sábado, 10 de setembro de 2011

O Milagre do Nordeste

        Parece que o grande poeta Olegario Mariano escreveu esta poesia para nós, pedroavelinenses. Lembro-me de uma aluna da escola estadual Abel Furtado, Francisca Albuquerque de Lima, filha de:Misael Leite de Albuquerque e de Maria do socorro  de Albquerque, carinhosamente chamada de "Faé" recitando-a sob a orientação da professora Raimunda Medeiros, com uma dicção e gesticulação invejaveis.            
 
                                Prof. e Poeta João Bosco

O Milagre do Nordeste


I
Sob a desolação da terra  comburida
O homem depondo a enxada,
Acurvado de mágoa
Pôe o joelho no chão ,
E mal consegue dizer!

II
Deus! com o sol que dás tu me tiras a vida.
Dá-me por piedade um pouco d'água,
Para o meu pobre gado não morrer!
III
E aponta com o braço descarnado a campina,
Onde os trapos daquela imensa ruína,
Mugem com vergonha de viver.
IV
Deus! Meu cavalo ontem morreu de fome e sede.
Enterrei-o envolvido em minha rede.
Era o que tinha de melhor para lhe dar.

V
E... Sem poder dizer tudo o mais que sentia,
Os braços alongados à tarde que morria,
O homem prostou-se ao chão e começou a chorar.
E SOBRE ELE... CHOVEU A NOITE TODA, SEM PARAR.

Olegario Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário