quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Despertando e Expandindo a Zona Norte


Redinha

 


   O bairro redinha era inicialmente uma colônia de epscadores, que durante a II Guerra Mundial serviu de acampamento para a tropa de combatentes brasileiros. Seu nome é de origem lusitana; porém do nome de uma vila em Portugal, como tantos outros da nossa cultura.

  Por muitos anos foi, praticamente, a única praia de veraneio de Natal. Apraia da Redinha é vista com lirismo por aqueles que viveram agradáveis   veraneios n o lugar. Um desses, Gil Soares, sócio corespondente do Instituto Histórico e Geográfico, marca o dia 22 de novembro de 1921 como a data de fundação da Redinha como praia de veraneio. Segundo ele, a praia possuía somente casas de palha, geralmente habitadas por pescadores e rendeiras. Conforme seu relato, naquela data as cinco primeioras famílias desembarcaram no porto velho. De manhã, eles seguiaam para o trabalho   nun pequeno bote à vela e, no final da tarde, retornavam, partindo do cais da Associação da Praticagem, no começo da atual Rua Chile. 

  O único transporte regular entre a a Redinha e a outra parte da cidade era subvencionadoo pelo Estado, a coroa do velho Piéca. Pela manhã a canoa levava lavadeiras para o trabalho no Rio Doce e voltava à tarde. Ainda cedo a coroa ia ao Passo da Pátria, levando populares que vendiam legumes no mercado da Cidade Alta, retornando depois do meio-dia.

  Em meados de 1927, o acroplano que trazia o Coronel Valchet, francês, que veio estudar as condições de Natal para a priomeira escala da linha postal aérea Paris-Buenos Aires, só conseguiu descer na Redinha. Foi o primeiro monomotor a fazer escala em Natal.

  A paartir da década de 70, surge a Redinha Nova, entre a ponta de Santa Rita e a Redinha.

  A denominação do bairro, a exemplo d eoutroooos nomes herdados dos portugueses, Redinha é vila em Pombal , Leira, na Beira Baixa, em Portugal. Segundo Cascudo, o topônimo já é conhecido desde o século XVIII. Incorporada ao território do Município de Natal, pela Lei n.º 603, de 31 de outubro de 1938, era uma estância balneária do subúrbio da cidade.

  Teve a Redinha seus limites definidos, quando da sua oficialização como bairro, epal Lei n.º 4.328, de 05 de abril d e1993, publicada no Diario Oficial de Natal em 07 de setembro de 1994.

                                          Prof. e Poeta João Bosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário