O movimento expansionista em direção à periferia natalense propocionou o surgimento de bairros como Lagoa Azul. Em sua área, encontram-se as lagoas do Gramoré, do Sapo e Azul Dendê, esta nas proxiidades do Rio Doce. O bairro topográfia acidentada.
Com o incremento da política habitacional, foram constrídos, no local, os conjuntos residenciais financiados pela COHAB-RN- Companhia de Habitação Popular do Rio grande do Norte, Nova Natal e Gramoré (1983) e Eldorado em 1991.
Em terras de Lagoa Azul, já na divisa com Extremoz, a localidade de Gramorezinho vem desenvolvendo, ao longo de decadas, o plantio de hortãliças, comecializadas em feiras livres e supermercados da cidade. Participam dessa atividade cerca de 200 familias que bombeiam água do Rio Doce e das lagoas para as suas plantações.
Conscientes do patrimônio natural que os rodeia, os moradores do lugar, aproveitando os estudos preliminares para o Plano Diretor em 1992, reivindicaram uma politica de preservação das áreas verdes, ainda existentes no bairro, e a remoção de favelas para onde houvesse infra-estrutura favovável, visando a preservar as dunas do lugar. Reivindicaram, ainda, solução para os loteamentos e a proibição de construir nas áreas verdes e junto às lagoas.
Prof. e Poeta João Bosco
Nenhum comentário:
Postar um comentário