sábado, 10 de março de 2012

                                                                             A História do Lápis





O menino olhava a avó escrevendo uma carta.
A certa altura, perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco?
E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade.
Entretanto, mais importante do que as palavras,
é o lápis que estou usando.
Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas.
Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las,
será sempre uma pessoa em paz com o mundo.

"Primeira qualidade:
Você pode fazer grandes coisas,
mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos.
Esta mão nós chamamos de Deus,
e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade".

"Segunda qualidade:
De vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo,
e usar o apontador.
Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final,
ele está mais afiado.
Portanto, saiba suportar algumas dores,
porque elas o farão ser uma pessoa melhor."

"Terceira qualidade:
O lápis sempre permite que usemos uma borracha
para apagar aquilo que estava errado.
Entenda que corrigir uma coisa que fizemos
não é necessariamente algo mau, mas algo importante
para nos manter no caminho da justiça".

"Quarta qualidade:
O que realmente importa no lápis não é a madeira
ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro.
Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você."

"Finalmente, a quinta qualidade do lápis:
ele sempre deixa uma marca.
Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida,
irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".

Prof e Poeta João Bosco

sexta-feira, 9 de março de 2012

Espaços das Grandes Figuras

Manoel Douglas

     Manoel e Descendente de duas raízes Genealógicas diferentes: uma vinda do Seridó e a outra do sertão dos Angicos.Um dos colegas da nossa infância que ao lado de: José de Franco, Lázaro, Itamar,  Hidnei, José Wilson, Chagas, Aluísio, Ariberton, José de Rosa , Aluísio e Bóca, Galego Riacho, Dazinho, Canide Bezerra, Canide Câmara (titiu), Rômulo, Duda e Vilmar, Paulo e Anchieta Coleta, Cicero Barbosa e Pé de Ferro, Zé Luis e Cicero Tomé, Luis de Zaqueu, Paulo,Raimundo Helio(Presidente do Flamengo), Pedrinho e Duarte, Titico e Baltasar, Bertino e Chico de Alexandre, Dodo e Djalma,Luisito e Cabeção, Boquinha,Zequinha e Arnobio, José de Floro, Emidio de seu Pipiu, Djalma Felipe,tivemos grandes momentos ao logos dos anos.
   
     Lembro-me do jogo todas as tardes, por trás da Igreja, da casinha, brinquedo violento, onde Bertino aprendeu a jogar perna o famoso ''Rabo de Arraia'', da carimbada no salão da Escola, da bandeirinha e do capitão de tropa, cujas manchas ficavam em frente à casa de Franco, dos banhos do Poço do Arame, do Poço do Machado e do Saudoso Açude de Odilon, nas corridas em cima das mesas do mercado, do pulo de cima da ponte dos Defuntos, dos carros da Cidade Encantada São Paulo, das Vaquejadas, da festa solene do Country Club, no dia 29/06 cuja  mesa 34 era ocupada por ele, eu, José de Franco e Pedrinho de Dona Quinha, das noitadas no Bar de Galvão, da ANEA sobre os cuidados do Pte Hudson, do Bar da Carne assada do Valdemar, das brincadeiras em nossas casas, no bar de Fuíba, de Quelé,de José Preto da sede de Antônio Clemetino
e de tantas coisas boas que marcaram nossas vidas.
   
    Afinal, crescemos, nos profissionalizamos, ficamos distantes, entretanto ainda fazemos a festa, quando nos encontramos, pois amigo é coisa para se guardar!     

Prof e Poeta João Bosco           
É demais! O Cemitério  de Pedro Avelino virou peteca ou para brincarem com os símbolos sagrados, ou para venderem  os bronzes. Só Deus!

Prof e Poeta João Bosco
Em Boa Hora! Quando fizerem um espaço Cultural, em Pedro Avelino denominem de: Prof. Rosa Maria Câmara''.

Prof e Poeta João Bosco




Tempestade solar que atingiu a Terra 



cria aurora boreal no Canadá


Cenário encantou caminhoneiros que atravessavam estradas de gelo.
Fenômeno pôde ser visto na região de Yellowknife.

Do G1, em São Paulo
64 comentários
A maior tempestade solar em cinco anos a atingir a Terra pode ter causado preocupação, mas também provocou cenários espetaculares pelo mundo. A enorme onda de radiação na atmosfera criou um brilhante show da aurora boreal perto de Yellowknife, no Canadá, na quinta-feira (8). (Foto: The Canadian Press / Bill Braden / AP Photo)A maior tempestade solar em cinco anos a atingir a Terra pode ter causado preocupação, mas também provocou cenários espetaculares pelo mundo. A enorme onda de radiação na atmosfera criou um brilhante show da aurora boreal perto de Yellowknife, no Canadá, na quinta-feira (8). (Foto: The Canadian Press / Bill Braden / AP Photo)
Caminhoneiros que regressavam das minas de diamantes que ficam na região puderam apreciar o fenômeno de perto, durante o período noturno, a partir de uma estrada de gelo numa área de grandes lagos. (Foto: The Canadian Press / Bill Braden / AP Photo)Caminhoneiros que regressavam das minas de diamantes que ficam na região puderam apreciar o fenômeno de perto, durante o período noturno, a partir de uma estrada de gelo numa área de grandes lagos. (Foto: The Canadian Press / Bill Braden / AP Photo)

TÚNEL DO TEMPO
Marcos Calaça, jornalista (UFRN)
Manhã alegre aquela que vi algumas coisas de minha infância em Pedro Avelino. A vida tem sido comigo maravilhosa, principalmente, escrevendo crônicas voltadas para um passado feliz, um saudosismo lindo.
Numa dessas eleições da vida, retornei ao Grupo Escolar Abel Furtado, onde estudei o antigo curso primário e lembrei de muitas coisas boas. As salas de aula; o pátio do recreio; o velho campo de futebol, com pedras e tocos que arrancaram muitas cabeças de dedo; as imensas pedras pelo lado de fora; as velhas algarobas e outras coisas diferentes. Por outro lado, não temos mais a passagem do trem de carga, que contávamos o número de vagões, e também desapareceram a cisterna e o que chamávamos de escorrego, que na verdade era um batente inclinado na casinha da escola. Uma pena. Não sabia que essa 'visita' iria colocar o ontem no hoje.
No recreio, sopa de bugó. Na entrada do grupo a meninada vendia poli, pirulito e outras guloseimas. Alguns garotos  participavam de brincadeira de tica na turma dos pequenos. Imagine um dia qualquer no ano de 1971 num vai e vem, há um choque na indecisão, entre eu e Iran Pereira Pinto (Iran de Zé Leôncio) que participava no tica dos alunos maiores, testa contra nariz. Iran foi direto para a maternidade e, por isso, até hoje fala fanhoso. O detalhe é que Edcleiton começou a me 'aperrear', dizendo:'eita, Iran vai morrer'. Fiquei nervoso e chorei muito.
O medo de andar em cima do muro era grande, pois eu achava essa 'muralha' muita alta e é incrível que muitas crianças corriam nesse paredão. Qualquer confusão, alguém dizia:'te pego lá no riacho de Geraldo Antas'. Ao chegarem nesse pequeno córrego, um moleque passava um risco no chão que simbolizava uma das mães. O que apagasse ou cuspisse o traço primeiro, estava xingando a mãe do outro. E a briga estava formada.
E as professoras? isso é outra crônica.
Saudade, um vazio que fabrica lembranças.


Escrito por MARCOS CALAÇA

Coca-Cola e da Pepsi terão de informar no rótulo riscos à saúde

- Publicado por Robson Pires 

Os responsáveis pela fabricação da Coca-Cola e da Pepsi terão de alterar a composição do corante caramelo dos seus refrigerantes. A decisão foi baseada na legislação da Califórnia, nos Estados Unidos, que obriga as empresas a incluir nos rótulos das bebidas com certas doses de substâncias cancerígenas essa informação. 
A Coca-Cola e a Pepsi controlam cerca de 90% do mercado norte-americano de refrigerantes. As alterações na composição da Coca-Cola e da Pepsi, que começaram a ser feitas na Califórnia, vão ser ampliadas para todo o país. Mas a expectativa, segundo analistas, é que se estenda para os outros países.
Representando a empresa Coca-Cola nas negociações com a Justiça da Califórnia, Diana Garza-Ciarlante disse que a companhia determinou aos fornecedores de corante caramelo que modifiquem o processo de fabricação do produto.
O objetivo da medida, segundo a Coca-Cola, é reduzir a substância denominada química 4-metilimizadol – apontada como uma ameaça à saúde. De acordo com Garza-Ciarlante, a empresa tomou a iniciativa, apesar de acreditar que não há  risco para a saúde pública que justifique a alteração na composição da Coca-Cola.
A associação norte-americana que representa a indústria das bebidas informou que a Califórnia adicionou o corante à lista de substâncias cancerígenas sem provas que associem o seu consumo ao aparecimento da doença.

quarta-feira, 7 de março de 2012


Caixa emite CPF gratuito em homenagem ao Dia Internacional da Mulher




O público feminino que quiser se inscrever gratuitamente no Cadastro da Pessoa Física (CPF) pode procurar qualquer agência da Caixa Econômica Federal a partir de hoje quarta-feira (7) até a próxima sexta-feira (9). A emissão do documento, que custa R$ 5,70 nas agências da própria Caixa, do Banco do Brasil e dos Correios, será franqueada durante três dias em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na quinta-feira (8/3).
Basta a mulher, maior de 16 anos e eleitora, apresentar documento de identificação com filiação e data de nascimento mais título de eleitor ou documento de justificativa eleitoral. Quem, entre 16 e 18 anos, não tiver os documentos deve ser representada por um dos pais ou responsável, com apresentação da certidão de nascimento da adolescente, além de documentos de identificação e CPF do representante, ou ainda, quando for o caso, documento que comprove tutela, curatela, guarda ou procuração.
  Dr.Luís Oswaldo esta vindo para fixar morada na Arábia e cuidar da sua campanha na qualidade de candidato a Prefeito, pelo partido dos trabalhadores (PT).Esse blog está sendo informado de que inúmeras lideranças do município irão acompanha-lo.


  O sonho que se sonha só, é apenas um sonho; mas o sonho que se sonha juntos, é pura realidade!     


                                             Prof e Poeta João Bosco