quarta-feira, 3 de agosto de 2011

REMINISCÊNCIAS

                     FLAMENGO E VASCO DA GAMA- RIO DE JANEIRO.
                        Espelho para as equipes de Pedro Avelino.




    No final dos anos  dourados e no inicio dos anos sessenta, existia um campo de futebol juvenil, onde os atletas da rua da igreja, da estação, da vila, do centro, juntos formaram verdadeira seleção e daí nasceu o Vasco e o Flamengo. Esse campo tinha duas formas de chegar até ele.  
Pelo beco de Hortêncio ou pulando a balaustrada. Existia uma arvore gigantesca, Jaramataia e um pereiro grande, onde Bóca tirava o centro, deitava-se debaixo dele e so sáia para bater o pênalti, pelo fato de ser o centroavante.

   Enumerar todos os atletas é uma missão quase impossível, mas podemos lembrar de um bom número: Picharro, Fuíba , Carmando, José e Chico Leandro, Zé Chiquito ( Grande Driblador), Edmundo, Tapuru, Dedé de Eugênio, José Luis, Cícero, Curibica, Agostinho, Lazaro, Nogel, Zé de zaqueu, Zé Adécio, Birino, Cícero de Neco, Raimundo Hélio, Alvinho, Albimar Furtado e Auridaan, Galego de Policarpo, Getulio, Fernando, Fabricio, Nêgo de Agostinho, Valdeilson, Romildo, Rivaldo, Matias, Barrué, João Gracheiro, Vilmar, Zé de Lola, Anchieta, Bimba, Manoel de Pipim, Josimar, Zé Louro, Joao de Neve, Sandoval e Lourival das Turmas, Dedé, Zé de Otávio, Borita, Titico Braz ( um jogador excepcional), Paulo,  Dedé Fulacha, Duarte e muitos que não me lembro. 

    Alí, foi palco de muitas glórias e muitas revelações às vezes área de conflitos, ou praça de guerra. 
Foi destas juventude que surgiram, anos mais tarde, um Vasco da Gama tão forte  que enfrentou o ABC, Campeão Estadual do RN, no estádio Pedro Alves Bezerra, e um Flamengo, por sua vez, que arrastava multidões até o campo de moças bonitas para vê-lo brilhar.

               
        Natal, 03/08/2011


                                                 João Bosco da Silva, Professor E Poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário