quinta-feira, 17 de novembro de 2011

                                         TOREITE
                       
                       ZAGUEIRO SÍMBOLO DE RAÇA

No ano de 1971 a seleção de Pedro Avelino participou do maior campeonato amador do Rio Grande do Norte, o Matutão. O técnico  foi o grande José Djalma. Entre vários jogadores contratados, o destaque foi o zagueiro João Bosco, natural de Macau. Ao chegar na nossa cidade, se apresentou na casa de Zelito Calaça. Este indagou: 'como é o seu nome?'. O rapaz de 19 anos respondeu: 'o meu nome é João Bosco, mas pode me chamar de Toreite'. Sem dúvida alguma foi o melhor e o mais inteligente zagueiro que a cidade já teve. O moço tinha um físico de fazer inveja aos companheiros e com mais de um metro e oitenta de altura  era uma perfeição na defesa e uma tranquilidade para os torcedores. Coisa rara em zagueiros, ele chutava forte com os dois pés e também desarmava facilmente os adversários. Limpava a área sem dar um chutão sequer, saindo sempre com a bola dominada na maior categoria, ao estilo de grandes zagueiros.
A seleção desse ano tinha grandes jogadores:  Murilo, Djalma, Arigó, Dandão, Zé Neguinho, Ibis, Galego, Chelo, Agenor, Tiba e outros que eu não  me lembro. A seleção  ficou em quarto lugar, perdendo a semi-final em casa para Areia Branca. O detalhe é que a partir daí Toreite foi contratado por grandes equipes do futebol do Rio Grande do Norte e da Paraíba, como o Baraúnas, o Potiguar de Mossoró e o Treze de Campina Grande, que ficou conhecido como JB. Após a eliminação da nossa seleção, a imagem que ficou registrada nesse cronista foi o choro de Toreite e Zelito, ambos abraçados. JB conseguiu fazer grandes amizades em Pedro Avelino, principalmente, com a família Rufino. Faleceu precocemente. Grande emoção.
                                         Marcos Calaça, jornalista. (UFRN)         


           

Um comentário:

  1. Grande professor eu tenho uma foto que pode ser a desse time me mande seu email que lhe envio, já consegui um de JB, no club. Sabado estarei postando uma de TIBA. e não esqueça dia dia 22 tem a primeira exposição fotografica Pedro Avelino em preto e branco se puder me mandar alguma foto envie para geancarlospa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir