sábado, 24 de março de 2012

EM PRIMEIRA MÃO

Dr.Luiz Oswaldo acaba de lançar a sua pré-candidatura a Prefeito de Pedro Avelino,em reunião com o seu grupo político.

Longe de qualquer arrogancia,mas é um nome que enobrece o nosso Municipio,tanto pela competencia,quanto pela experiencia.

 

Um tributo a Chico Anísio


            Chico Anísio (1931-2012) deixa um legado ara cultura brasileira, sem igual. Escritor com mais de 20 livros lançados, compositor e cantor, pois nos anos setenta, junto com Arnaldo Rodrigues, a dupla Baiano e novos Caetanos. Dos seus livros, o mais conhecido é o intitulado “Como salvar seu casamento”.

            Iniciou na Rádio Guanabara, era vascaíno e na juventude jogou bola. Ganhou várias concursos de calouros, imitando, Oscarito, Rodolfo Mayer, Luis Jatobá, etc.

            Na era da chanchada, nos anos 50, escreveu e atuou em filmes da Atlântida. Durante o ano de 1957. Estreou na TV Rio, com a Noite de Gala em 1959, que depois transformou-se no Chico Total. Chegou à rede Globo em 1968 e permaneceu até o último dia.

            Criou inúmeras personagens que nos enchia de alegria, e por trás de tudo isso, teve uma obra social profunda, quando ofereceu aos companheiros já esquecidos, criando a Escolinha do Professor Raimundo. Se o escritor português Fernando Pessoa ficou conhecido pelos heterônimos, Chico é pelas inúmeras personagens. 

            Agora o que podemos fazer é tê-lo em forma de saudade e memória.  

Poeta e Professor João Bosco.

Curtam o video:

LEI DO "Não vou com a sua cara!" CHEGA A AFONSO BEZERRA.


   Chegou esta noticia ao Blog. Que a comissão que preside o processo seletivo do Conselho Tutelar do município de Afonso Bezerra, está aplicando a lei do “Não vou com a sua cara” – e está empreterindo três candidatos. Será que é pelo fato de serem evangélicos da Assembléia de Deus?

  Até quando a sociedade vai aguentar o despotismo e o abuso do poder?

   Só quem pode tirar o nome de um cidadão de um pleito,democrático é o VOTO!

                           
                               Prof. e Poeta João Bosco

sexta-feira, 23 de março de 2012

Morre Chico Anysio

Morreu às 14h52 desta sexta-feira (23), aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. Segundo nota divulgada pelo Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, onde ele estava internado havia três meses, o humorista morreu após uma parada cardiorrespiratória, causada por falência múltipla dos órgãos, decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar. Ao longo de seus 65 anos de carreira, o cearense Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro (abaixo, nesta reportagem, relembre sua trajetória). Ele deixa oito filhos e completaria 81 anos no dia 12 de abril.
O corpo de Chico Anysio será velado no Theatro Municial, no Centro do Rio. O velório será aberto ao público a partir das 12h. No domingo (24), ele será cremado no Cemitério do Caju, na Zona Portuária. O horário da cerimônia ainda não foi definido. O governador do estado do Ceará, Cid Gomes, decretou luto oficial no Estado, por 3 dias, por causa da morte do humorista Chico Anysio.
Anysio apresentou uma piora nas funções respiratórias e renal na quarta-feira (21) e voltou a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia. Ele estava no CTI do hospital carioca desde 22 de dezembro do ano passado por conta de um sangramento. O comediante chegou a ter o problema controlado, mas apresentou uma infecção pulmonar e retornou à internação. Ele seguia em sessões de fisioterapia respiratória e motora diariamente, somadas a antibióticos.
O ator também foi submetido a uma laparotomia exploradora, procedimento cirúrgico que serve para revelar um diagnóstico. Essa cirurgia fez com que Chico Anysio tivesse um segmento de seu intestino delgado retirado.

No final de 2010, ele foi levado ao mesmo hospital com falta de ar. Após uma obstrução da artéria coronariana ser encontrada, passou por uma angioplastia, procedimento para desobstrução de artérias. Após 110 dias, teve alta em março do ano passado.

Com fortes dores nas costas, o humorista foi novamente internado em novembro. Ficou no hospital durante cinco dias, para receber medicação intravenosa devido a problema antigo nas vértebras que provocava dor. No fim de novembro, teve febre e os médicos descobriram uma contaminação por fungos, tratada com antibióticos. No começo de dezembro, retornou ao hospital com infecção urinária e ficou internado por 22 dias. Um dia depois, voltou ao Hospital Samaritano.

Nos momentos mais críticos, quando esteve no hospital entre dezembro de 2010 e março de 2011, Chico necessitou da ajuda de aparelhos para respirar e se comunicava com médicos e familiares por meio de mímica. Durante o período pós-operatório, houve o diagnóstico de um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).

Durante o período de internação, que alternou momentos no CTI e em unidades intermediárias, Chico Anysio apresentou quadros de pneumonia e passou por sucessivas broncoscopias. As infecções foram tratadas com uso de antibióticos.
Antes, em agosto de 2010, o humorista precisou ser internado para a retirada de parte do intestino grosso após ser constatado um quadro de hemorragia no aparelho digestivo. Em maio de 2009, outra pneumonia o levou ao hospital.

quarta-feira, 21 de março de 2012

22 de Março - Dia Mundial das Águas


A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193, de 22 de fevereiro de 1993, através da qual 22 de março de cada ano, a partir de 1993, seria declarado o "Dia Mundial das Águas" (DMA).
A comemoração do Dia Mundial da Água traz um alerta: prevê-se que, em 2050, 2 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos. Dados da ONU mostram que apenas 3% de toda a água terrestre é própria para consumo.
A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no planeta Terra. Sem a água, nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, sobreviveria. Cerca de 70% de nossa alimentação e de nosso próprio corpo são constituídos por água. Mais da metade de todas as espécies de animais e plantas do mundo é aquática.
Os oceanos, os mares, as geleiras, as neves, os lagos e os rios cobrem aproximadamente dois terços da superfície da Terra. Os cientistas calculam o seu volume total em 1,42 bilhões de km, cuja maior parte (95,1%) está composta pelas águas salgadas dos mares e oceanos.
Os 4,9% restantes constituem-se de água doce, distribuída entre as geleiras polares, que ocupam 97% desse precioso volume; e a água na forma líquida, disponível para o nosso uso, cujo volume é estimado em pouco mais de 2 milhões de km. Assim, 99,9% das águas de nosso planeta são águas salgadas ou permanentemente congeladas.
A Nortada


Não existe clima mas saudável do que o vento Norte no Sertão. Este vento denuncia o prenúncio de muita chuva e consequentemente boa safra.

Geralmente, ás 14:00 horas, nos anos bons, começa a soprar aquela brisa maritima maravilhosa, levantando folhas e fazendo redemoinhos de baixo teor, que cada vez mais anima ao sertanejo.

Na hora em que a Nortada varre os céus, as mulheres torravam o café e se ouvia a pancada do pilão e o cheiro de café novo.

                                                                                         Eta tempo bom !




João Bosco
Prof° e Poeta

ENGENHEIRA QUIMICA da UFRN visita a ACAVUJ

 Matéria retirada do Blog A verdade
Recebi  hoje (20.03.2012) na ACAVUJ a visita da Engª. Química LUZIANY ADYJA DA COSTA FREIRE, acompanhada do seu esposo FRANCISCO MARCELO AVELINO DANTAS FILHO.  A mesma  tem como TESE DE DOUTORADO, o  ‘ESTUDO  DAS PROPRIEDADES DO SORO DO LEITE DE CABRA”  na  UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN). Mostrei a  mesma a importância que teve a CABRA em nossa região. Além de AFONSO BEZERRA – RN ser o maior produtor de LEITE DE CABRA DO BRASIL, aqui também se produzia a RAPADURA DE LEITE DE CABRA, QUEIJOS,  DOCE DO SORO DO LEITE DE CABRA e o SABONETE que pode ser feito com o soro, embora nos fazemos com o LEITE. Com o passar dos anos, O PREÇO DO LEITE DEFASADO, AUMENTO NO PREÇO DA RAÇÃO E ATRASO NO PAGAMENTO DO LEITE por parte dos GOVERNOS 
 ESTADUAL E FEDERAL tornaram a CABRA não um projeto de vida mas sim um  DESAFIO para os criadores do SEMI ÁRIDO. Afonso Bezerra-RN chegou a produzir 2.850 litros de leite em um dia com 187 produtores, hoje nossa produção  de 400 litros / com 45  produtores. A atividade, acabou. Alem do GOVERNO ter que aumentar o preço do litro de leite pago ao produtor, ainda teria que contratar um PSICOLOGO para convencer os CAPRINOCULTORES que tudo aquilo já passou e novos dias iriam voltar alem de um  TÉCNICO  MOTIVACIONAL  para recuperar a AUTO ESTIMA DOS CRIADORES.Foi oferecido a Dra. Luziany  QUEIJO DO LEITE DE CABRA NATURAL e com OREGÁNO, DOCE  DO SORO DO LEITE DE CABRA aonde a mesma degustou e elogiou alem de SABONETES DE LEITE DE CABRA.
Luziany Adyja(Engª Quimica)

ELSON TRINDADE NÃO IRÁ DISPUTAR A REELEIÇÃO


ELSON TRINDADE :PSB
Reviravolta na politica de Pedro Avelino, de forma surpreendente o prefeito Elson Trindade, do PSB, informou aos seus aliados que irá mais disputar a eleição de 2012. Elson , alegou problemas pessoais para tomar esta decisão, a posição do prefetio foi divulgada por ele mesmo em uma reunião na noite desta terça feira como já haviamos informado, a reunião aconteceu no trinta. Primeiro Elson, acompanhado do seu irmão o ex prefeito Edcleiton , informou a decisão que havia tomado aos vereadores da base aliada, e em seguida aos demais presentes na reunião. o prefeito no entanto não disse ainda quem vai apoiar.
 
Matéria Retirado do Blog Digo e Provo.

Poeta e Professor João Bosco.

Uma Tradição dos Sertões dos Angicos



            Vendo no Blog  Digo e Provo, do nosso amigo Gean,  a missa campal, celebrada no dia 19-03-2012, em Angicos. Volto no tempo e vejo o Pe. Luiz Teixeira da Fonseca em 1830, celebrando a missa do dia 19/3, em homenagem oo Sr. São José, seguida da cerimônia de inúmeros casamentos das Vilas de: São Romão, Jardim de Cardoso, Carapebas, e Gaspar Lopes.

            Os romeiros saiam em lombo de cavalos, um dia antes, e enchiam de vida a cidade de Angicos.

       Na ocasião da festa, o povo tomou conhecimento da maioridade de D. Pedro II, da abdicação de D. Pedro I, das regências, das revoluções regionais. Foi lá que os voluntários da pátria, tomaram conhecimento da importância de defender o Brasil da tirania paraguaia, onde merece destaque o Ten. José Avelino. Nos idos de 1880, nesse grande encontro regional, o povo tomou conhecimento das ideias abolicionistas, e consequentemente republicanas,onde merece destaque o alferes,Juvencio Tassino  Xavier de Menezes que foi o secretario da ata que mudou a Provincia do rn em Estado,ao lado do Dr.Pedro Velho.
          Já na primeira metade do século XX, começaram a despontar os expoentes políticos saídos dos sertões dos Angicos: Alzira Soriano em Jardim de Angicos e Lages, Arlindo Rocha em Afonso Bezerra e Luiz Felipe em Epitácio Pessoa, o capitão Jose da Penha, o político vibrante, que combateu a ditadura dos Maranhões, o Senador e interventor Geogino Avelino que era filho do jornalista Pedro Celestino da costa Avelino e o maior de todos o Deputado Federal, Governador e por duas vezes Ministro de Estado Aloisio Alves.
            Certamente desses encontros da festa de São José nasceu a ideia da emancipação daqueles Distritos que hoje formam os municípios de: Fernando Pedroza, Jardim de Angicos, Afonso Bezerra e Pedro Avelino.           


Poeta e Professor João Bosco.    


domingo, 18 de março de 2012

A decisão formada em tua mente!


                           

Suco para dormir bem


          Lucineide Medeiros                                                        

Segundo cientistas da universidade Northumbria, no Reino Unido, beber suco concentrado de cereja pode aumentar não só a duração como a qualidade do sono. Para comprovar essa propriedade, eles ofereceram 30 mililitros da bebida ou um suco de mentirinha a 20 voluntários duas vezes ao dia, por uma semana. Ao final do período, notaram que o grupo do refresco de cereja teve um aumento de aproximadamente 15% nas taxas de melatonina — hormônio que faz a gente pregar os olhos. “Agora estamos investigando as aplicações da bebida no tratamento de inflamações e na recuperação após exercícios extenuantes”, fala Glyn Howatson, líder do trabalho.

fonte: Revista Saúde e Blog   A VERDADE.

LISTA DE CONVOCADOS E NOMEADOS PARA PROFESSORES DO RN

SEGUE  ABAIXO O LINK PARA ACESSO IMEDIATO A LISTA DE CONVOCADOS E NOMEADOS  PARA PROFESSORES DO RN.

                         CLIQUE AQUI! 


A OPINIÃO DE CRISTOVAM BUARQUE



SENADORES QUEREM O IMPEACHMENT DO GESTOR QUE NÃO PAGAR O PISO DO PROFESSOR


- Publicado por Robson Pires, 

Os gestores públicos que não pagarem o piso salarial dos professores deveriam ser afastados de suas funções. É o que defendeu o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Ele disse ainda que a greve dos professores não deveria paralisar completamente as atividades, para evitar prejudicar os estudantes.
Em contrapartida, sugeriu que as demais categorias de trabalhadores entrassem em greve geral em apoio aos docentes.
Atualmente o piso salarial nacional dos professores equivale a R$ 1.458,00, um valor que alguns estados e muitas prefeituras alegam não serem capazes de pagar. Isso gerou no país, segundo o senador, “uma explosão de greves”. “Não estou satisfeito, pois é lamentável que a lei ainda não esteja sendo cumprida, mas também acho lamentável que por causa dessa lei tenhamos crianças sem aula nos dias de hoje.
Não consigo deixar de apoiar os professores, mas não consigo ser solidário com greve de aulas”, disse o senador.

Professor Poeta Joao Bosco

Morre o cantor Jorge Goulart, sucesso da era do rádio




  


   Morreu neste sábado (17), no Rio de Janeiro, o cantor Jorge Goulart, voz de sucesso nos anos 50 e 60. Goulart tinha 86 anos e estava internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. A causa da morte, segundo o hospital, foi uma insuficiência respiratória.

   Foi Goulart quem lançou uma das mais emblemáticas marchinhas de carnaval, “Cabeleira do Zezé (Olha a cabeleira do Zezé, será que ele é, será que ele é?). Além desse, colecionou outros tantos sucessos, como a também marchinha “Não faz marola” e o clássico “A voz do morro”. De acordo com informações do site Dicionário da MPB, de Ricardo Cravo Albin, Goulart lançou seu primeiro LP em 1945. Em 1952, o cantor ganhou o título de “Rei do rádio”.

    O cantor foi casado com a companheira de profissão Nora Ney (1922-2003), conhecida como a rainha da fossa. Juntos, eles fizeram diversas gravações e shows. Em 1983, Jorge teve um câncer na garganta, o que fez com que ele ficasse impedido de cantar.

    Sua última aparição na TV foi em 2010, no programa “História Sexual da MPB” (foto abaixo, Goulart no canto esquerdo, ao lado de Miltinho, Faour e Roberto Silva)), comandado pelo jornalista e pesquisador musical Rodrigo Faour no Canal Brasil. Àquela altura, muita gente pensava que o cantor nem fosse ainda vivo, o que mostra como o Brasil trata mal seus ídolos do passado.

                                            
                                    Professor e Poeta Joao Bosco da Silva

                                           


  Vejam o poema Parnasiano nascimento do grande Olavo Bilac ´´´Conheçam a Arte pela Arte``.




Nascimento


Noite ainda, quando ela me pedia 
Entre dois beijos que me fosse embora, 
Eu, com os olhos em lágrimas, dizia: 

"Espera ao menos que desponte a aurora! 
Tua alcova é cheirosa como um ninho....
E olha que escuridão há lá por fora! 

Como queres que eu vá, triste e sozinho, 
Casando a treva e o frio de meu peito 
Ao frio e à treva que há pelo caminho?! 

Ouves? é o vento! é um temporal desfeito! 
Não me arrojes à chuva e à tempestade! 
não me exiles do vale do teu leito! 

Morrerei de aflição e de saudade... 
Espera! até que o dia resplandeça, 
Aquece-me com a tua mocidade! 

Sobre o teu colo deixa-me a cabeça 
Repousar, como há pouco repousava... 
Espera um pouco! deixa que amanheça!"

E ela abria-me os braços. E eu ficava.

E, já manhã, quando ela me pedia 
Que de seu claro corpo me afastasse, 
Eu, com os olhos em lágrimas, dizia: 

"Não pode ser! Não vês que o dia nasce? 
A aurora, em fogo e sangue, as nuvens corta... 
Que diria de ti quem me encontrasse? 

Ah! nem me digas que isso pouco importa! 
Que pensariam, vendo-me, apressado, 
Tão cedo assim, saindo a tua porta

Vendo-me exausto, pálido, cansado, 
E todo pelo aroma de teu beijo
Escandalosamente perfumado? 

O amor, querida, não exclui o pejo... 
Espera! até que o sol desapareça, 
Beija-me a boca! mata-me o desejo! 

Sobre o teu colo deixa-me a cabeça 
Repousar, como há pouco repousava! 
Espera um pouco! deixa que anoiteça!" 
E ela abria-me os braços. E eu ficava...