sábado, 17 de dezembro de 2011

Tabela da Copa do Brasil 2012

Mudança

Parabéns à Prefeita Mikarla de Souza pois, aqui na Zona Norte, onde existe bolsões de lixo estão sendo retirados.Por outro lado a coleta esta sendo feita  todos os dias, com turmas alternadas.

Prof e Poeta João Bosco

99 Anos de Luiz Gonzaga

As homenagens aos 99 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, celebrados nesta terça-feira, 13 de dezembro (dia de Santa Luzia), estão apenas começando. As cidades de Recife e Exu (onde nasceu) dedicam toda uma semana para as comemorações alusivas ao centenário de Luiz Gonzaga (próximo ano), o Rei do Baião, a voz mais expressiva da música nordestina.

No dia 2 de agosto de 1989, morreu o eterno “Rei do Baião” Luiz Gonzaga, o maior expoente da cultura sertaneja. Já se passaram 22 anos de sua partida mais ninguém o esquece. O reconhecimento da vida e obra de Luiz Gonzaga a cada dia que passa fica mais visível pelo universo cultural.

Uma grande homenagem ao mestre da sanfona está sendo preparada pela Unidos da Tijuca, uma das escolas de samba do Rio de Janeiro, que no Carnaval de 2012 homenageará o Rei do Baião. O título do samba enredo é: “No dia que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão”.

                         Fica aqui essa grande melodia feita por Luiz Gonzaga:

                                                            Asa Branca

               


                                                               Prof. e Poeta João Bosco

Esperança

Bem que a nossa Cidade merece uma agência da Previdência Social, daquelas que estão sendo inauguradas em outros municípios do RN.

Esta ação ajudará na revitalização da nossa terra.Canidatos , consigam este beneficio!Será meio caminho andado para vitória!

Prof e Poeta João Bosco

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Viajando no Tempo - Poesia do RN

Bilhetinho

Quando eu morrer
mesmo em tristeza devasta
morrerei da alegria de terem sido possíveis:
o amor a tristeza e a aventura de ser carne
em meio de tantas pedras

Iracema Macedo


Iracema Macedo-Nasceu em Natal/RN, no ano de 1970.É considerada a mais nova revelação da poesia pontiguar.Tem trabalhos publicados nas coletâneas Vale Feliz(1991) e Gravuras(1995).

Prof e Poeta João Bosco

Viajando no Tempo - Poesia do RN


MOVIMENTO CIRCULAR

Palavras se perderam no tempo
Foram gastas demais
Viraram moda.
Mas, o círculo continua
o ciclo continua.
E, estamos na rua,
Vendo e sentindo o acontecer
Palavras moem, remoem, movem,
Mexem, doem nos ouvidos.
Gente aceita
Gente rejeita
Gente se acomoda, gente se preocupa.
E, eu não tenho a culpa de ser poeta,
Muito menos de ver e sentir as coisas.

        João da Rua

João Batista de Moraes Neto - Nasceu em Natal-RN, no ano de 1961. Escritor talentoso, João da Rua foi um dos fundadores do Grupo cultural CABRA. Possui vários trabalhos de ficção. Publicou ESTACA ZERO (1978); SEIS POETAS À PROCURA DE UM LEITOR (1979); BURACO NO MURO (1979); VIBRA????j?ÇÕES PLINFETÁRIAS (1981); LIVRO DE BOLSO (1980) e seu importante livro de ficção TEMPORADA DE INGÊNIOS (1986).

Prof e Poeta João Bosco

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Vôo Dos Gansos



       Fica a vontade de ver os seres humanos imitarem a coerência dos Gansos

                                       Prof e Poeta João Bosco

Ponto de Vista

                                    
     É bom lembrar aos anjos de Pedro Avelino que os mesmos só possuem uma asa e que para voar, eles precisarãode outros anjos que também só possuem uma asa. Aí então, é que depois de  juntos poderão  equilibrar  o vôo..


                                                   Prof. e Poeta João Bosco.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Árvores do Nosso Sertão


 Ficheiro:Mamona.jpg



Mamona ou rícino é a semente da mamoneira (Ricinus communis L.), uma euforbiácea.
Recebe outras designações, conforme a região: no Nordeste brasileiro, carrapateira; em algumas regiões da África, é abelmeluco; na língua inglesa, como castor bean; na língua espanhola como como ricino, higuerilla, higuereta e tártago.
O seu principal produto derivado é o óleo de mamona, também chamado óleo de rícino. Embora seja usado na medicina popular como purgativo, este óleo possui largo emprego na indústria química devido a uma característica peculiar: possui uma hidroxila (OH) ligada na cadeia de carbono. Não existe outro óleo vegetal produzido comercialmente com esta propriedade. Isto lhe confere uma alta viscosidade e solubilidade em álcool a baixa temperatura. Pode também ser utilizado como matéria prima para o biodiesel.
A semente é tóxica devido principalmente a uma proteína chamada ricina, que quando purificada é mortal mesmo em pequenas doses[1]. O óleo é de difícil digestão, mas o maior risco na ingestão da semente é a toxina ricina. Mais de três sementes podem matar uma criança; mais de oito, um adulto. Possui ainda uma potente proteína alergênica chamada CB-1A ou Albuminas 2S presente nas sementes e no pólen.
Os principais países produtores de mamona são a Índia (73%), a China (18%) e o Brasil (8%) (2007, FAO), sendo os principais consumidores: Estados Unidos, França, Alemanha e Japão. No Brasil, a produção está concentrada no Estado da Bahia (67%), seguida do Ceará (15%), Minas Gerais (11%) e Pernambuco (3%).
O nome mamona provavelmente foi adotado devido à semelhança de suas folhas com aquelas do mamão (Carica papaya), embora estas duas plantas sejam muito diferentes e pertençam a diferentes famílias.

                                 Prof e Poeta João Bosco

Árvores do Nosso Sertão

Muçambê (Cleome spinosa L.)

A planta muçambê, também conhecida como sete-marias, muçambê-de-espinhos, muçambê-miúdo e beijo-fedorento, é indicada sobretudo para problemas pulmonares.


O chá das folhas e flores é tônico digestivo.

O sumo das folhas é usado em otite supurada e lavagem de feridas.

O chá da raiz, bem como o lambedor, serve para tosse, asma e bronquite.



LAMBEDOR DE MUÇAMBÊ

100 gramas de raiz de muçambê
1 xícara de açúcar
Meio copo de água

Lave bem a raiz de muçambê. Misture aos outros ingredientes, leve ao fogo baixo e deixe ferver destampado por 10 minutos. Deixe esfriar, coe e tome uma colher de sopa (ou de chá, no caso de crianças) três vezes ao dia.

Quem pode consumir o leite de cabra?


Pessoas de todas as idades podem ser beneficiadas com consumo de leite de cabra. As inigualáveis qualidades de leite de cabra serão particularmente benéficas para as crianças e as pessoas idosas. A digestão mais fácil é o principal benefício para estes dois grupos de pessoas.
Mas o leite de cabra pode ajudar também no tratamento dos seguintes distúrbios. divididos em três categorias distintas:

Gastrointestinais - vômitos, diarréia , desconforto abdominal, cólicas, costipação,
Respiratórios - asma, rinites, bronquite.
Dermatológicos - eczema, dermatites, erupções cutâneas.

As crianças, especialmente no seu primeiro ano de vida, podem ser suscetíveis a intolerância de proteína contida no leite de vaca. Embora muitas crianças superam esta alergia, porém em algumas ela persiste por muito mais tempo. Nos bebês cujo organismo é intolerante a proteína do leite de vaca, a mudança para o leite de cabra especial para bebês normalmente produz resultados benéficos imediatos. Tais sintomas como vômito, asma, eczema ou fraqueza geral, freqüentemente desaparecem imediatamente. Embora o leite de cabra seja mais caro que o leite de vaca, isto é insignificante se comparado com o bem-estar do bebê.
Aqui vale a pena ressaltar mais uma vez os benefícios de leite de cabra para pessoas idosas. Nas pessoas idosas os problemas digestivos e dermatológicos tornam-se freqüentemente mais acentuados. O consumo do leite de cabra pode amenizar significativamente estes sintomas típicos da idade avançada.


                                  Prof e Poeta João Bosco

FHC se define como 'careta' e diz que relação com Lula é 'histórica'

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se definiu como "careta" ao comentar temas como a maconha e evitou criticar seus sucessores nesta sexta-feira (9) durante sabatina realizada pela Folha e pelo UOL.

Ao se referir ao petista Luiz Inácio Lula da Silva, o tucano afirmou que a relação entre os dois é "muito antiga", e por conta disso, histórica. 

"Depois da redemocratização fomos os presidentes que mais ficamos no poder", disse FHC. Contou ainda que fala constantemente com Lula, dialogam, divergem e que é normal que assim seja.



"Às vezes ele me dá uma alfinetada, eu dou outra nele", disse, de forma bem-humorada.
Sobre Dilma Rousseff, disse que a presidente foi "muito generosa" com ele em carta enviada em seus 80 anos, em que reconhece seu legado, mas disse que ela "não é ingênua" de confundir que a boa relação que estabeleceram vá impedir que ele critique os erros de seu governo.



Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso durante a sabatina da Folha e do UOL
Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso durante a sabatina da Folha e do UOL

O tom ameno com que tratou os sucessores, no entanto, não evitou criticas ao PT, partido que fez oposição nos seus oito anos de governo.

Ele afirmou que é injusto dizer que o PSDB não tem projeto para o país. Citou o fato de o projeto levado a cabo pelo PT ser o mesmo dos tucanos na economia, e fez críticas ao partido de Dilma.

"A diferença é que o PT, quando ocupa o governo, deturpa as instituições, ocupa tudo", afirmou.

Abaixo outros temas abordados durante a sabatina:

ABORTO

"Não sou a favor que se faça aborto, mas sou contra a criminalização do aborto", disse FHC durante a sabatina, assumindo posição semelhante a que defende no caso das drogas, defendendo a descriminalização, mas deixando claro que não faz apologia.

REFORMA POLÍTICA

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso admitiu que errou quando governava por não ter apoiado uma reforma política. No entanto, segundo ele, a decisão foi deliberada.
"Se começasse por ela saberia que não sairia dela", disse o tucano.

FHC defendeu ainda o voto distrital. "Alguma coisa temos que tentar."

MENSALÃO

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que o mensalão só se tornou um caso conhecido porque o presidente do PTB, Roberto Jefferson, "teatralizou" a denúncia do esquema.

O tucano afirmou que uma eventual saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o auge das denúncias seria prejudicial ao país.

NAMORO

Durante o encontro, FHC esquivou-se de comentar sobre o namoro com a funcionária do Instituto FHC, Patrícia Scarlat, 34. "Estou velho e ao mesmo tempo estou bem", disse. "Não sou favorável a essa mania contemporânea de abrir o jogo", completou.



Ao ser pressionado sobre o namoro, o tucano reclamou: "O problema é meu".

FHC é viúvo da antropóloga Ruth Cardoso, morta em junho de 2008.

DROGAS

O ex-presidente voltou a defender a descriminalização do consumo de drogas, e, no caso da maconha, a legalização da venda da droga. "A guerra às drogas já matou mais que a do Vietnã", afirmou. Ele se definiu como "careta" ao comentar o assunto.

FHC disse que é preciso mudar o paradigma da discussão, hoje, segundo ele, centrada na repressão ao consumo.

"Olha o cigarro, hoje você tem essa foto [que ilustra danos à saúde no fundo do pacote], combate o consumo e o consumo tem diminuído. Não pode fazer isso com a maconha. O governo não pode falar de maconha", argumentou. "O usuário não pode ser posto na cadeia", reiterou.

PRIVATARIA

Questionado sobre os relatos feitos por Amaury Ribeiro Júnior no livro "Privataria", sobre a venda de estatais em seu governo, o ex-presidente desqualificou o jornalista. "O autor desse livro está sendo processado. Está na PF [Polícia Federal]. Até lá, quem está sob judice é ele", disse.

FHC ainda defendeu Ricardo Sérgio, diretor do Banco do Brasil durante sua gestão, citado por Amaury no livro. "Eu não tenho nada que o desabone", afirmou.

Prof e Poeta João Bosco

Título de Cidadão Cearense é concedido ao professor Luiz Oswaldo

 


A Assembleia Legislativa realizou sessão solene na noite desta quarta-feira (07/12) para entrega do Título de Cidadão Cearense ao professor Luiz Oswaldo Santiago Moreira de Souza, natural de Natal (RN), por relevantes serviços prestados ao Estado. A homenagem foi proposta pela deputada Rachel Marques (PT).

Rachel registrou que Luiz Oswaldo, há muito tempo, justificava essa homenagem por sua trajetória como professor, bancário, poeta, humanista, militante social e intelectual. Segundo ela, como professor, teve exitosas experiências nos diversos níveis de ensino, sempre fazendo respirar o espírito libertário e a pedagogia de Paulo Freire. “Como ele mesmo diz, formou e foi permanentemente formado”, acrescentou a petista.

A deputada afirmou que o homenageado destacou-se ainda pela qualidade de intervenções e por sua criatividade em fazer poesia em plena luta sindical, não sendo apenas o poeta do improviso, mas escrevendo também publicações como ‘Momentos’ e outros livros.

Rachel Marques ressaltou que o professor ocupa atualmente o cargo de diretor de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura em Estabelecimentos Rurais e Áreas Urbanas do Ministério da Pesca, e acrescentou que o dia de hoje é uma celebração de sua trajetória e uma homenagem dos seus, agora, concidadãos.

O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques, disse que o professor "é uma pessoa sempre do presente e quem está no presente sonha, acredita nos sonhos e luta para que eles se tornem realidade". “E há uma fórmula que ele sempre nos ensinou: ‘para que nossos desejos se tornem conquistas, não podemos sonhar sozinhos. É preciso sonhar juntos”, complementou.

Luiz Oswaldo destacou que esta é uma homenagem que toca, acaricia a alma e o coração e faz refletir os possíveis motivos de merecer o Título. “Toca em sentimentos profundos da alma humana, como os de pátria, torrão natal, pertença, cidadania e povo. A vida, de certa forma, é um caminhar perdido além do sonho, sempre. Construímos caminhos nos perguntando quem realmente somos, o que realmente fizemos e se merecemos ou não”, disse.

Ele lembrou que já recebeu outros Títulos de Cidadão no Maranhão, Rio de Janeiro e Goiás, além de uma comenda do Piauí e, em todos eles, a mesma pergunta se fez: “quem sou eu e o que fiz para merecer?”.

O homenageado ressaltou que o que a vida quer de cada um é coragem, acrescentando que ele viveu incomodando porque sempre lutou contra o que estava posto e contra todas as negações de direitos do ser humano.

“Nunca temi a utopia. Ela só é combatida pelos que têm medo. Carecemos da coragem de todas as utopias e de doar nossas vidas a nossos sonhos. Carecemos da coragem de mudar. E foi isso que tentei mostrar a meus filhos, netos, alunos, amigos e inimigos. Esse também é um momento de saudades, como se um filme me passasse pela memória com momentos marcantes do que vivi aqui, sempre com algumas cenas doces e outras amargas”, encerrou.

                                 Prof e Poeta João Bosco