terça-feira, 3 de abril de 2012

A LEI DA FICHA LIMPA

(Por Marco Aurélio Silva, Bel. Em Direito)
                                                   Em 24 anos que a fará a nossa Constituição Federal, que  no seu Artigo 61, §1º,  expressa  como se dá a formação de uma lei por iniciativa popular, é a segunda vez que fatidicamente isto acontece. A Ficha Limpa ou Lei Complementar nº. 135/2010 é uma legislação brasileira originada de um projeto de lei de iniciativa popular que reuniu cerca de 1,3 milhões de assinaturas. A lei torna inelegível por oito anos um candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado (com mais de um juiz), mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos. O Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 5 de maio de 2010 e também foi aprovado no Senado Federal no dia 19 de maio de 2010 por votação unânime. Foi sancionado pelo Presidente da República, transformando-se na Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010. Esta lei proíbe que políticos condenados em decisões colegiadas de segunda instância possam se candidatar. Em fevereiro de 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a lei constitucional e válida para as próximas eleições que forem realizadas no Brasil. Historicamente a luta para criação de uma lei de  combate a corrupção no seio dos poderes políticos, começou em 1997, através de uma campanha em torno deste tema pela CNBB(confederação Nacional dos Bispos do Brasil), e desde este momento várias ONG’s, embraçaram no mesmo sentido até que se tornou agora, uma lei vigente, que objetiva “limpar” a corrupção no meio político, pode até parecer utópico para um estado como o nosso de tantos desmandos históricos e culturalmente arraigados em nosso país, porém não deixa de ser um avanço, visto até como uma reação de um povo tão acomodado com situações danosas ao erário público e a falta de ética e de respeito com povo brasileiro.
                                                      A lei Complementar 135/10, a “Lei da Ficha Limpa”, tem como escopo de maior realce, coibir a falta de ética dos políticos no que diz respeito ao agente político que tiver seu mandato cassado, como também se um político entrar em processo de investigação pelos crimes previstos no Artigo primeiro da Lei 135/10, que possa viabilizar sua cassação e este renunciar ao mandato para que tal não ocorra e  perca a elegibilidade (capacidade de ser eleito), que era o que ocorria, e agora com a Lei da Ficha da Limpa, mesmo que este renuncie perderá o direito de ser votado por oito anos, é o que diz o Artigo 1º,I,”k”, desta Lei. Importante também é o fato de que agora, se um agente político for condenado por um Tribunal (2ª Instância), mesmo que a sentença, que neste nível jurisdicional é chamado de acórdão, não tenha transitado em julgado, que é quando as decisões não cabem mais recursos, ainda que não tenha ocorrido a decisão peremptória e  caiba recurso, mesmo assim o agente político estará inelegível, ou seja, não poderá ser votado e consequentemente candidato.              
Acontece que a Lei não fala em decisão por Tribunal, fala em decisão colegiada, a decisão colegiada é aquela proferida por mais de um magistrado, no mínimo três juízes, ou desembargadores, os nossos Tribunais, todos decidem assim, em colégio, chamados de Turma, só que algumas decisões colegiadas são ainda em primeiro grau jurisdicional, como é ocaso do Tribunal do Júri, e isso suscitou uma idéia de que a norma da Lei da Ficha Limpa não atingiria quem fosse condenado pelo Tribunal do Júri já que este é juízo de Primeira Instância jurisdicional, como também decisões dos Tribunais de Contas que são colegiadas também, outro ponto polêmico é que a partir da vigência desta Lei, os agentes políticos que estiverem nesta condição , ou seja,  que já receberam sentença de juízo de segunda instância, mesmo tendo recorrido ao  STF, já são atingidos pela Novatio Legis (nova lei) da Ficha Limpa, isto foi causa de discussão no STF, sobre a constitucionalidade da Lei, já que a priori estaria esta violando um princípio basilar do Direito que é o da Irretroatividade da lei, ou seja a lei não pode retroagir para prejudicar, pois toda lei tem seus efeitos aplicáveis a partir da sua vigência, não abrangendo fatos anteriores à mesma, mas ao Suprema Corte, entendeu constitucional a presente Lei, haja vista, que este princípio é aplicado somente à Lei Penal, e que no caso em foco não se trata de matéria penal, sendo assim, mesmo quem, antes da lei entrar em vigor, já foi sentenciado por Tribunal, ou decisões colegiadas, estão inelegíveis por oito anos e já neste pleito de 2012, não poderão candidatar-se.

FATIMA BEZERRA CONFIRMA PRÉ CANDIDATURA DE LUIZ OSWALDO A PREFEITO DE PEDRO AVELINO


Em uma reunião realizada ontem na residencia da Deputada Federal Fatima Bezerra, ficou definido que o partido dos trabalhadores o PT, seguirá com a pré da candidatura própria a prefeito de Pedro Avelino. Segundo o Sr Savio Antas , que tambem participou da reunião, os ultimos acontecimentos na politica local não mudou em nada o pensamento do partido.


                                                Tirado do Blog Digo e Provo !

Ministro Garibaldi em momento avô na festa do neto Luís Eduardo Alves




Domingão de avô para o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, que dedicou tarde e noite para festejar o segundo aniversário do único neto, Luís Eduardo, filho do deputado Walter Alves e Carol.
Festa no Happy Day em clima de circo com os preferidos do aniversariante: Patati Patatá.
E o ministro subiu ao palco – palanque? – deu tchauzinho lá de cima – se sentindo em casa – e até desfilou.
Dançou com o neto, circulou orgulhoso apresentando ‘Dudu’  para todo mundo, e foi aos parabéns…

E por falar em idades, o ministro Garibaldi Filho circulou de mesa em mesa, na festa do neto Luís Eduardo, mostrando as relíquias que ganhou em uma festa de casamento, no sábado.
Foto de seu aniversário de 5 anos, e o cartão de lembrancinha do seu primeiro aniversário, no ano de 1948…
“Não precisa mostrar a data”, pedia Garibaldi…
"Lembança" do primeiro aniversário do ministro
Na festa de 5 anos...quem é quem? À direita, ao lado de Garibaldi, com 4 anos, o primo Chiquinho Alves. E os outros???

Matéria Retirada e Adaptada do Site http://www.thaisagalvao.com.br/

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Cássio defende indicação de Ariano Suassuna ao prêmio Nobel de literatura


Cássio defende indicação de Ariano Suassuna ao prêmio Nobel de literaturaAriano Suassuna será um dos concorrentes ao Prêmio Nobel de Literatura 2012, da Academia Sueca. A indicação do escritor paraibano, membro da Academia Brasileira de Letras, foi defendida pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB), nesta quarta-feira (28), ao apresentar no Senado Federal, requerimento solicitando que o Congresso Nacional e o Ministério das Relações Exteriores promovam a instrução do pleito.  “Tem-se na obra e na vida do escritor, nascido na Paraíba, uma expressão filosófica que consegue transpor as limitações temporais e de gerações, conseguindo atingir todos os públicos, e transportar-se pelos mais diversos e modernos meios de comunicação”, afirmou o senador Cássio Cunha Lima.  Como a disputa pela vaga é dura, Cássio não perdeu tempo e já iniciou o processo de convencimento em busca de apoio dos demais senadores à sua proposta. Cássio entregou, em mãos, cópia do requerimento ao Presidente José Sarney e de teve o apoio imediato de várias lideranças, como os senadores Aécio Neves, Álvaro Dias, Roberto Requião, Armando Monteiro e Cristovam Buarque.
Na justificativa do requerimento protocolado, o parlamentar paraibano dispensou a biografia burocrática de Ariano Suassuna “como se curriculum vitae fosse: é ele, para além do pecado da palavra, o nosso orgulho”. Afirma o senador Cássio Cunha Lima, que no teatro, na literatura e nos movimentos culturais mais diversos – com destaque para o Movimento Armorial, Ariano também nos permite a catarse que é o encontro da nossa história com a nossa realidade.  “A Paraíba, que lhe deu luz e embalou seus primeiros dias, sente-se premiada com essa circunstância de ser o berço de quem nasceu para o mundo. O Prêmio Nobel viria a condecorar, pela primeira vez, um escritor brasileiro e alcançar o que, modernamente, temos de mais prestimoso nas letras, respeitados muitos outros escritores renomados”, afirmou o senador tucano. Há traduções de diversas obras do genial escritor brasileiro em inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, holandês, italiano e polonês, tornando-as acessível mundialmente e conduzindo a uma análise mais universal da personalidade do povo brasileiro. “ O prêmio, que tem significados pessoal e nacional, é honraria que o indicado merece. Destaque-se que outros escritores brasileiros contemporâneos também mereceriam como exemplo: o amazonense Milton Hatoum, o maranhense Ferreira Gullar, o mineiro Rubens Fonseca, o carioca Paulo Coelho e o gaúcho Luis Fernando Veríssimo ”, afirmou o senador Cássio Cunha Lima.

POSTAGEM RETIRADA DO BLOG, AVERDADE.

PT DE PEDRO AVELINO REALIZA REUNIÃO


O Partido dos Trabalhadores , PT, de Pedro Avelino, realizou na manhã de ontem, na câmara municipal uma reunião para traçar metas visando a eleição de 2012, estavam presentes, O Sr Luiz Oswaldo, Savio Antas, Dudu, Djailson, a secretaria de assistencia social, Ivone Teodoro  e o Ex prefeito Edcleiton Trindade. Djailson , informou que a reunião serviu para discutir a reestruturação do partido, e analisar possiveis alianças com partidos da base aliada, ficando descartada portanto qualquer chance de união com Democratas, PPS E PSDB. Ele disse ainda que no momento está mantida a pré candidatura do Sr Luiz Oswaldo.
 
Postagem retirado do Blog, Digo e Provo.

Novo terremoto, com magnitude de 6,3 pontos.



O México voltou a ser vítima de um terremoto nesta segunda-feira, 13 dias após um tremor causar a morte de 2 pessoas e deixar 11 feridos. O abalo de hoje atingiu 6,3 pontos na escala Richter. As informações iniciais indicam que não houve danos a imóveis e estruturas.
O novo tremor fez com que as pessoas saíssem às pressas dos prédios e corressem para as ruas. O sistema de pesquisa geológica dos Estados Unidos diz que o epicentro ocorreu próximo a Ometepec, no estado de Guerrero, a cerca de 560 km da capital Cidade do México e a 175 km da estância turística de Acapulco. A localização é próxima à do epicentro do tremor de 20 de Março.
— Tremeu forte, mas graças à Deus nada aconteceu. Todo mundo já entrou (em casa) mas as pessoas ainda estão paranóicas por causa do outro, que pareceu ainda mais forte. Graças às autoridades, as coisas estão mais bem construídas — disse Estaban Vite, morador da Cidade do México.
Marcelo Ebrard, prefeito da Cidade do México disse que inicialmente não havia sinais de danos e que os telefones estavam funcionando — à diferença do que ocorreu quando do terremoto do dia 20 de março, que atingiu 7,4 pontos na escala Richter. Naquela ocasião, centenas de imóveis foram danificados nos estados de Guerrero e Oaxaca. 
 
Postagem Retirada do Blog, Pedra Petra em Foco.