sábado, 27 de agosto de 2011

Viajando no Tempo- Poesia do RN

       Ola, amigos: publicarei estas postagens todas as sextas feiras dando ênfase à Literatura (poesia) Norte-Rio-Grandense. Tenho certeza que estarei contribuindo para a cultura do nosso Estado.                

                                                A porangaba


    Minha gentil Poragamba,                                   Quer procuro o povoado,
    Imagem, visão querida,                                      Quer divague na espressura,
    Só teu amor me conforta,                                   Mostra-me a mente abrasada
    Nos agros transes da vida.                                 Tua Elegante Figura,

   Quantos ouço a juriti                                           Estando de ti ausente,
   Soltar saudosa um gemido,                                  Da saudade eu sinto a dor;
   Saudoso, penssado em ti,                                    Serão teus os meus suspiros,
   respondo com um ai! dorido...                             Minha afeição meu amor.

    Se, na campina deserta,                                      Da vida o doce prazer,
    Terno sabiá goorjeia,                                          Em mim fenece e se acaba;
    Deste amor que inspiraste,                                  Só este amo não falece,
    Voraz sa a chama se ateia.                                  Minha gentil Porangaba!


                                                 Lourival Açucena


       Lorival açuncena (1827-1907) - Joaquim Eduvirges de Mello Açucena nasceu em Natal/RN e é considerado, cronológicamente o primeiro poeta urbano do estado. Os seus poemas foram reunidos e anotados por Luis da Câmara Cascudo com o titulo de Versus, publicado em 1920.


Nenhum comentário:

Postar um comentário