sábado, 17 de setembro de 2011

Espaço Das Grandes Figuras


  Luis Oswaldo Santiago

         
   No último dia 14/09, postamos um texto que fala da nossa luta,minha e do professor e jornalista,Marcos Calaça, em prol do nosso município,apontando caminhos.saídas que possam tira-lo  do estagio letárgico em que está mergulhado.

   Em seguida   me deparei com uma postagem no blog, Digo e Provo, do nosso amigo Gean Carlos,onde aparece a Deputada Federal, Fátima Bezerra, o Senador,Paulo Davim , o Dr. Luís Oswaldo  Santiago e o Senador Garibaldi Alves.Os três  apresentaram ao Senador G.A. a  proposta alvissareira,de que, Luis  poderá  sair Candidato de consenso em Pedro Avelino,pelo PT,onde terá o apoio do PSB,PV e possivelmente do PMDB.

   Luis Oswaldo Santiago é neto de Dona Fefita e de Adalgiso Barros Santiago, que foi o primeiro Presidente da Cooperativa Agro-pecuária de Pedro Avelino(31-05-1938),além de proprietário das fazendas Arábia,West-Wallei e  Azeredo.Essa família é descendente dos donos de Guajiru,especialmente,onde hoje encontra-se a Indústria têxtil,COTENE, em São Gonçalo do Amarante/NATAL.Luis também é sobrinho de José Santiago,que em 1951,foi candidato a Prefeito de Pedro Avelino,tendo como companheira de chapa,uma mulher muito à frente do seu tempo,a Senhora Albertina Viera. Sua mãe, a Senhora Maria Da Glória formava parelha com Irmão,José, nas Vaquejadas e ajudava a campear o gado nas ocasiões em que estava de férias.

    Na minha postagem,eu afirmo que o cadidato devera ser interrogado e apresentar seu Perfil.Recebi um e-mail sobre a vida desse conterrâneo ilustre.
         
   Jovem foi seminarista, funcionário do Banco do Brasil, onde chegou a vice-presidencia do Governo Lula.Diretor do Ministério da Pesca e conselheiro do PREVI(BB).Foi ainda Secretario Municipal das Cidades de:Icapui e Quixadá/Ceará.Tem sido ainda um parceiro importante para o desenvolvimento do RN.Implantou os Tele centros no Brasil sendo que o mais beneficiado foi o estado do Rio Grande do Norte.
   
   Temos testemunhos de prefeitos da nossa terra e de outros Municipios, que em Brasília, receberam de Luis, toda assistência necessária na resolução dos seus Pleitos. O referido conterrâneo tem titulo cidadão do estado do Rio de Janeiro (Deputado Samuel Malafáia); titulo de cidadão Caicoense(Câmara Municipal);Titulo cidadão Pedrabranquense (Câmara Municipal) e ainda possui algumas comendas Internacionais. 

   Portanto, um Pedroavelinense deste nível,sendo Gestor, o Município so tem a ganhar uma vez que vem agonizando à décadas.

                                                              Natal, 17-09-11
                                   Prof. e Poeta   João Bosco    

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Valores para viver bem

   Os valores não surgem na vida em sociedade como um trovão no céu. São construídos na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas escolas, nas manifestações culturais, nos movimentos e organizações locais. Conhecê-los, compreendê-los e praticá-los é uma questão fundamental da sociedade atual.

*Confira dez conceitos que podem ser desenvolvidos para melhorar a nossa  vida em sociedade:  

  • Autonomia: 
    Refere-se ao valor que reconhece o direito de um individuo tomar decisões livremente, ter sua liberdade, independência moral ou intelectual. 

  • Capacidade de convivência:

    Valor que desenvolve a capacidade de viver em comunidade , na escola, na família, nas igrejas, nos parques, enfim em todos os lugares onde se concentram pessoas de modo a garantir uma coexistência interpessoal harmoniosa.

  • Diálogo:

  Valor que reconhece na conversa um momento da interação  entre dois ou mais indivíduos, em busca de  um acordo. 

  • Dignidade da pessoa humana:

  Valor absoluto que cada ser humano tem. A pessoa é fim, não meio. A pessoa tem valor, não preço.          

  • Igualdade de direitos :



  Valor inspirado no principio segundo o qual as pessoas são submetidas à lei e gozam dos mesmos direitos e obrigações

  • Justiça:

   É o valor mais forte . manifesta-se quando a pessoa é capaz de perceber ou avaliar aquilo que é direito, que é justo.É o principio moral em nome do qual o direito deve ser respeitado.

  •  Participação social :

   Valor que desenvolve à medida que nos tornamos parte da vida em sociedade e leva nos a compartilhar com os demais membros da comunidade conflitos, aflições e as aspirações comuns.

  • Respeito mútuo:

    Valor que leva uma pessoa a tratar outra com grande atenção, profunda deferência, consideração e reverência. A reação da outra será no mesmo nível.

  • Solidariedade:

     Valor que se manifesta no compromisso pelo qual as pessoas se obrigam umas às outras e cada uma delas a todas particularmente , diante dos poderes ,dos desprotegidos ,dos que sofrem dos injustiçados , com intuito de confortar, consolar e oferecer ajuda.

  •  Tolerância

      Valor que se manifesta na tendência a admitir nos outros maneiras de pensar de agir e de sentir diferentes ou mesmo diametralmente opostas às nossas.

                                 

                                                Prof. e Poeta João Bosco.      

Viajando no tempo poesia do RN- PRAIEIRA DOS MEUS AMORES


  SERENATA DO PESCADOR
de OTONIEL MENEZES




Praieira dos meus amores,
Encanto do meu olhar!
Quero contar-te os rigores
Sofridos a pensar
Em ti sobre o alto mar...
Ai! Não sabes que saudade
Padece o nauta ao partir,
Sentindo na imensidade,
O seu batel fugir,
Incerto do porvir!

Os perigos da tormenta
Não se comparam querida!
Às dores que experimenta
A alma na dor perdida,
Nas ânsias da partida
Adeus à luz que desmaia,
Nos coqueirais ao sol-pôr...
E, bem pertinho da praia,
O albergue, o ninho, o amor
Do humilde pescador!

Quem vê, ao longe, passando
Uma vela, panda, ao vento,
Não sabe quanto lamento
Vai nela soluçando,
A pátria procurando!
Praieira, meu pensamento,
Linda flor, vem me escutar
A história do sofrimento
De um nauta, a recordar
Amores, sobre o mar!

Praieira, linda entre as flores
Deste jardim potiguar!
Não há mais fundos horrores,
Iguais a este do mar,
Passados a lembrar!
A mais cruel noite escura,
Nortadas e cerração
Não trazem tanta amargura
Como a recordação,
Que aperte o coração!

Se, às vezes, seguindo a frota,
Pairava uma gaivota,
Logo eu pensava bem triste:
O amor que lá deixei,
Quem sabe se inda existe?!
Ela, então, gritava triste:
Não chores! Não sei! Não sei...
E eu, sempre e sempre mais triste,
Rezava a murmurar:
“Meu deus quero voltar!”

Praieira do meu pecado,
Morena flor, não te escondas,
Quero, ao sussurro das ondas
Do Potengi amado,
Dormir sempre ao teu lado...
Depois de haver dominado
O mar profundo e bravio,
À margem verde do rio
Serei teu pescador,
Ó pérola do amor!

OTONIEL MENEZES

       Para a maioria dos norte-rio-grandenses, Otoniel Menezes é e continuará sendo sobretudo o criador dos versos da canção "Praieira", de 1922, espécie de hino da cidade do Natal, (aliás, pelo decreto-lei nº 12, de 22 de novembro de 1971, o governo municipal de Natal considerou a "Praieira", o "Hino da Cidade"), com música de Eduardo Medeiros. Originalmente intitulada "Serenata de Pescador", "Praieira", como ficou conhecida popularmente, foi escrita para saudar os pescadores natalenses que, em três barcos a vela, viajaram de Natal ao Rio de Janeiro, dentro das comemorações do Centenário da Independência, em 1922.
Otoniel Menezes, certa vez, revelou que uma das alegrias de sua vida era ouvir, nas madrugadas natalenses, gente do povo cantando sua "Praieira" em serenatas.

Foto gentilmente cedida por Juliano Caetano
Natal RN 

                                             Prof. e Poeta João Bosco.    

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Despertando e Expandindo a Zona Norte




                                                          Pajuçara

      As referências históricas às terras onde se situa o bairro do Pajuçara aparecem nos registros de 1731, como data de terra concedida pelo Senado da Câmara do Natal, no segundo quartel do século XVIII. Relata o pesquisador Olavo Medeiros Filho (Terra Natalense 1991/93) que a doação fora feita a Joana de Freitas da Fonseca, viúva do Capitão Manuel Correia Pestana. “Receberam, por título de compra, da viúva Dona Grácia do Rego o sítio chamado de Redinha, da outra banda do rio desta cidade, com toda a terra do outeiro do minhoto até o rio Guajiru, por largura... da praia da Redinha até a Lagoa Pajuçara.  
   Cascudo ainda acrescenta que o nome Pajuçara vem de um afluente do rio Trairi, lugar na margem esquerda do Potengi, diante da cidade do Natal. Origina-se de ipajuçara, lagoa da palmeira Juçara. Denomina comumente locais de lagoas e alagadiços.

    Informações mais recentes sobre a área dão conta que suas terras pertenciam a diferentes proprietários, dentre os quais algumas empresas construtoras. Em um desses terrenos, foram construídos os conjuntos Pajuçara I e II em 1987. Marcam o início da ocupação do atual bairro e destacam-se como os primeiros construídos na área.

    No início da década de 90, ocorreu novo parcelamento do solo com a divisão em lotes para abrigar o plano PAI do Governo Federal. Destinava-se à implantação de casas para a população de baixa renda, atendendo aqueles que, excluídos do mercado habitacional. Quisessem concretizar o sonho da casa própria a baixo custo.

     Assim, a partir de 1991, surgiram os conjuntos: Novo Horizonte, Vista Verde, Parque das Dunas, Brasil Novo, Morada Alvorada, Além Potengi e Vila Verde, Além dos loteamentos: Novo Horizonte, Santa Emilia, Santa  Cecília, Jagatá e uma outra área, onde é feita toda produção do cavaco Chinês em Natal. Desde a proposta de delimitação dos bairros de Natal (1979), já havia esta unidade de área que somente foi oficializado em 1993 através da Lei n.° 4.328, de 05 de abril, publicada no Diário Oficial de 07 de setembro de 1994.

                                                      Prof. e Poeta João Bosco.                
   


Ponto de Vista


    Através dos blogs "O Galinho" do jornalista Marcos Calaça e "Cultura em Foco!" do professor João Bosco, nos últimos anos, fizemos uma trincheira pesquisando, informando, analisando tudo que diz respeito a nossa terra. Pesquisamos sobre o sítio arqueológico do Serrote dos Caboclos, a metalogenia das serras: Preta, Aguda e Azeredo, o derrame de kimberlito (rocha matriz do diamante) de Santa Fé, da história da Cruz Milagrosa, a base física do Campo de Serra Verde, dos rios: Gaspar Lopes  e Serra Aguda, da Estação e casas de turmas, da feira aos sábados e em Córregos aos domingos, do comércio, das festas religiosas, do turismo religioso e ecológico, da obra do cônego Antas, do trem, da sociedade do Country Club, do futebol, do açude público, da energia eólica, de outras culturas agrícolas, como capricultura e apicultura, da plantação de melão e melancia, da exploração da cal, de pesquisas petrolíferas, do museu da pessoa humana, onde destacamos a biografia de valores da nossa Pedro Avelino, de crônicas, causos, poesias e contos. Um acervo de grande produção cultural que serve para especializações e monografias com grande valor científico para estudantes e a população em geral. 


    Diremos parodiando "Os Baianos  e os novos Caetanos": Não há considerações gerais para fazer, tá tudo aí... Ta tudo aí..  para quem quiser ver!


    Será que ao menos passa pela cabeça dos postulantes ao poder de incluírem em suas propostas temas que nós temos, vezes sem conta, apontando os caminhos que possam ajudar ao gestor tirar o nosso povo da letargia que foi submetido?
 

   Não acreditamos que nenhum cresça em pesquisa, se não responder à sabatina que vai  colocar o município na linha do tempo. Até porque as pessoas vão perguntar ao dito cujo, para que veio, pois a solução das coisas não está nas respostas e sim nas perguntas.



















quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MEC pretende ampliar tempo de aluno na escola!!

      MEC pretende ampliar tempo de aluno na escola Agência EstadoAgência Estado – 3 horas atrás      tweet18     Email     Imprimir  O Ministério da Educação (MEC) estuda aumentar o número de horas que os alunos passam na escola, com a ampliação gradativa do ano letivo de 200 para 220 dias, ao longo de quatro anos, e/ou com o aumento da quantidade de horas dentro da escola.  Segundo o ministro Fernando Haddad, a proposta é discutida com União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. 

      A declaração foi feita na abertura de um congresso internacional promovido em Brasília pelo movimento Todos Pela Educação.  A ideia surgiu com base em estudo coordenado pelo secretário de Ações Estratégicas da Presidência, Ricardo Paes de Barros, que mostra que o aprendizado se relaciona com a exposição ao conhecimento. “No Brasil essa exposição é baixa, seja porque a carga horária diária é baixa, seja porque o número de dias letivos é inferior ao de outros países”, disse Haddad.  Uma das possibilidades consideradas é a antecipação das metas do Programa Mais Educação, do governo federal, que prioriza a educação integral. Segundo Haddad, há 15 mil escolas no programa, com carga de sete horas por dia. 

      A meta para 2014 é de alcançar 32 mil, objetivo que pode ser antecipado pela presidente Dilma Rousseff, para 2013.  Dias letivos  Outra proposta é aumentar o número de dias letivos, principalmente por causa da falta de estrutura física das escolas, o que seria realizado por um projeto de lei. “Não aprovaremos um projeto de lei sem haver consenso. Não vamos encaminhar sem antes receber o aval daqueles que vão executar isso”, afirmou.  Haddad diz que as propostas não são excludentes e há orçamento para a ampliação. “Estamos prevendo aumentar o investimento de 7% do PIB.”  

 As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

                                                     Prof. e Poeta João Bosco.

É bom Lembrar.

 - João Ernesto com o seu coração voltado para fazer o bem.

 - Zé, valentim e sua loja de tecidos.

 - Cícero Domingos e iniciando a padaria.

 - Chico Paulo fazendo cana de cabeça.

 - Assis da padaria e sua hospitalidade.

 - Leopoldo exibindo a Rural azul.

 - Cícero da bodega no beiço do rio.

 - O pioneirismo de Dona  Auta no açude.

 - Domingos Braz, o administrador da 1ª reforma agrária.
 
 - Hortêncio na paciencia de soltar as bombas, na Vitória Tardia.

 - Manoel Toucinho, Zé Nega, Zé Rosa, Louro e as meninas.

 - Djalma de João de Barros chamado ovos de bife do oião e galinha de boi de bico.

 - Dedé de Eugênio assando saborosos avoetes no club.

 - Joumar e Chico Braulino, chegando da caçada noturna com o auxilio do cachorro "Zé Pretinho". 


                                           Prof. e Poeta João Bosco.

Livraria Câmara Cascudo conquista pelo 5º ano Prêmio “Marcas que Marcam” do Diário de Natal

                        Bira Marques conquista mais um prêmio!!

   

     
   Este ano é o terceiro prêmio conquistado pela Livraria Câmara Cascudo. O primeiro foi o “Prêmio Dez/Ambev como a “Empresa Amiga do Esporte”. Depois, o prêmio “Top of Mind”, da Revista Foco e agora, a grande notícia foi a conquista do Prêmio “Marcas que Marcam”, do Jornal Diário de Natal.
É o quinto prêmio “Marcas que Marcam” que a livraria conquista. Antes, nos anos de 2004, 2005, 2006 e 2007 recebeu o prêmio.  Após um período sem realizar a pesquisa, o jornal voltou este ano e mais uma vez, a livraria conquista.
   A entrega do prêmio será em outubro em local ainda a ser definido pelo Diário de Natal com uma festa que confraterniza a classe empresarial do Estado. Para o empresário Bira Marques, mais uma conquista só faz aumentar a responsabilidade de se manter no topo do segmento de livros e papelaria. “Conquistar prêmios é sempre ótimo, mas entre todas as pesquisas, a mais importante é a que e realizada pelo Procon municipal, onde ganhamos há anos como a livraria de Natal que vende mais barato e tem maior variedade”, disse Bira.
                                                                              Prof. e Poeta João Bosco  

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Espaço das Grandes Figuras

                      Legado dos Tassino a Pedro Avelino

    A nossa primeira escola foi criada pelo Major, Francisco Alexandre Xavier, este nosso conterrâneo do sertão dos Angicos, estudou Medicina na Bahia, até o quarto ano; Voltou para Angicos e exerceu muitas funções ao longo da vida. Foi presidente da câmara, escrivão publico, professor, capitão, Cirurgião-Mor  da Guarda Nacional de Angicos e Macau, ainda formou-se em Direito e pelo seu espírito humanístico sempre defendeu os humildes.


    Juvêncio Tassino Xavier de Menezes, filho do Major, Francisco Xavier de Menezes e Dona Maria de Fontes Taylor, Inglesa, estudou no Recife onde se destacou em língua Portuguesa, Inglês, Francês, Matemática e Latim. O Pte. Olinto Meira o nomeou Professor Público,onde serviu em Taipu, Angicos, Mossoró e Caicó. Foi fundador do Partido Republicano, juntamente com o Dr.Pedro Velho, Onde era secretário.  


    O Alferes abandonou tudo e foi morar na sua fazenda Livramento em Angicos. Durante a seca dos dois sete (1877)perdeu todos os seus bens. Veio parar no Vale do Ceara - Mirim, onde conseguiu, com muita luta, recuperar seu patrimônio. Foi chamado pelo Senhor dos Guarapes, Fabrício Pedrosa,para exercer o cargo de procurador Geral da Firma,e representante do comercio exterior (venda de açúcar durante a guerra da Sessessão). Ainda foi Juiz Distrital do Município de Guarabira- PB, finalmente em 1913, veio para sua Fazenda São Miguel em Gaspar Lopes.


    Sua influência foi decisiva para a chegada da estrada de Ferro, das Escolas Reunidas, e muitos Açudes no Município. Era pacifico, receitava, acolheu  ex Escravos, e sua geração, Por exemplo,”Mãe Chica e Joana”.Esta enterrado no Cemitério do Logradouro, em São Miguel.


    Da sua descendência, ficou o Sr.Luis Tassino, seu Duca que alargou os Campos de Plantação, Além da enorme influência politica, junto à familia Pedrosa e ao Governo Federal. Seus Filhos Duquinha Tassino, era Agrônomo, sempre conviveu ligado a Pedro Avilino. Não perdia vaquejada.Toinho que foi Heroi da Revolução Constitucionalista, morreu cedo e no seu sepulcro no cemitério do Logradouro, foi construído um Mausoléu, Arquitetado pelo mesmo engenheiro que idealizou o Grande Hotel em Natal. Dona Meire, uma mulher muito á frente do seu tempo, pois foi ao mesmo tempo, agricultora, motorista, tratorista, comerciante amazona e tendo recebido  uma educação refinada, participou também dos Ciclos Sociais da nossa Capital, do Brasil e até no Exterior. 

   Dr. Marcos Tassino, o Médico que dedicou anos ao nossos município, foi Vice-prefeito e Prefeito Municipal, e ainda hoje continua servindo a cada conterrâneo no que pode.              

                                                                   Prof. e Poeta João Bosco   

domingo, 11 de setembro de 2011

É bom Lembrar.

        - Cassimíro Soares, que durante uma seresta em frente à sua casa, já saia com a bebida e o tira gosto, sobrava gentileza.

        - Zelito Calaça, além de consultar em domicilio, dava o remédio, aos humildes.

        - Os irmãos Luís, Francisco e João Cadó, chegando e trazendo consigo, pessoas maravilhosas.

        - O audodidatismo de um José Doninha.

        - A amabilidade e o respeito de Nenem Caboca.
        - A luta de Antônio Rufino por uma escola de Nível ginasial, científico, e o sonho realizado no seu filho Rômulo com a universidade.

       - O futebol dos Braz: Paulo, Borita,Titico, General e Djímar.

       - João Pereira questionando a cor da bola 7 (preta sem igual) que as vezes, para ele, era azul.

       - Os irmãos, Alindo e Antônio Clementino, atravessando o tio, Gaspar Lopes, de barreira a barreira.
       - Os cuidados de Tio França com o Zagueiro, José de rosa, de longe ensinado jogadas.

       - Maifon, juiz de futebol, dando um batido, no atleta, sem tirar o apito da boca.

                                              Prof. e Poeta João Bosco.
  

Parabéns a Gean Carlos

   Ola Amigos, venho nesta postagem parabenizar Gean Carlos e o seu blog " É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DE PENSAMENTO SENDO VEDADO O ANONIMATO / C.F." por está prestando uma imensa informação sobre o nosso município na sua postagem " Pedro Avelino em Preto e Branco". 
   

                        
    Com estas reliquias a Ex-primeira Dama Sra. Dulce Dulcila Câmara, "Dona Dulce", prova que Mulatinho foi pioneiro na Tv publica, quando não estava ainda ao alcance dos humildes, e foi também precursor das novas tecnologias na escola, equipando-as com uma televisão. 

     Por outro lado, a construção do Paulo VI veio povoar e expandir o crescimento da cidade.

                                 Prof. e Poeta João Bosco