quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Despertando e Expandindo a Zona Norte

Bairro Salinas

Segundo o pesquisador Olavo Medeiros Filho, no ano de 1748 Salinas fazia parte de uma área concedida pelo Senado da Câmara de Natal ao Tenente Coronel Matias Simões Coelho, morador de Aldeia Velha(Igapó). Constam dos registros que o referido militar requereu o lugar conhecido como Porto do Cajueiro, uma pequena elevação do terreno,desalgado de águas salgadas na ribeira do rio que vai para Nossa Senhora da Solidade, confrontando com o mesmo rio, a terra corre para o poente, e como se acha desaproveitada, quer o dito plantar suas plantas``.

Salinas foi instituído pelo Plano Diretor de 1984 como Zona de Presevação Moderada, permitindo usos restritos.Nestes, se incluem granjas, sítios, áreas de cultura e lazer, pesquisa científica e produção de alimentos.Sua oficialização como bairro, no entanto, se deu pela Lei n°4.328, de 05 de abril de 1993, publicada em 07 de setembro d 1994 quando também teve definidos seus limites.

No lugar, onde hoje se ergue a torre, o conjuntos dos garis, um predio de grande porte, muitos edificios e muitas ruas, Dom Antônio Felipe Camarão juntamente com seus guerreiros combateram e espulsaram os Holandeses.

                                               Prof. e Poeta João Bosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário