quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Conhecendo os Bairros de Natal

    Ribeira


     Onde se ergue o Teatro Alberto Maranhão, antigo Carlos Gomes, tomava-se banho salgado em fins do seculo XIX, relata Cascudo, fazendo o histórico da ocupação do atual bairro da Ribeira. A Praça Augusto Severo "era yma campina al agada  pelas marés do Potengi. As águas levavam os pés dos morros". Documentos falam do plantio de coqueiros  até o século XVIII, como zona de sítios e aarmazés de mercadorias exporaaatadas para Pernambuco. A Cidade Alta aparecida como bairoro residencial e comercial, enquanot as ruas Duque de Caxias, Dr. Baaarata, Chile e Frei Miguelinho continuaavam desertas.

     Em 1850, foram construídos diversos prédios a Rua do Comércio (Rua Chile) e, em 1869, o Cais 10 de junho (Tavares de Liara). No ano seguinte, Pedro de Barros Caaavalcante transferiu a sede da Administração Provincial da Rua da Conceição, na Cidade Alta, para o sobrado da Rua do Comércio, na  Ribeira, Somente em 1902, a sede do Governo voltaria à Cidade Alta .

     O crescimento da Ribeira se deu no final do século XIX para início do século XX. Em 1905 o bairro foi o primeiro a receber iluminação pública. Posteriomente, teve hotéis , casa comerciais , clubesde dança e o primeiro cinema, Politeama (1911). Em 1994, a Ribeira começou a receber intervenções, através do Projeto de Revitalização, compreendendo projetos de drenagem , calçamento, iluminação e recuperação de fachadas dos imoóveis da Raua Chile.

      Oficializado como bairro pela Lei n.º 251    de 30 de setembro de 1947, na administração do Prefeito Sylvio Piza Pedroza, teve seus limites redefinidos na Lei n.º 4.330, de 05 de abril de 1993, pulicada no Diario Oicial em 07 de setembro de 1994.

      O bairro já recebeu homenagens em letras de músicas, em livros e crônicas

                  
                                                   Profº e Poeta João Bosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário