quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


A MERCEARIA DE SEU MACIEL
Marcos Calaça, jornalista (UFRN)
Esse comércio era considerado um dos maiores estabelecimentos comerciais da cidade. Quem conheceu essa mercearia sabe que existia uma grande diversificação de mercadoria. A variedade era tamanha que, muitas vezes, uma pessoa dizia para outra: “o que você  está procurando, só encontra na mercearia de seu Maciel”. Muitos produtos e objetos se espalhavam pelo balcão, pelas prateleiras,  pelo teto e até no piso.
Lembro-me de algumas mercadorias que formavam o estoque, uma verdadeira miscelânea, mas era o local que muitos pedro-avelinenses encontravam  o que queriam, sem se deslocar a Natal. Exemplos: pá; enxada; facão; canivete; sandália; dobradiça; prego; martelo; alicate; parafuso; fechadura; copo de alumínio; corda; candeeiro; lamparina; querosene a retalho, que o matuto chamava de gás.
A mercearia também era sortida do grosso, como chamamos. Cada saco tinha a boca arregaçada de feijão, farinha, arroz e açúcar. A medida era a cuia. O café podia ser em pó ou em caroço. Depois  esses produtos passaram a ser  no peso, na balança Filizolla. Outros produtos que eram vendidos na mercearia:  anilina; pólvora; espoleta; chumbo; prato; copo; talheres; xícaras; confeito; fumo em pacote; papel de cigarro; fósforo; vela; sabão em barra.
Seu Maciel tinha produtos como se fosse um verdadeiro armarinho: Gilette; sabonetes Gessy,  Lux e Palmolive; zíper; linha; agulha; botão; talcos Gessy e Granado; desodorante Mistral; leite de rosas; creme de barbear Bozzano; brilhantina Glostora; esmalte; acetona; óleo de ovo; água de colônia; marrafa; pente; espelho de bolso; diadema; chupeta; elástico; dedal.
Nesse comércio também podia encontrar material escolar: caderno de arame fino; lápis de pau; máquina para fazer a ponta do lápis; borracha; papel almaço, para fazer o cabeçalho para a prova no Grupo Abel Furtado. E muitos outros produtos e objetos que eu não lembro.
De maneira que, seu Maciel e dona Sofia formaram um casal perfeito e educaram todos os seus filhos através dessa mercearia inusitada, para a época. Hoje, os filhos são exemplos dignos, alguns são funcionários públicos e, outros, profissionais liberais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário