quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Conhecendo os Bairros de Natal

                                       
                                                                           Rocas

    O local onde se situa o bairro das Rocas compreendido toda a extensão a praia da limpa, que era o topônimo antigo. Cascudo registra uma referência histórica do lugar “na ponta do morro, entre este e o mangue corre pela beirada do rio que vem da Ribeira, cujo lugar vulgarmente chamam de limpa”.
Conta-se que a origem do nome do bairro provém do atol das rocas, referência para os pescadores, que ali realizavam suas atividades É um dos mais antigos bairros da cidade.

    Em princípios do século XX. Era mora de alguns pescadores, observando-se uma maior concentração deles na parte denominada de Areal.

    Depois de 1897, os serviços do porto empregavam os operários que, necessitando viver próximo ao seu local de trabalho, impulsionaram região. Em conseqüência, surge um pequeno comércio, estaleiros para construção e reparo, atraindo a população pobre da cidade. Assim, a partir das atividades destes dois grupos, pescadores e trabalhadores das obras do porto, nascem as rocas. Conforme testemunhou Cascudo, entre os anos de 1910 e 1912, as rocas eram “inteiramente dirigida por três ou quatro moradores, barcaceiros, pequenos negociantes, maquinistas da Central ou do melhoramento do porto em 1925 foi inaugurada a capela, na parte mais elevada do bairro, em honra à sagrada família.
 
Um dos portos de maior destaque no bairro das Rocas é o centro do Mangue, tradicional na comercialização de peixe fresco e outros frutos do mar. Para o pesquisador Olavo Medeiros, este parecer ter sido o local onde a armada de Manuel  de Mascarenhas Homem desembarcou em 26 de dezembro de 1597.
Entretanto, sua oficialização com bairro se deu a partir da Lei n.°251/47 de 30 de setembro de 1947, na administração do Prefeito Sylvio Piza Pedroza, e seus limites redefinidos pela Lei N° 4.330, de 05 de abril de 1993, publicada no Diário Oficial de 07  de setembro de 1994.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário