quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Despertando e Expandindo a Zona Norte

ESTRÉIA: Ola pessoal, é com muito prazer que estreio hoje mais um quadro de postagens no meu blog (Despertando e Expandindo a Zona Norte). Desta vez, vou falar sobre a nossa Zona Norte, cada bairro e a sua cultura.  Prof. João Bosco
     
             Bairro
   Lagoa Azul

     O movimento expansionista em direção à periferia natalense propocionou o surgimento de bairros como Lagoa Azul. Em sua área, encontram-se as lagoas do Gramoré, do Sapo e Azul Dendê, esta nas proxiidades do Rio Doce. O bairro topográfia acidentada.

     Com o incremento da política habitacional, foram constrídos, no local, os conjuntos residenciais financiados pela COHAB-RN- Companhia de Habitação Popular do Rio grande do Norte, Nova Natal e Gramoré (1983) e Eldorado em 1991.

     Em terras de Lagoa Azul, já na divisa com Extremoz, a localidade de Gramorezinho vem desenvolvendo, ao longo de decadas, o plantio de hortãliças, comecializadas em feiras livres e supermercados da cidade. Participam dessa atividade cerca de 200 familias que bombeiam água do Rio Doce e das lagoas para as suas plantações.

     Conscientes do patrimônio natural que os rodeia, os moradores do lugar, aproveitando os estudos preliminares para o Plano Diretor em 1992, reivindicaram uma politica de preservação das áreas verdes, ainda existentes no bairro, e a remoção de favelas para onde houvesse infra-estrutura favovável, visando a preservar as dunas do lugar. Reivindicaram, ainda, solução para os loteamentos e a proibição de construir nas áreas verdes e junto às lagoas.

     Lagoa Azul foi oficializada como bairro, quando da definição de seus limites, pela lei Nº 4.328, de 05 de abril de 1993, publicada no Diario Oficial em 07 de setembro de 1994.


                                                                   Prof. e Poeta João Bosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário