quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Padre Penha


                                                       EXEMPLO DE LÍDER
 

   Lendo o precioso Jornal do Dia, de 13/11/08, me deparei com uma leitura maravilhosa sobre os 55 anos de sacerdócio do monsenhor João Penha Filho.
 
    Sou de Pedro Avelino, conclui o curso primário aos 13 anos, em 1959. Não fui estudar em outra cidade porque meus pais não tinham condições financeiras.
    Em 1961, o mecenas padre Antas, convenceu minha família que eu deveria estudar, pois era um menino com qualidades de prosseguir os estudos e que, em Macau, existia uma escola da CNEC, cujo diretor era o padre Penha, que no seu apostolado idealizou uma casa de estudantes, onde pudesse atender aos alunos das cidades vizinhas.
    Lembro-me da nossa chegada em  Macau, no trem, na estação nova, no Porto do Roçado. Cada um com uma mala cheia de roupas e de sonhos.   
   Ao chegarmos à Casa do Estudante, encontramos colegas de Ipanguassu, Alto do Rodrigues, Pendências, Afonso Bezerra, Natal, além dos pedroavelinenses.

   À noite, recebemos a visita do padre Penha. Voz moderada, sibilante bastante acentuada que iria ser o nosso mentor durante os anos mais verdes das nossoa vidas.
   Convivi com ele durante cinco anos e com ele aprendi os conceitos de honra e dignidade, além de qualidades, hábitos, virtudes, que marcaram a minha formação humanista e cristã.
   Anos após, voltei a vê-lo na UFRN. Como professor e capelão, provando a toda nossa geração, que o valor é cosmopolita, sempre será precioso como os minerais.
   Hoje, sentimos a sua falta, mas somos conscientes de que ele combateu o bom combate, terminou a carreira e guardou a fé.
                                                                               
                                   
                                           João Bosco da Silva, professor e poeta
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário