sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Espaço das grandes figuras.

Mulheres Notáveis


   Sempre tivemos mulheres guerreiras,corajosas,que ao lado dos seu pais e maridos engrandeceram nossa terra enfrentando as dificuldades,mas com tenacidade sem perder o amor e a perseverança.


  Queremos destacar entre outras mulheres Maria da Cruz Bezerra Cavalcanti(A Velha do Garrancho)pela capacidade administrativa;as irmãs Ana do Carmo e Dezinha,pelo tino administrativo de suas fazendas;Dona Albertina Viera que foi candidata a Vice-Prefeito em 1951,além de agricultora e comerciante;Simiana,Joana Rosa e Mãe Bina parteiras de gerações;a filha de Zé Martins,a Ana Terra de Pedro Avelino;Dona Maria Félix;Dona Geralda de José Cassimiro,conhecidas pelo tino administrativo;Dona Meire,mulher plural capaz e conhecida até no exterior;Rivelsa Medeiros,divisora da capacidade do trabalho da mulher entre os anos agitados e o mundo moderno;Raimunda Medeiros,pela competêntcia nos ramos da educação e da saúde;Cezarina que foi brilhar em tudo que foi possivel no seu tempo,em Afonso Bezerra;Maria Bola e nem a vida dificil,nem as marcas da pobreza,evitaram do seu senso materno aguçado brilhar;Elvira Loiceira,artesã ceramista que trouxe a cultura do seu Seridó;Severina Dalveni,que saiu daqui direto para escola de belas artes e depois para a Europa;Rosa Câmara pelo valor artistico e a alegria que nos propiciou.


   Esse é um legado para as jovens pedroavelinenses se espelharem naquelas que tanto honraram e dignificaram a presença da mulher em nosso torrão.

Espaço das grandes figuras.

Clodomiro Evaristo da Silveira (Culó)


   Chegou ainda muito jovem em nossa cidade,ao lado da saudosa bebé,na qualidade de padeiro da padaria São João,do comerciante Clidenor Lima.Em seguida tornou-se empreendedor,por muitos anos no ramo de panificação.

   

  Todo mundo queria comer o pão feito por seu Culó.Um dia ele resolveu mudar de ramo comérciao.Vendeu a padaria comprou um caminhão,onde semanalmente vinha á Capital do Estado levando e trasendo mercadorias.

   

  Quantas familias não chgaram e não sairam de nossa cidade,trazidas e levadas por seu carro.Pai de um família excelente,alguns faleceram cedo :Chiquinha,Elza e Fátima,que foram nossas colegas e alunas do Paulo VI.

 

  Finalmente,Seu Culó faz parte da família Pedro Avelinense,pela inclusão e pela escolha do nosso torrão para ser sua terra.

                                             

                                               Professor e Poeta João Bosco