JOÃO BATISTA BRAGA
O trem sempre foi para o município de Pedro Avelino uma fonte de renda, pois ajudou a mudar os destinos da vila de Gaspar Lopes, desde de janeiro de 1922. Lembro-me de Genézio, José Jardim, Severino, Marifon, Santos Lima, seu Nivaldo Teixeira, Francisco Valdeci, seu Olinto, Manoel Valério, Anacleto, Sebastião Baixa-Verde, Pedro Guarda e muitos que íam e vinham, sempre utilizando os horários, como era chamado.
Muitos deles constituíram e criaram seus filhos entre nós, entretanto, seu Braga fez a diferença. Além da grande responsabilidade de ser agente da estação, desceu a calçada e veio participar de todas as ações que a cidade experimentou. Vamos encontrá-lo no esporte participando como membro da diretoria de time; na igreja, auxiliando e participando das festas, conforme a liturgia da mesma.
Nas escolas, onde seus filhos eram alunos, sempre se fez presente às reuniões, chegando a ser presidente do ciclo de pais e mestres, sendo precursor dos atuais Conselhos Escolares.
Seu Braga trouxe também uma prole excelente, que facilmente infiltrou-se com os jovens daquela época, inclusive uma de suas filhas casou-se com um pedroavelinense. Lembro-me que Damázio, juntamente com Clacilde e outros, introduziram a alegria e os movimentos no carnaval de 1971, com o bloco campeão estrelado, denominado 'Os Econômicos'.
De maneira que seu Braga pertence àqueles que passam ficando nas nossas lembranças, pelas realizações que deixou.
Prof. e poeta João Bosco
Nenhum comentário:
Postar um comentário