisa. – pediu lagatão
--- Porra lagatão, já estou melado o que danado eu vou dizer?
--- Qualquer merda que tu disser aí está valendo.
--- Bota uma pra mim que eu vou fazer uma despedida.
Colocaram três dedos de cachaça para Zé Dutra, tomou, colocou uma bolacha na boca, temperou a garganta, com todos os amigos do defunto presente, com a voz imitando o seu primo o ex-deputado José Adécio, começou a despedida verbal:
---Amigo pirrita, com a voz embargada, que em meu nome e em nome dos pinguços da cidade Pedro Avelino, que estou lhe fazendo essa homenagem. Eu que também sou pinguço, e que já estou com a cara deformada, os pés inchados e com fígado baleado, me sinto na obrigação te dizer.
Deu uma pausa, e disse:
--- Bota mais uma pra mim que estou neuvoso.
--- Porra Zé Dutra, começa logo a porra dessa despedida precisa de tanta frescura.
--- Calma chambão, também não é assim, tudo tem que ter um preparo.
Zé Dutra engoliu a cachaça e disse:
--- Continuando. Vai pirrita, vai, vai para o céu, tu que só fez merda na sua vida, hoje estás partindo para o lado de lá. Mais chegando lá, não estarás só, Pedrinho de Chico Câmara, João de Chico Câmara, Canindé de Chico Câmara, Paulo de Chico Câmara, Chapéu atolado, totonho, João Cururu e outros mais estarão a tua espera. Não esqueça que aqui ainda ficaram muitos pinguços que em breve estarão lhe fazendo companhia. Xola quase que vai, mais foi alarme falso a morte dele, que anda pelas ruas de PA, com o bucho inchado e todo pelado.
Pirrita quando lhe davam conselhos para você parar de beber, você dizia, eu gosto de cachaça, e está aí o seu fim, dentro de um caixão estirado com a cara toda deformada, deixou sua querida esposa ovelha com vários filhos para criar, e seus netos choram sua morte. Mais não tem nada não a vida é assim mesmo, nós todos vamos continuar bebendo e lembrando das cadeias que você levou quando fazia suas besteiras. Pirrita você chateou muita gente, dentro do mercado pedindo dinheiro para comprar meiota de cachaça, até Chico bola que é o bêbado mais chato de Pedro Avelino não lhe agüentava, mas depois da morte se perdoa tudo.
Vai pirrita, para o além e nunca se esqueça que um dia todos nós estaremos juntos para bebermos todas lá em cima. Tenho dito.
A família de pirrita estava toda chorando com a bela despedida que Zé Dutra, fez para amigo de cachaça.
Pela manhã o carro da funerária seguiu para a cidade de Lajes para sepultarem o biriteiro pirrita, e os seus amigos ficaram dando o último adeus.
Em tempo: Zé Dutra no outro dia foi para o hospital tomar soro, está com um dos rins paralisado, se recupera em casa, e diz que nunca mais vai beber. Não acredito.

Manoel Julião Neto
 
 
Prestem atenção para a beleza de detalhes que o nosso amigo Profº Manoel Julião,exelente contista, relata nesta página do seu blog.

Profº João Bosco

Parabéns a Ronaldo Dinis

   

Este blog parabeniza a Ronaldo Diniz pela iniciativa de na  frente do seu   sebo, distribuir gratuitamente aos fregueses mudas de plantas, ornamentais e frondosas. Esta faz 15 meses, olhem a beleza, em frente a nossa casa e na nossa praça Além Potengi.


   Ampliando o verde e se preocupando com a Ecologia, o mundo será melhor!

                              Prof. e Poeta João Bosco