domingo, 18 de março de 2012

Morre o cantor Jorge Goulart, sucesso da era do rádio




  


   Morreu neste sábado (17), no Rio de Janeiro, o cantor Jorge Goulart, voz de sucesso nos anos 50 e 60. Goulart tinha 86 anos e estava internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. A causa da morte, segundo o hospital, foi uma insuficiência respiratória.

   Foi Goulart quem lançou uma das mais emblemáticas marchinhas de carnaval, “Cabeleira do Zezé (Olha a cabeleira do Zezé, será que ele é, será que ele é?). Além desse, colecionou outros tantos sucessos, como a também marchinha “Não faz marola” e o clássico “A voz do morro”. De acordo com informações do site Dicionário da MPB, de Ricardo Cravo Albin, Goulart lançou seu primeiro LP em 1945. Em 1952, o cantor ganhou o título de “Rei do rádio”.

    O cantor foi casado com a companheira de profissão Nora Ney (1922-2003), conhecida como a rainha da fossa. Juntos, eles fizeram diversas gravações e shows. Em 1983, Jorge teve um câncer na garganta, o que fez com que ele ficasse impedido de cantar.

    Sua última aparição na TV foi em 2010, no programa “História Sexual da MPB” (foto abaixo, Goulart no canto esquerdo, ao lado de Miltinho, Faour e Roberto Silva)), comandado pelo jornalista e pesquisador musical Rodrigo Faour no Canal Brasil. Àquela altura, muita gente pensava que o cantor nem fosse ainda vivo, o que mostra como o Brasil trata mal seus ídolos do passado.

                                            
                                    Professor e Poeta Joao Bosco da Silva

                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário