terça-feira, 4 de outubro de 2011

Espaço das Grandes figuras

       Raimundo Cavalcante de Albuquerque



- Jovem, atraido pelo progresso do município e esposo e pai além de comérciante.

- O homem de letras, o radialista , o desportista.

- O lider, politico, o seu testemunho.

- Anos 40, aqui chegou, jovem atraído pelo progresso da nossa terra, conheceu Dona Pety, moça bonita e de fino trato da familia Ernesto e Bezerra Câmara e conceberam uma familia maravilhosa que todos conhecem; Raimundo Helio, Paulo Roberto, Ana Maria, Ana Eubina, Ricardo, Marco e Zénobia, foi um dos primeiros comerciantes do ramo de panificação em Pedro Avelino.

- Era um flamenguista doente, na sua casa tinha a linha Tricampeã Carioca de 1953; Garcia,
Marinho, Pavão, Servílio, Dequinha, Jordan, Joel, Rubens, Índio, Benitez, Esquerdinha.


    Participou dos times da cidade nos anos 40, com Paulo Felipe, Zé Rosa, Antonio Rufino, Alcino, Marifon, Benicio, João André, Zé Soares, Joaquim e outros. ( Palmeira Esporte Club).

    Poucas vezes, uma cidade vai ter um prefeito sendo o radialista. Durante anos seu Raimundo tomou conta da Divulgadora Potiguar juntamnte com uma jovem chamada Necy. Tinha noticias, ritimos populares variados, paginas musicais, oferecimentos carinhosos à pessoa amada e um baile no salão aos domingos. 

    Aquela calçada ficava repleta de jovens, daí nasceram as brincadeiras aqui; "Estou no Poço" e o "Casamento Oculto", dado ao seu grau de intelectualidade foi atraído ao serviço público, resolvendo inumeras questões advogando para os conterraneos mais humildes.

    Em 1946, ao lado de inumeros lideres, lutou pela emancipação do município se destacando pela oratória vibrante e capacidade de liderança, o que o levou a ser escolhido para compor a chapa vitoriosa ao lado do Doutor. Geraldo Bezerra de Souza (1951). Foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Pedro Avelino e na qualidade de Vice-Prefeito assumiu a prefeitura na ocasião da renuncia do seu prefeito. Cuidou da limpeza das ruas, das escolas da zona rural, da assistencia social, construiu o country-Club, que foi o maior incentivador do fultebol amador da nossa terra.

    Foi assessor dos prefeitos Celestino Batista e Manoel dos Passos Câmara. Era um eximio nadador, pois certa feita em Caiçara do Norte conseguiu resgatar o nosos amigo Paulo Alves que estava se afogando. Além disso foi um dos pioneiros do verão de Muriu.

    Dele tenho uma lembrança inesquecivel, o prefeito ditando para nós alunos da escola Abel Furtado em 1957, um texto denominado os Pinheiros.

    Foi ainda, durante anos, o responsavel pela Secretaria de Tributação do nosso Município.

    Quando lhe faltou o folego de vida, mais sobrava vontade de servir a nossa terra.


                                                    Prof. e Poeta João Bosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário