A suplente do senador Wellington Dias (PT-Pi), Regina Sousa, esteve reunida na manhã desta quinta-feira, 11, com o diretor de Planejamento e Ordenamento de Aquicultura em Estabelecimento Rurais e Áreas Urbanas do Ministério da Pesca e Aquicultura, Luiz Oswaldo de Souza, em busca de projetos para desenvolvimento da atividade no Piauí.
Os prefeitos de União, José Barros, e São João do Arraial, Francisco Limma, participaram da reunião, com foco especialmente na pesca em tanque escavado. “Temos grande interesse nesta atividade, que registra um crescimento de 78% no Brasil entre os anos de 2007 e 2009”, observa Limma.
A atividade pesqueira realmente tem apresentado resultados impressionantes no Brasil. No mesmo período, a produção de bovinos reduziu 8,9%, enquanto a de frango cresceu 8% e a de suínos 12%. “A idéia do MPA é fazer um casamento entre agricultura familiar e a aqüicultura. Saimos otimistas desse encontro”, declarou Regina.
Luiz Oswaldo propôs ao grupo conhecer o projeto já implantado em Ceará-Mirim (RN), no Assentamento Canudos. Também citou a experiência do Estado do Acre. “Lá o Governo pretende exportar. Criou duas grandes bases e plantas industriais, depois comprou cotas dos grandes e distribuiu para as pequenas cooperativas se tornarem sócias”, relatou.
Os prefeitos convidaram o diretor do MPA a proferir uma palestra para os 11 municípios que integram o Citcocais – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Território dos Cocais, em data a ser definida de acordo com sua agenda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário