segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Àrvores do Nosso Sertão

                                                      

                  Angico (Anadenanthera peregrina)

                                                                   
                                     

   Angico e paricá (Piptadenia peregrina) são nomes diferentes para a mesma planta, a qual tem uma história etnobotância rica. Não deve ser confundida com o angico-branco (Anadenanthera colubrina). O seu uso está bem documentado e expande-se a pelo menos 55 tribos indígenas. O pó feito das sementes chama-se cohoba, e é cheirado em rituais no Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Haiti, Républica Dominicana e Porto Rico. Têm sido descobertos muitos instrumentos de uso, o tubo longo, usado para soprar cohoba para o nariz de outra pessoa, sendo o objecto mais familiar.

          Efeitos

     Nota que os relatórios dos utilizadores tanto sobre o angico como sobre a angico-branco são raramente precisos e correctos na descrição dos ingredientes. A maioria das pessoas não sabe que há diferença na constituição química das duas espécies.
      Embora o angico se tome por via oral e por vezes até rectal, a maioria das pessoas usa-o por via parenteral, nomeadamente pelo nariz. Ao ser cheirado, o pó das sementes de angico causa reacção física à maioria dos utilizadores. Tonturas, vómitos e dores de cabeça são sintomas comuns, especialmente com doses acima das 3 sementes. A maioria dos utilizadores relata um estado mental sonhador ou uma experiência psicadélica que dura cerca de 15 minutos, e tem um efeito posterior de 30 a 45 minutos.

           Uso

      De modo a serem absorvidas pelo corpo, as sementes devem ser preparadas antes de as usares:
  • usa 1-4 sementes por pessoa
  • aquece as sementes em lume brando até estalarem
  • separa a semente exterior da semente interior
  • a parte interior da semente é usada
  • deita fora a casca da semente
  • aquece a parte interior em lume brando
  • deixa de aquecer quando estiver dura e estaladiça
  • esmigalha a semente (usa um moedor de café, ou um almofariz, etc)
  • mistura o seguinte: 2 partes da semente, 1 parte de cal comestível ou conchas, e 1 parte de bicabornato de sódio
  • junta algumas gotas de água para formar uma pasta
  • mistura bem e aquece em lume brando até o material secar
  • esmigalha o material seco até obteres um pó fino (usa um moedor de café, ou um almofariz, etc).

      As sementes frescas incham e rebentam (expondo a parte interior da semente) quando aquecidas em lume brando (pode demorar 20-30 minutos). Uma pequena panela serve bem, uma tampa ajuda a reter o calor. Depois da semente rebentar, descasca a semente e deita fora a casca.
     O interior da semente deve depois ser esmigalhado até obteres um pó que deves misturar com cal comestível (ou conchas) e bicabornato de sódio. Uma pequena quantidade de água ajuda a formar uma pasta com a mistura. Mistura bem a pasta, para que todos os ingredientes estejam homogéneos.
     Depois coloca numa panela e aquece em lume brando para evaporares a água da pasta. Quando a pasta estiver seca usa um moedor de café ou um almofariz para esmigalhares a mistura até obteres um pó fino que possa ser cheirado.
       Pode demorar algum tempo até a mistura secar, uma ventoinha pode ajudar a acelerar o processo. Cal comestível ou concha marítima que contenha cal deve ser acrescentada à mistura de modo a poder ser absorvida pelo corpo humano de modo eficaz. Bicabornato de sódio acrescentado à mistura também melhora a absorção corporal.
       O cheiro do angico é por vezes soprado por um xamã para dentro do nariz do utilizador (vê a imagem), por ser desagradável. Alguém que te ajude pode forçar uma quantidade maior da droga para dentro da tua cavidade nasal, do que tu a ti mesmo.

Podes preparar o teu próprio tubo de inalação com o caule oco de alguma planta, ou com outro objecto que te permita inalar o pó que produziste. A maioria das pessoas relata uma experiência agradável, se conseguiram ultrapassar o desconforto nasal e as náuseas.

      Sentirás de certeza desconforto no estômago. Se não te conseguires forçar a ingerir suficiente pó para produzir o efeito desejado, alguém pode ajudar-te soprando uma grande quantidade de angico na tua cavidade nasal. Utilizadores experientes dizem que 1-2 sementes em pó dão um efeito estimulante.
       A inalação de 3-4 sementes de angico produz supostamente um período estimulante de 20-40 minutos, seguido por um período sedativo onde haverá provavelmente alucinações. A primeira vez que tentares experimenta entre 1 (dose leve) a 4 sementes (dose forte). Teres alguém contigo que não use a droga é uma boa ideia.
        As doses entre 3-5 sementes mostraram ser psicadélicas para muitos utilizadores. As doses acima das 5 sementes são muito fortes e desconfortáveis para a maioria das pessoas. Um saco contém aproximadamente 40 a 50 sementes.

                                                           Prof. e Poeta João Bosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário