sábado, 11 de fevereiro de 2012





 qual seria um seu amigo que em uma noite de chuva,sairia do seu lugar aconchegante   para  ir ao seu encontro, mesmo sabendo que iria se molhar!  Isso só acontece com os verdadeiros amigos fiéis.

Reminiscências do cotidiano
           


          Todas as tardes, diante da nortada, as famílias se reuniam para fazerem o café novo, denominado “Donzelo”. Com o fogão de trempes atiçado, abastecido de lenha, a dona de casa colocava o café em alguidar, ou num caco de ferro, que era oriundo de caminhão, em seguida começava a ser mexido com uma palheta, que era de talo de carnaúba ou pereiro, ou jurema. Aos poucos ia ficando escuro, até chegar a hora de colocar o açúcar. O cheiro tomava conta da casa e se esvaia pela rua  afora, despertando a vizinhança vir compartilhar com aquela festa, tão singela, tão nossa!
           O próximo passo era pilar e peneirar o café torrado. Não existiram uns utensílios domésticos mais característicos no Nordeste do que o pilão, a mão-de-pilão e a peneira, também chamada pelos Tapuias, de urupema.
            Em seguida era colocado o balde, na pronuncia nordestina, “bode”, no fogo, quatro colheres bem cheias do café novo, que era coado no pano e servido aos presentes, na mais perfeita união.
            O café tornou-se tão brasileiro que a primeira refeição do dia, chama-se café. Quando uma mulher ia dar a luz, tomava café amargo com uma colherinha de manteiga, que ajudava muito, naquele momento. Para dor de cabeça, os homeopáticos recomendavam uma xícara de café com três pingos de óleo de coco. Para cortes grandes, de machado ou foice, colocava-se o pó para ajudar a sarar. O pó também servia para tirar qualquer mau cheiro. Colocando-o na boca do bêbado, amargo e forte, o levantava bem ligeirinho. Ainda havia os supersticiosos que riscavam um fósforo e colocava a chama dentro de uma xícara de café, para daquela silhueta que fazia ganhar dinheiro no bicho da sorte. 
             Era comum, no nosso torrão, cada casa com um  fogo aceso, durante todo dia, para que quem chegasse,Logo tomaria o café.
            Às vezes o trabalhador passava de sol a sol, somente tomando café.
           Essas ações o tempo não consegue apagar desse Brasil dos nossos avós.


                                                              João Bosco
                                                        Professor e poeta

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Proverbios Adulterados.

 

Provérbios adulterados



 
Quem ri por último é retardado
Os últimos serão desclassificados
Quem ama o feio é cego
Quem cedo madruga, fica com sono o dia inteiro
Quem não arrisca, é porque não tem caneta
Há males que vem para pior
O pior cego é aquele que anda sem bengala
Quem dá aos pobres, adeus
Alegria de pobre é impossível
Em terra de cego, quem tem um olho é caolho
Quem não deve, não deve
Gato escaldado, morre
Quem vê cara não vê o resto
Devagar nunca se chega
Em casa de ferreiro, só tem ferro
Antes tarde, do que mais tarde
Quem tudo quer, tudo tem
Boca fechada não fala
 
        Fonte: http://fernando-averdade.blogspot.com/2012/02/proverbios-adulterados.html
 
                                                          Prof. e Poeta João Bosco 

Cientistas confirmam.. Marte ja teve oceano!

 
                                                                    

     
      Dados do satélite Mars Express e do radar Marsis, da Agência Espacial Europeia (ESA) apresentaram provas da existência de um oceano em Marte, tempos atrás.

      O radar Marsis chegou a Marte em 2005. Ele penetrou o subsolo marciano em 80 metros de profundidade. Então, recolheu provas de sedimentos e de gelo. A partir disso, os cientistas conseguir descobrir planícies do hemisfério Norte do planeta cobertas por um material de baixa densidade.

Divulgação ESA

       Segundo comunicado oficial publicado no site da ESA, cientistas dizem que esse materal é composto de sedimentos remanescentes de um fundo de oceano. Logo, esta é uma prova de que em outros tempos já houve água líquida no local.
 
       Esse oceano pode ter sido originado há 3 ou 4 bilhões de anos, quando Marte apresentava condições meteorológicas amenas ou quando a camada de gelo da superfície se fundiu após um impacto.
Mesmo assim, a possibilidade de Marte ter pertencido a uma zona habitável está praticamente descartada. 

       É provável que o oceano em questão não tenha tipo tempo suficiente para permitir o desenvolvimento de vida porque pode ter evaporado ou congelado. Além disso, o pocuo tamanho de Marte não tem força para “segurar” uma atmosfera – por isso ela é tão tênue.

 Por Guilherme Abati.


     Prof. e Poeta João Bosco

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Asteroide do tamanho de ônibus passou perto da Terra no dia 27.01.2012!

    
                                                                   

Um asteroide do tamanho de um ônibus passou de raspão pela Terra na noite do dia 27 de Janeiro (sexta-feira), informou o serviço de acompanhamento de asteroides da Nasa (agência espacial americana). O asteroide "2012 BX34" chegou a 60 mil km do planeta, um quinto da distância para a Lua, mas não apresentou risco de colisão, afirmaram os especialistas por meio do Twitter.

Segundo calcularam os astrônomos, o asteroide tinha 11 m de diâmetro e viaja a 9,9foi km/s, mas ainda assim foi catalogado dentro da categoria de "objetos pequenos". "Não conseguiria passar intacto por nossa atmosfera", explicaram os cientistas do Observatório de Asteroides da Nasa.

"Asteroides tão pequenos como este são difíceis de detectar e felizmente não causam a menor preocupação. Nosso objetivo é encontrar os maiores", acrescentaram. A Nasa detecta e rastreia habitualmente os asteroides e cometas que passam perto da Terra usando telescópios terrestres e espaciais por meio do programa "Spaceguard", para averiguar se algum deles poderia ser potencialmente perigoso para o planeta.

Em 2009 lançou o satélite explorador infravermelho (Wise, na sigla em inglês) com a missão de detectar a presença de objetos próximos à Terra, que permitiu elaborar um completo mapa de asteroides. Segundo dados publicados pela Nasa em setembro do ano passado, há 19.500 asteroides de tamanho médio vagando perto da Terra.