terça-feira, 9 de agosto de 2011

GRUPO ABEL FURTADO



      Creio que 80% dos conterrâneos, nestes 60 anos de emancipação política, passaram por esta escola que tem como patrono Abel Furtado.
Este grande professor, seridoense, desde a juventude dedicou-se ao magistério, função que exerceu durante toda sua laboriosa vida.
Em 1919, ao lado de outros educadores, fundaram a Associação Educadora de Caicó (19/09/1919) que tinha sede provisória na biblioteca Olegário Vale. Lecionou no Grupo Escolar Senador Brito Guerra. O ensino da época exigia do professor letra com requinte irrepreensível, conduta moral, austero e de pouca convera.
     Logo foi nomesdo diretor das Escolas Isoladas Ferreira Pinto, no município de Apodi, entre os anos de 1920 a 1925, onde hoje é o grupo escolar, ou escola de ensino fundamental.
     Quando os ventos da escola nova, do grande educador, John Dewey, que visava a renovação de práticas pedagógicas, abolindo o castigo físico, o temido argumento, ficar de joelhos, levar beliscões e tomar bolo com a palmatória, introduziu o ensino por matérias, iniciando a calistenia e as artes, aqui no nosso estado o professor Pinto Martins, ao lado de Abel Furtado, foram pioneiros nessa nova didática.
     De maneira que sempre busquei fontes que  pudessem oferecer aos alunos e ex-alunos da escola a vida e o trabalho deste grande mestre.
     No Diário oficial da União, do dia 01/05/1928, seção I, página 21, o professor Abel Furtado foi nomeado adjunto da cadeira de desenho da Escola de Aprendizagem e Artífices, antiga ETFRN, o que hoje é o IFRN.


                                                    João Bosco da Silva, professor e poeta

Um comentário:

  1. eu Francisco Manoel da Silva encerrei meus estudos 5 ano primário no livro "ADMISSÃO AO GINASIO" no Grupo Escolar professor Abel Furtado no ano de 1966 .Não tendo condições d e continuar meus estudos me dediquei ao trabalho sendo meu primeiro emprego como Prof. Municipal no sitio Rio Do Feijão e depois no sitio Belo Monte.

    ResponderExcluir