quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Conhecendo os Bairros de Natal


                 Lagoa Seca

  

                O bairro de Lagoa Seca era uma propriedade do Cabo Belchior Pinto que trabalhava na fortaleza dos Reis Magos. Em 04 de abril de 1919, o senado da Câmara concedeu as terras ao militar. Pela carta de petição, sabe-se que o cabo tinha no local algumas criações de gado e pretendia fazer suas lavouras, mas não possuía erras para tal. Media 100 braças de comprido e de 50 de largura, começando no lugar onde se encontra Lagoa Seca em direção a Morro Branco.
                No século passado, na Lagoa Seca, havia plantas silvestres e era um dos arrebaldes mais visitados pelo Natalense.
                A partir de 1920, foi se formando uma aglomeração em torno da Lagoa Seca. A 06 de setembro de 1931, foi inaugurada uma capela e em 1935, a escola Mascarenhas Homem, a primeira do Bairro.
                Em seu livro Terra Natalense, Olavo Medeiros registra “A Lagoa Seca ficava em uma das esquinas formadas pelas atuais avenidas Prudente de Morais e Alexandrino de Alencar. Seu sangradouro encontra-se no Riacho do Baldo, que por sua vez provinha da Lagoa Manuel Felipe. O Morro Branco deveria ser localizado na direção para onde corria o riacho, proveniente da Lagoa Seca”. (Medeiros, 1991:83).
                Lagoa Seca foi oficializado como Bairro pelo decreto-lei n.º 251, e de 30 de setembro de 1947, na administração do Prefeito Sylvio Piza Pedroza. Através da Lei nº 4.327, de 05 de abril de 1993, publicada no Diário Oficial em 07 de setembro de 1994, teve sua área desmembrada da localidade de Bairro Vermelho.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário