quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Despertando e Expandindo a Zona Norte




                                                          Pajuçara

      As referências históricas às terras onde se situa o bairro do Pajuçara aparecem nos registros de 1731, como data de terra concedida pelo Senado da Câmara do Natal, no segundo quartel do século XVIII. Relata o pesquisador Olavo Medeiros Filho (Terra Natalense 1991/93) que a doação fora feita a Joana de Freitas da Fonseca, viúva do Capitão Manuel Correia Pestana. “Receberam, por título de compra, da viúva Dona Grácia do Rego o sítio chamado de Redinha, da outra banda do rio desta cidade, com toda a terra do outeiro do minhoto até o rio Guajiru, por largura... da praia da Redinha até a Lagoa Pajuçara.  
   Cascudo ainda acrescenta que o nome Pajuçara vem de um afluente do rio Trairi, lugar na margem esquerda do Potengi, diante da cidade do Natal. Origina-se de ipajuçara, lagoa da palmeira Juçara. Denomina comumente locais de lagoas e alagadiços.

    Informações mais recentes sobre a área dão conta que suas terras pertenciam a diferentes proprietários, dentre os quais algumas empresas construtoras. Em um desses terrenos, foram construídos os conjuntos Pajuçara I e II em 1987. Marcam o início da ocupação do atual bairro e destacam-se como os primeiros construídos na área.

    No início da década de 90, ocorreu novo parcelamento do solo com a divisão em lotes para abrigar o plano PAI do Governo Federal. Destinava-se à implantação de casas para a população de baixa renda, atendendo aqueles que, excluídos do mercado habitacional. Quisessem concretizar o sonho da casa própria a baixo custo.

     Assim, a partir de 1991, surgiram os conjuntos: Novo Horizonte, Vista Verde, Parque das Dunas, Brasil Novo, Morada Alvorada, Além Potengi e Vila Verde, Além dos loteamentos: Novo Horizonte, Santa Emilia, Santa  Cecília, Jagatá e uma outra área, onde é feita toda produção do cavaco Chinês em Natal. Desde a proposta de delimitação dos bairros de Natal (1979), já havia esta unidade de área que somente foi oficializado em 1993 através da Lei n.° 4.328, de 05 de abril, publicada no Diário Oficial de 07 de setembro de 1994.

                                                      Prof. e Poeta João Bosco.                
   


Um comentário: