quinta-feira, 24 de novembro de 2011

OS ANTIGOS CIRCOS III


   Dos antigos circos que passaram em Pedro Avelino, um marcou a minha infância, o Circo Mágico Nelson, o outro, marcou a adolescência, o African Circus.

CIRCO MÁGICO NELSON

   No início da década de 70, o senhor Nelson ao chegar em Pedro Avelino, pelas informações, foi procurar Zelito Calaça para instalar o circo. Por outro lado, a farmácia de Calaça, devido ao grande movimento de pessoas, era um ótimo lugar para fazer a propaganda em cartazes do circo. Esse circo, para a época, era muito avançado e tinha de tudo, como trapezistaS, palhaçoS, baianas e o show principal que eram as mágicas do senhor Nelson. A parte mais importante era a ilusão de ótica, um verdadeiro olhar atento ao ilusionismo, um espetáculo. A segunda parte do circo era composta por uma peça teatral e fazia com que o público ficasse atento para saber o suspense do fim do drama. Na década de 70 esse circo passou por grandes dificuldades pois pegou fogo em Maceió, Alagoas. Esse circo esteve pela última vez no nosso município em 1990, o dono já falecido. Outro detalhe é que a primeira vez que esse circo se apresentou, um dos palhaços era Facilita, que se casou com uma das filhas do velho Nelson.

AFRICAN CIRCUS

   No final da década de 70, o African Circus apareceu no nosso torrão como um circo completo com trapezistas, palhaços, baianas, dançarinas e a grande atração do circo, a adolescente contorcionista Marilac. Essa jovem era bonita e chamava a atenção do público masculino. Ela também se apresentava em cima de um arame como equilibrista. Os adolescentes vibravam como se fosse para ela cair nos braços dessa juventeude num efêmero momento de amor platônico. A segunda parte desse circo era uma apresentação teatral.
Ah! circos da minha vida, dos lugares longínquos onde andares, sinto aquela saudade enorme fantasiada dentro de mim e isso aumenta à medida que o tempo passa.
  
    Marcos Calaça, jornalista (UFRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário