Cultura e Esporte


  Por uma vida mais Saudavél



 

_________________________________________________________________________________


  Ainda não é desta vez que um jogador que atua no futebol brasileiro vai ter a chance de conquistar a Bola de Ouro. Em coletiva na sede da revista France Football, em Paris, a Fifa anunciou que Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Lionel Messi e Xavi (ambos do Barcelona) são os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2011. O santista Neymar, que havia sido indicado, ficou fora do top 3.
O vencedor da honraria, conquistada nos dois últimos anos pelo argentino Messi, será conhecido no próximo dia 9 de janeiro, no Fifa Gala, em Zurique.

Cristiano Ronaldo, Xavi e Messi (Foto: AFP) 
Finalistas em 2009, Cristiano Ronaldo, Xavi e Messi brigam novamente pelo prêmio em 2011 (Foto: AFP)
   No entanto, nem tudo é tristeza para o craque do Santos. Neymar também vai à Suíça para disputar o prêmio Puskas de melhor gol do ano. O tento escolhido foi o anotado na derrota do Peixe para o Flamengo por 5 a 4 pelo Brasileirão 2011 (assista no vídeo abaixo).



  Na ocasião, no dia 27 de julho, Neymar recebeu a bola no lado esquerdo, próximo ao meio-campo, se livrou de dois marcadores, tabelou com Borges e ainda deu um drible desconcertante no zagueiro Ronaldo Angelim até tocar para o fundo das redes. Tudo com a sua habitual classe. Ele ainda marcaria outros dois gols.

Os outros dois concorrentes são Messi (contra o Arsenal, pela Liga dos Campeões) e Rooney (diante do Manchester City, pelo Campeonato Inglês. O ganhador será conhecido através de uma votação aberta ao público no site da Fifa.

Marta luta pelo hexa
Entre as mulheres, a craque Marta é mais uma vez finalista e vai tentar o “hexa”. Melhor do mundo desde 2006, a brasileira terá como concorrentes Abby Wambach, dos Estados Unidos, e Homare Sawa, do Japão.
prêmio Bola de Ouro da FIFA (Foto: AFP) 
Prêmio Bola de Ouro da Fifa (Foto: AFP)
   Para a Bola de Ouro de melhor técnico do ano no futebol masculino, o escocês Alex Ferguson (Manchester United), o português José Mourinho (Real Madrid) e o espanhol Pep Guardiola (Barcelona) são os candidatos. Já no futebol feminino, Bruno Bini (França), Norio Sasaki (Japão) e Pia Sundhage (Suécia) são os concorrentes.
Os escolhidos aos prêmios de melhores do ano saíram de uma votação feita entre os técnicos e capitães das 208 seleções filiadas à Fifa, mais jornalistas internacionais escolhidos pela revista France Football. A exceção fica por conta dos finalistas do prêmio Puskas, que foram escolhidos em uma enquete on-line feita pelo site da Fifa.
O prêmio melhor do mundo da Fifa existe desde 1991. No ano passado, o evento sofreu modificações significativas por conta da fusão entre o prêmio da entidade máxima do futebol e a Bola de Ouro da revista France Football, dando origem à nova Bola de Ouro Fifa.
Além dos troféus apresentados ao melhor jogador e à melhor jogadora, aos melhores técnicos e ao autor do gol mais bonito do ano, três outros prêmios serão entregues durante a cerimônia em Zurique: a Seleção Mundial da Fifa/FIFPro, o Prêmio Presidencial e o Prêmio FIifa Fair Play.

________________________________________________________________

Malhar para se recuperar ligeiro 

  Os exercícios físicos, antes evitados — e até mesmo proibidos —, tornaram-se uma arma poderosa para superar depressa infartos e outros graves problemas de saúde

 

    Um indivíduo prostrado na cama é o que vem à cabeça de muita gente quando se pensa em alguém enfermo. Mas há exceções a esse clichê. Exceções que, diga-se, estão se tornando a regra em alguns casos. Cada vez mais a ciência encontra provas de que se exercitar durante o período de restabelecimento de uma doença pode acelerar o processo de recuperação do organismo ou, nas situações mais críticas, dar um fôlego extra e mais bem-estar ao doente.

    A atividade física começa a ser encorajada em pessoas que acabaram de infartar, por exemplo. Há algumas décadas, quem sobrevivia a um ataque do coração era obrigado a ficar em resguardo por longos períodos. No entanto, um recente estudo da Universidade de Alberta, no Canadá, concluiu o seguinte: pacientes estáveis que se exercitaram uma semana após a pane cardíaca se beneficiaram mais do que aqueles que esperaram para iniciar o treinamento. Ainda de acordo com o trabalho, para cada semana parada, é preciso malhar o equivalente a um mês de modo a obter os mesmos efeitos da turma que chacoalhou o corpo todo logo cedo.

    "Diferentemente do que se imaginava, várias pesquisas mostram que repousar durante esse intervalo deixa o organismo mais fraco, e não mais forte", conta a SAÚDE o professor Alex Clark, um dos autores da pesquisa canadense. O exercício previne a remodelação do coração, fenômeno em que as células que ficam próximas ao local do infarto se readaptam e o órgão tem o seu formato alterado. Esse redesign pode provocar complicações futuras, como insuficiência cardíaca.

     Pesquisadores da Universidade de Emory, localizada no estado da Geórgia, nos Estados Unidos, encontraram mais um motivo para fazer algum esporte no pós-infarto: durante o treino, o corpo fabrica óxido nítrico, o encarregado de dilatar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação. "Ao aumentar a produção dessa substância, mais sangue passa pelas coronárias", explica a cardiologista Patrícia Oliveira, do Instituto do Coração de São Paulo. Para uma vítima de um ataque do coração, isso é mais do que uma boa notícia. Afinal, uma maior quantidade de nutrientes e oxigênio chega ao peito, o que contribui para melhorar o quadro geral do infartado.

    Os exercícios mais recomendados são os aeróbicos, como caminhar, correr ou andar de bicicleta. A grande vantagem é proporcionar o aumento da capacidade cardiorrespiratória. Numa segunda etapa do tratamento, musculação e atividades de flexibilidade também são importantes. Levantar peso amplia a resposta muscular, a força e a potência do indivíduo. Já as atividades que trabalham a elasticidade atuam no equilíbrio, coordenação e desempenho de ações que podem ser consideradas normais e cotidianas, como lavar a louça.

    "A pessoa que está estável já pode se exercitar e ter os benefícios a curto ou médio prazo", diz o cardiologista Daniel Kopiler, chefe do Serviço de Reabilitação Cardíaca do Instituto Nacional de Cardiologia. Mas nada de sair correndo sem conversar com seu médico. Ele vai orientar qual é o tipo de prática esportiva mais recomendado para cada caso, como deve ser realizado e sua intensidade. "A prescrição do exercício deve ser individualizada e, nos primeiros dias após o infarto, ser feita com supervisão médica e dentro de um hospital", adverte Patrícia Oliveira.

   Lesões articulares? O remédio também é se exercitar

    "Nesses casos, a atividade física é fundamental no processo de reabilitação", avalia o ortopedista Roberto Santin, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. O recurso de praxe é a musculação. "Ela age no ganho de força e de resistência e, sobretudo, nas funções afetadas pelas lesões", diz José Inácio Salles Neto, coordenador do Laboratório de Pesquisa Neuromuscular do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.
     Músculos fortes, coração sadio

     Uma pesquisa da Universidade de São Paulo mostra que a prática de exercícios aeróbicos reduz a atrofia dos músculos esqueléticos, os responsáveis por movimentos voluntários, como apontar para um objeto. Esse definhamento está relacionado a casos de insuficiência cardíaca, quando o coração não consegue bombear o sangue direito. "As atividades aeróbicas aumentam a quantidade de sangue com nutrientes e oxigênio que vai para o músculo esquelético", explica a pesquisadora.

   Contra o câncer


    O exercício também é um grande auxiliar durante e após o tratamento dessa doença. Especialistas do Instituto do Câncer de Duke, nos Estados Unidos, descobriram que pessoas ativas diagnosticadas com tumor cerebral tiveram sua vida prolongada em até 21 meses após a identificação do mal — os sedentários só sobreviveram, em média, por 13 meses. Em entrevista a SAÚDE, Lee Jones, diretor científico do instituto americano, credita os benefícios da malhação ao seu caráter multifatorial. "O exercício tem o potencial de impactar uma gama de sintomas, que vão dos fisiológicos até os psicológicos", diz Jones. O oncologista José Roberto Rossari, do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, pormenoriza: "A realização da atividade física é capaz de diminuir a fadiga, a ansiedade, a depressão e o estresse, além de melhorar a autoestima, a imagem corporal e a capacidade aeróbica".

                     Experimente mais uma NOVA opção HERBALIFE!!!!

                                        EXPERIMENTE JÁ!!!!
 

       

                                             Mais informações: http://saudeemfocoo.blogspot.com/
                                                             
--------------------------------------------------------------------------------------------------

     Suplementos alimentares são importantes para uma boa saúde !!

        Mais de 90% dos brasileiros não consomem a 
                          quantidade certa de vitaminas


   De modo geral, detestamos mudanças. Fazemos tudo para preservar hábitos, crenças e estilo de vida. Por isso ainda achamos que basta dar uma pelada semanal ou participar de uma partida de futebol no fim de semana com os amigos é suficiente para manter a forma, que vitaminas engordam e podem não fazer bem e que essa história de suplementação alimentar foi inventada e podemos tirar todos os nutrientes em sua forma e quantidade ideal dos alimentos. Pois saiba que precisa de suplementos mesmo o paciente ideal, ou seja, aquele que se alimenta bem, não fuma, bebe com moderação e se exercita diariamente.

    Essa afirmação pode parecer estranha. Antigamente uma alimentação normal era suficiente para prover todas as vitaminas que o nosso organismo necessita. Mas, infelizmente, os alimentos de hoje são muito, mas muito menos nutritivos que os do passado.  

Segundo dados de pesquisas feitas pelo IBGE, 98% da população brasileira não ingere a quantidade ideal de vitaminas.

     Ai vai um exemplo: seriam necessárias 60 porções de espinafre para conseguir a mesma quantidade de ferro encontrada em apenas uma porção do mesmo alimento produzido em 1948! E não menos de 25 copos desse vegetal para atingir a quantidade recomendada de vitamina E, que protege o sistema cardíaco.

Para ter uma ideia, apenas 4% dos americanos recebem a quantidade mínima de vitaminas recomendada por dia. E tem mais: 91% dos americanos não consomem a quantia recomendada de frutas e vegetais e 2/3 deles têm dieta deficiente em zinco, vital para a integridade do sistema imunológico. 

No Brasil, esses números são ainda piores. Segundo dados de pesquisas feitas pelo IBGE, 98% da população brasileira não ingere a quantidade ideal de vitaminas por dia e 92%, não come frutas com frequência. Além disso, 88% da população ingere mais do que as duas miligramas de sal refinado diariamente, consumo considerado excessivo. 

    A menos que você seja uma raríssima exceção, só tem conseguido manter níveis sofríveis de vitaminas e minerais. É nesse quadro que a suplementação alimentar se torna essencial para a manutenção da boa saúde de grande parte da população brasileira. Por isso, procure um médico ou profissional, e pergunte quais são os nutrientes que estão mais em falta em seu organismo.

  Para ter saúde de verdade, você precisa bem mais do que os níveis mínimos recomendados. Não vacile!                                                                

   Mais ionformações no Blogger: http://saudeemfocoo.blogspot.com/


                                     
                                            Prof. e Poeta João Bosco

_________________________________________________

   

     O esquadrão anti-infarto (agora contra a obesidade e o diabete)


       Um programa alimentar consagrado no controle da hipertensão acaba de ser eleito a dieta mais completa do planeta





    Toda polícia tem uma tropa de elite ou uma unidade de forças especiais, convocada para as missões mais difíceis e delicadas. Os americanos contam com o poder de fogo e a perícia da Swat e, no Brasil, conflitos críticos são resolvidos pelo Bope. O mundo da nutrição também dispõe de um esquadrão de peso, com direito a uma sigla própria e a um arsenal que, em vez de armas, está cheio de grãos, frutas e companhia. Trata-se do Dash, programa alimentar criado nos Estados Unidos há 14 anos e encarregado de desarmar bombas nos vasos sanguíneos. Se traduzirmos livremente do inglês, esse nome significa dieta para combater a hipertensão. Mas, nos últimos tempos, seu poderio provou que não se resume a baixar a pressão arterial.

   Médicos e nutricionistas renomados foram convidados pela revista americana U.S. News a eleger a dieta mais saudável do mundo. A Dash desbancou outros 19 cardápios, entre eles a dieta do Mediterrâneo, e ficou com o primeiríssimo lugar. Essa escolha, é claro, pede uma pergunta: afinal, o que a Dash tem que os outros menus não têm? Antes de respondê-la, cabe voltar ao passado e vasculhar seus feitos no contra-ataque à hipertensão. “Esse programa, criado por quatro universidades americanas em parceria, é baseado em critérios científicos rigorosos e seus resultados, mensurados por pesquisas, superaram as expectativas, sendo similares à ação de remédios para a pressão”, resume a ópera o cardiologista Heno Lopes, do Instituto do Coração de São Paulo e autor do livro A Dieta do Coração, publicado por SAÚDE. Quanto à arma secreta da Dash, Lopes aposta no predomínio de frutas: “Elas fornecem muitos antioxidantes, substâncias que atuam na camada interna dos vasos e os deixam mais relaxados e menos expostos a placas”. É uma estratégia perfeita para frustrar infartos e derrames.

   A nutricionista Camila Gracia, da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, acredita no fator praticidade. “É um cardápio de fácil adesão, sem grandes restrições”, afirma. E também destaca o espaço reservado a leites e derivados magros. “Eles fornecem cálcio, mineral que ajuda a controlar a pressão e o peso”, diz.

Os especialistas ainda elencam entre os pontos fortes da Dash a alta oferta de grãos e hortaliças, redutos de fibras que são pouco calóricos. “Os vegetais garantem a esse plano alimentar uma grande quantidade de potássio, mineral que favorece o relaxamento dos vasos”, aponta a nutricionista Camila Torreglosa, do Hospital do Coração, em São Paulo. A Dash, para completar, reforça como nenhuma outra a ingestão de nozes, castanhas e amêndoas. “Além de minerais que combatem a hipertensão, elas têm gorduras do bem que melhoram a fluidez do sangue”, diz Camila. Mas outra característica da Dash, diametralmente oposta à sua rival mediterrânea, é moderar nos óleos. O esquadrão não tolera pratos muito gordurosos.

   As qualidades mencionadas nos permitem entender, de quebra, por que esse menu tem vocação para atuar contra o excesso de peso. Um estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, que acompanhou durante dez anos quase 2 300 meninas adolescentes, mostra que aquelas que seguiam mais de perto o modelo Dash engordaram menos ao longo da década. Embora o resultado prestigie a dieta, Heno Lopes lembra que, para enxugar as medidas de forma satisfatória, esse programa tem de ser adaptado a um esquema de restrição calórica. “Pessoas acima do peso devem maneirar nas oleaginosas, que são grandes fontes de calorias”, exemplifica Camila Gracia. E, como a Dash já ensina, cortar carnes e queijos gordos.

   Nos últimos meses, surgiram evidências de que o esquadrão anti-infarto merece ser chamado para salvaguardar o corpo de quem tem diabete. Em outra enquete da U.S. News, experts em nutrição alçaram a Dash à condição de melhor cardápio para o controle do açúcar no sangue. “As principais recomendações para o diabético são fracionar a alimentação ao longo do dia e consumir fibras. Ambas são contempladas por esse programa”, avalia a nutricionista Camila Leonel de Abreu, da Universidade Federal de São Paulo. Como se sabe, as fibras encontradas nos vegetais reduzem a absorção de glicose no intestino e promovem saciedade — e tudo isso resulta em taxas de açúcar mais equilibradas.

   Se não bastasse quebrar o esquema de fatores de risco que culminam em ataques ao coração, ao cérebro e aos rins, a Dash ainda promete entrar na guerra contra o câncer. “Alguns trabalhos sugerem que essa dieta teria um papel na prevenção de tumores, especialmente o de intestino”, conta Heno Lopes. Mas ainda faltam estudos de longo prazo que legitimem esse potencial. O benefício, nesse caso, viria do conjunto de nutrientes já anunciados, sobretudo os antioxidantes, que servem de guarda-costas às células, evitando sua degradação — o primeiro passo para o surgimento de um tumor. Como você pode perceber, a Dash tem tudo para mostrar que missão dada é missão cumprida. E, enquanto ela aguarda novas condecorações, não seria nada mau convocá-la para a sua rotina.

         A história do pelotão Dash

   Ele nasceu em 1997 baseado em preceitos científicos. A primeira versão não propunha cortes no sal, que foram adotados em sua atualização. “É uma dieta com impacto significativo sobre a pressão e que pode reduzir a mortalidade por derrame em até 30%”, diz Emilton Lima Júnior, cardiologista da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Grãos e cereais integrais
 

Quanto consumir: 8 porções (cada uma equivale a 1/2 xícara de chá ou 1 fatia de pão) ao longo do dia
O que eles têm: fibras, vitaminas e minerais
Efeito cardiovascular: as fibras reduzem a absorção de colesterol, evitando o tráfego de gorduras pelo sangue. Vitaminas e minerais são antioxidantes e ajudam a evitar o processo que culmina no entupimento do vaso
No peso e no diabete:as fibras propiciam saciedade e facilitam o controle do açúcar na circulação

Frutas


Quanto consumir: de 4 a 5 porções ao dia (cada uma corresponde a 1 unidade média ou 1 copo de suco)
O que elas têm: fibras e antioxidantes
Efeito cardiovascular: a ação conjunta desses dois nutrientes reduz o risco de placas se formarem e crescerem dentro das artérias
No peso e no diabete: os componentes fibrosos diminuem a absorção de glicose e evitam seus picos no sangue. Só vale tomar cuidado com frutas açucaradas, como a uva

Verduras e hortaliças


Quanto consumir: de 4 a 5 porções ao dia (cada uma equivale a 1 xícara de chá do vegetal cru ou 1/2, se ele for cozido)
O que elas têm: fibras, vitaminas e minerais
Efeito cardiovascular: já falamos do papel das fibras, mas as hortaliças são cruciais mesmo por fornecerem potássio, mineral que relaxa os vasos sanguíneos
No peso e no diabete: as fibras auxiliam a domar o açúcar no sangue e a eliminar a barriga de modo mais eficiente. E os vegetais são pouco calóricos, facilitando a perda de peso

Leite e derivados magros


Quanto consumir: de 2 a 3 porções ao dia (cada uma corresponde a 1 copo de leite, 1 xícara de chá de iogurte ou 1 pedaço de 40 gramas de queijo)
O que eles têm: cálcio e proteína
Efeito cardiovascular: o destaque aqui vai para o cálcio, mineral que ajuda a impedir o disparo da pressão arterial
No peso e no diabete: estudos mostram que o cálcio interfere nas células de gordura, minimizando o acúmulo de peso, e contribui para o controle glicêmico

Carnes magras


Quanto consumir: 2 filés pequenos por dia
O que elas têm: proteína e, no caso dos pescados, que deveriam ser consumidos pelo menos duas vezes por semana, a gordura ômega-3
Efeito cardiovascular: proteínas são bem-vindas a todos os tecidos. O ômega-3 combate inflamações nas artérias
No peso e no diabete: há indícios de que o ômega-3 dos peixes favoreça a ação da insulina nas células. Quanto às carnes, dê preferência a cortes magros, como filé-mignon

Leguminosas


Quanto consumir:4 porções por semana (cada uma equivale a 1/2 xícara do alimento cozido)
O que elas têm: fibras e vitaminas como o ácido fólico — a soja ainda tem isoflavona, protetora do coração
Efeito cardiovascular: as fibras diminuem os níveis de colesterol e o ácido fólico é uma vitamina que reduz o risco de formação de placas
No peso e no diabete: mais uma vez, o benefício vem das fibras, que controlam o apetite e as taxas de açúcar

Oleaginosas


Quanto consumir: um punhado (40 gramas) quatro vezes por semana
O que elas têm: vitamina E, selênio e gorduras boas
Efeito cardiovascular: a vitamina E e o selênio resguardam as paredes dos vasos. As gorduras boas, como o ômega-3, atuam contra processos inflamatórios recorrentes
No peso e no diabete: são úteis para vencer a resistência à insulina por trás do diabete tipo 2. Mas não vale abusar, porque castanhas e afins são bem calóricas

Óleos


Quanto consumir: de 2 a 3 colheres de chá por dia — priorize os de soja e canola para cozimento e o azeite de oliva para regar os pratos já prontos
O que eles têm: gorduras mono e poli-insaturada
Efeito cardiovascular: a versão monoinsaturada do azeite regula o colesterol e a poli, representada pelo ômega-3, ajuda a barrar inflamações nas artérias
No peso e no diabete: a monoinsaturada parece atenuar a resistência à insulina. O ômega-3 batalha contra o peso

Um posicionamento sobre os doces


A Dash não desautoriza o seu consumo, mas pede muita parcimônia: a orientação é não exceder 1 colher de sopa por dia cinco vezes por semana. A justificativa é a de que os doces carregam açúcar e gordura saturada além da conta, itens que prejudicam os vasos, impulsionam o ganho de peso e ainda desregulam os níveis de glicose no sangue.

       Mais ionformações no Blogger: http://saudeemfocoo.blogspot.com/


                                     
                                                      Prof. e Poeta João Bosco

________________________________________________________________   

Cuidado com o jejum antes dos exercícios físicos!

                                                 


  Não é muito difícil alguém dizer que acorda e vai para academia sem tomar café da manhã, ou que depois de um dia de trabalho vai praticar exercícios sem comer nada. Isso geralmente acontece por falta de tempo, por não ter se programado ou com a intenção de queimar mais calorias e emagrecer mais rápido.


   Mais sabia que para ter um bom desempenho na prática de exercícios, e em conseqüência queimar gordura corporal é essencial ter se alimentado de forma adequada antes de praticar exercícios? Ficar um longo período sem se alimentar pode resultar em vários sintomas desagradáveis, como: raciocínio confuso, cansaço, dores de cabeça, tontura, etc.

São sintomas relacionados ao processo de hipoglicemia, isto é, a queda da glicose na corrente sanguínea.

   Durante o exercício há um aumento do gasto energético e ocorre uma alteração no metabolismo. Se você estiver sem comer há muito tempo ocorre a queda da glicemia, então o organismo começa a usar a proteína como fonte de energia, e dessa forma você perde massa magra (massa muscular). O seu rendimento também cai muito, você se sente cansado, não tendo o mesmo desempenho que teria se estivesse se alimentado corretamente.

   Quem pratica exercícios de manhã e não realiza o café da manhã ficará facilmente mais de dez horas em jejum. Isso pode favorecer o aparecimento de infecções, já que o organismo está debilitado devido à falta de nutrientes.

    O ideal é consumir pelo menos uma fonte de carboidrato (pão, fruta, barra de cereais, aveia, torrada) uma a duas horas antes dos exercícios. Caso a refeição anterior seja o café da manhã, almoço ou jantar, é importante fazer uma refeição balanceada, com mais grupos alimentares. 



                    Mais ionformações no Blogger: http://saudeemfocoo.blogspot.com/

                                     
                                                      Prof. e Poeta João Bosco

____________________________________________________________________________

        Os 10 PIORES alimentos de Todos os Tempos!


Por: Michelle Schoffro Cook
“Você vai se surpreender com o primeiro lugar!”

10. Sorvete – Sei que todo mundo aqui ama sorvete, mas atualmente, ele não é só cheio de açucar. A maior parte dele é carregado de gorduras trans, corantes e sabores artificiais, muitos dos quais são conhecidos como neurotoxinas. Claro que existem variedades saudáveis, mas a maioria dos sorvetes são perigosos para sua saúde.

9. Salgadinhos de Milho – Desde que surgiram os alimentos geneticamente modificados, a maioria do milho que comemos é prejudicial a saúde. Milho causa oscilações rápidas de açucar no sangue, as quais você  pode observar nas mudanças de humor, ganho de peso ou irritação, entre outros sintomas. A maioria são fritos em óleos que viraram ranço e estão ligados a inflamação.

8. Pizza - Embora nem toda pizza seja ruim, a maioria das pizzas congeladas que estão disponíveis nos mercados  está cheia de condicionadores e conservantes artificiais. São feitas de farinha branca com corantes que  reagem em seu corpo como o açucar, causando ganho de peso e desequilíbrios de açucar no sangue.

7. Batata Frita – Não só as batatas fritas contém gorduras trans, que tem sido associadas a uma longa lista de doenças, como também contém uma das substâncias cancerígenas mais potentes em alimentos: a Acrilamida. A Acrilamida é formada quando as batatas são aquecidas a altas temperaturas. Além disso, a maioria dos  óleos de fritura tranformam-se em ranço na presença de oxigênio ou a altas temperaturas, resultando em comidas que causam inflamações no corpo. E, pesquisadores estão descobrindo que a inflamação é um fator em vários casos de doenças graves, incluindo: doenças cardíacas, câncer e artrite.

6. Batata Palha - Batatas-Palha oferecem todos os benefícios de saúde (nenhum) das batatas fritas,  mas de acordo com a revista “Health Canada”, batatas-palha contém os mais altos níveis de acrilamida, que é cancerígena.

5. Bacon – Sim, bacon! Que me desculpem os amantes do bacon, mas segundo uma pesquisa no jornal “Circulation”, consumo diário de carne processada com bacon pode aumentar o risco de doença cardíaca em 42% e de diabetes  em 19%. Um estudo na Universidade de Columbia, descobriu que comer bacon 14 vezes por mês danifica a função pulmonar e aumenta o risco de doenças no pulmão.

4. Cachorro-Quente – Um estudo da Universidade do Havaí constatou que o consumo de cachorro-quente e  outras carnes processadas aumenta o risco de câncer no pâncreas em 67%. Um dos ingredientes encontrados em ambos o bacon e o cachorro-quente é o nitrito de sódio. Essa substância cancerígena tem sido ligada a leucemia e tumores cerebrais em crianças. Outros estudos mostram que o nitrato de sódio também promove o câncer colorretal.

3. Rosquinhas - A maioria das rosquinhas tem de 35 a 40% de gorduras trans – o pior tipo de gordura que você pode comer. As gorduras trans estão ligadas a doenças cardíacas e cerebrais e também ao câncer. Você não tem idéia de quanto açucar e quantos condicionadores de massa artifical e aditivos alimentares uma rosquinha contém.

2. Refrigerante – Segundo um estudo divulgado pelo Dr. Joseph Mercola, uma lata de refrigerante tem cerca de 10 colheres de chá de açucar, 150 calorias, 30 a 55mg de cafeína e é carregado com corantes alimentares artificiais e sulfatos. Somente isso já deveria fazer você repensar seu hábito de tomar refrigerante. Se não fez, tem mais: o refrigerante é extremamente ácido. Demora mais de 30 xícaras de pH equilibrado de água para neutralizar a acidez de uma cola. Este resíduo de ácido pode ser extremamente difícil para os rins, uma vez que eles têm que fitrá-la. Além disso, os ossos agem como reservatórios minerais.  Minerais alcalinos como o cálcio são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez, o que pode enfraquecer o osso ao longo do tempo. Refrigerante também causa osteoporose, obesidade, cárie dentária e doenças cardíacas.

1. Refrigerante Diet – Refrigerante Diet é o vencedor dos Piores Alimentos de Todos os Tempos! Além de conter todos os problemas do refrigerante normal (que você viu acima) o refrigerante diete ainda contém aspartamente. Segundo pesquisa da autora de “Riscos do Açucar a Saúde”, Lynne Melcombe, o aspartame provoca as seguintes doenças: ataques de ansiedade, compulsão alimentar, ansiedade pelo açucar, defeitos no feto, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda de audição, palpitações do coração, hiperatividade, insônia, dor nas articulaões, dificuldades de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte. Os efeitos do  aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrom de fadiga crônica, epilepsia, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, doença de Lyme, doença de Meniere e esclerose múltipla. É por isso que o Refrigerante Diet é o pior alimento de todos os tempos!

   Elimine essas comidas da sua dieta!!

                                     Veja Mais matérias sobre Bem-Estar e Dieta Saudável:
                                                      http://saudeemfocoo.blogspot.com/

______________________________________________________________________________                   
                   Batalha contra o Câncer
              
                                                                                  Noni


       O noni, uma fruta originária da Polinésia, mas já cultivada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo e no Pará, está impressionando cientistas modernos por seu poder medicinal.

A doutora em Genética Nutrigenômica, Carmem Lúcia de Mello Sartori Cardoso da Rocha, da Universidade Estadual de Maringá estuda o efeito medicinal das plantas há 30 anos e seu maior interesse é que suas pesquisas ajudem a diminuir o risco de câncer na população em geral.

Ela explica que elas agem de duas formas. Uma delas é ativando o sistema imunológico, defendo-o do ataque de doenças, como ocorre com os cogumelos do sol e shiitake.

Outras, como é o caso do noni, possuem substâncias capazes de proteger o material genético das células.
No câncer, as células começam a se multiplicar de forma desordenada e se tornam 'imortais'. Os tumores surgem dessa 'desordem' celular. Além do noni impedir essa mutação, quando consumida para efeito preventivo à doença, também se mostrou eficaz como medicina complementar.

"Observamos que o noni induz as células tumorais à morte de forma programada. Ele também foi capaz de preservar as células normais", afirma.

Os pacientes que passam por quimioterapias se livram de células doentes, mas também perdem as boas. "Não queremos de forma alguma fazer terrorismo à quimioterapia. Todos os tratamentos são válidos. Nossa proposta é que o noni seja utilizado como medicina complementar".

Carmem Lúcia afirma ainda que, além do poder anticancerígeno, o fruto também se mostrou eficaz no controle da diabetes, reduzindo, inclusive, o uso de insulina. O efeito se comprovou primeiro em ratinhos.


Benefícios:

· O conteúdo elevado de vitamina C da noni ajuda a estimular o sistema imunitário. Os seus anti-oxidantes naturais trabalham ao nível celular, sustentando um sistema imunitário saudável, ajudando a evitar muitos mal-estares e a acelerar a recuperação de gripes e constipações.

· O sumo de noni fornece níveis de energia ilimitados e permite obter melhores níveis de rendimento .

· A fruta da noni contém um componente que pode ser responsável por activar enzimas adormecidas e contribuir para o funcionamento saudável das nossas células.

· Rica em anti-oxidantes e portanto com qualidades anti-envelhecimento.

· Os cientistas chineses alegam que a noni ajuda a tratar a depressão. O componente responsável por este efeito, a xeronina, permite que o cérebro receba mais quantidades da hormona endorfina, responsável pela sensação de bem-estar.

· Tem efeitos psico-activos!

· A noni tem propriedades anti-inflamatórias, reduzindo a dor e o inchaço, tratando condições inflamatórias e fortalecendo ligamentos enfraquecidos. Algumas pessoas com artrite reumatóide e gota, reportaram uma redução do inchaço e da dor. Um dos nomes pela qual a noni é conhecida no Oriente é “A Árvore contra a Dor”.

· Porque as frutas da noni floresce em solo vulcânico rico em minerais, o seu conteúdo em potássio é bastante elevado e este mineral é vital para o funcionamento saudável do coração, secreções hormonais, contracção muscular e a saúde do sistema nervoso. O potássio ajuda a regular o equilíbrio de água no corpo e a normalizar os ritmos do coração.

· Aplicado topicamente na pele extrai os fungos das unhas e dos pés. É também excelente para muitos outros problemas de pele como acne, eczema, pequenos cortes, esfoladelas da pele, etc.

Como tomar: 1 colher de chá, 1 a 2 vezes por dia às refeições. O sabor do sumo de noni não é dos mais fáceis, portanto aconselho a misturar com sumos, leites vegetais, batidos, etc., até se habituar ao sabor desta fruta tropical. Eu pessoalmente misturo apenas com água e adoro!

Contra-indicações: Devido ao seus alto teor em potássio, pessoas com dificuldade em urinar devem evitar a noni, assim como os que sofrem de disfunção renal.

(texto de Cláudia Sá)


Outras formas de beber o sumo de Noni: poderá ser bebido em jejum, antes das refeições. O processo digestivo pode diminuir os efeitos do Noni.


Indicações resumidas dos beneficios do sumo de noni: aftas, alcolismo, alergias, arteriosclerose, artrite, cefaleias, congestão, constipações, depressão, desconfroto gástrico, diabetes, distúrbios intestinais, distúrbios respiratórios, dores de cabeça, envelhecimento precose, espasmos menstruais, febre, feridas, fracturas, frúnculos, gengivite, gripe, herpes labial, hipertensão, indigestão, infecção vesicular, insónias, menstruação irregular, obesidade, obstipação, parasitas intestinais, problemas circulatórios, problemas renais, queimaduras, retenção de liquidos, sindroma de fadiga crónica, sinusite, sistema imunitário, stress, tabagismo, úlcera gástrica. 

O noni é consumido em forma de suco. "O noni tem cheiro e gosto horrorosos", avisa, ao comentar que 30 mililitros são suficientes. Quando maduro, o fruto é do tamanho de um tomate e é consumido em forma de suco.

O fruto é rico em xeronina. O que essa substância tem de mais especial é que ajuda a abrir os poros nas paredes das células humanas e desta forma faz com que o organismo absorva melhor os nutrientes consumidos. A notícia não muito boa é que o acesso a esse remédio natural, consumido em forma de suco, não é tão fácil. Segundo Carmem, até pouco tempo importava-se suco de noni dos Estados Unidos, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu.

Ela comenta que é possível encontrar marcas nacionais do suco em comércio especializado. O valor cobrado pelo suco nacional gira em torno de R$ 70. Como o consumo diário é pequeno, vale a pena recorrer a mais essa descoberta em nome da saúde.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------
                 
                                 Espaço Cultura- DANÇA 
                                  

Valsa, Polca, Ballet, Pole Dance e Dança do Ventre


    Desde 1982, no dia 29 de abril comemora-se o dia internacional da dança, instituído pela UNESCO em homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre.

A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria.

    Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.

A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na pré-história, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.

   O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, onde as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que as mesmas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.

Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos.

     O Japão preservou o caráter religioso das danças, onde as mesmas são feitas até hoje, nas cerimônias dos tempos primitivos.

Em Roma, as danças se voltaram para as formas sensuais, em homenagem ao deus Baco (deus do vinho), onde dançava-se em festas e bacanais.

    Nas cortes do período renascentista, as danças voltaram a ter caráter teatral, que estava se perdendo no tempo, pois ninguém a praticava com esse propósito. Praticamente daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como espetáculos teatrais, onde passos, música, vestuário, iluminação e cenário compõem sua estrutura.

  No século XVI surgiram os primeiros registros das danças, onde cada localidade apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princípio, não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e, consequentemente, os ritmos das danças.

Assim como a mistura dos povos foram acontecendo, os aspectos culturais foram se difundindo.

   O maracatu, o samba e a rumba são prova disso, pois através das danças vindas dos negros, dos índios e dos europeus esses ritmos se originaram.

    Hoje em dia as danças voltaram-se muito para o lado da sensualidade, sendo mais divulgadas e aceitas por todo o mundo. Nos países do oriente médio a dança do ventre é muito difundida e no Brasil, o funk e o samba. Além desses, o Strip-tease tem tido grande repercussão, principalmente se unido à dança inglesa, pole dance, mais conhecida como a dança do cano.


Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

_____________________________________________________________________________________

                  

                                               Espaço Esporte

                           Brasileirão

   Campião Brasileiro:  Corinthians