UFERSA: Quem Sonhou Este Sonho!
Angicos cidade Universitária! Quem sonhou este sonho? Que um dia nossa terrinha, de cactos, palmatórias, pedregulhos e espinhos, tornar-se-ia um estuário dos anseios na disseminação e aquisição nos mais diversos campos do conhecimento acadêmico para nossa região, estado e até pais? A UFERSA é este lugar de encontro do mais alto nível de erudição cientifica e cultural com o mais simplório e popular de todos os níveis de conhecimentos prévios dos postulantes acadêmicos. Muitos dizem que sua estrutura física é fenomenal! Eu vi! Eu vejo! É verdade. É admirável!
Quem sonhou este sonho para Angicos? Não foram os doutores, mestres, bacharéis ou especialistas da educação que ali estão. Eles não deixaram seus planejamentos profissionais de cursos preparatórios para futuros concursos públicos, não saíram de seus lares para entrarem nos gabinetes, escritórios de autoridades na área da educação Nacional ou de políticos influentes para mediar eloqüentemente às justificativas da relevância dessa realidade no nosso torrão. Não foram os alunos, acadêmicos de outros estados e até mesmo da nossa região central. Eles não foram às praças, às ruas, na renunciaram os cursinhos particulares, não empunharam cartazes ou bandeiras, nem entraram nas redes sociais da internet para manifestar seu apoio de que o campus deveria ficar nesta cidade. Os comerciantes de Angicos não sonharam este sonho, não gritaram pelas avenidas, esquinas da cidade até o dia em que viram uma oportunidade ambiciosamente de lucro financeiro para os seus negócios.
É triste esta afirmação que vou fazer! Mas nem mesmo os jovens de nossa cidade sonharam com esta realidade. Não deixaram seus lazeres, nem saíram dos bancos das lan hauses, orkuts e MSNs para abraçarem esse sonho. Porém, o pior de tudo é que eles não se dispuseram e tampouco estão ai para esse momento. Talvez seja por isso que tenhamos um número tão insignificativo de jovens angicanos circulando pelos átrios do campus em Angicos. Mas quem sonhou esse sonho? Infelizmente poucos! Muitos políticos de nossa cidade, região e até do estado, entraram no trem quando ele já estava nos trilhos. Muitos cidadãos angicos e da região só entenderam o significado da UFERSA quando precisaram de um emprego para eles, ou seus familiares.
É triste ter que testemunhar! Mas eu também não sonhei este sonho. Estava evangelizando, pregando nos púlpitos das igrejas, distribuindo cestas-básicas para famílias carentes, participando de encontros missionários e lideranças, estudando teologia, cuidando do “meu rebanho”. Eu poderia listar algumas pessoas que sonharam este sonho! Mas poderia estar sendo injusto com aqueles que também lutaram por essa realidade para nossa Cidade. Porém, ainda é tempo! Tempo de que? De nos envolver, participar, contribuir, dá corpo e forma a este sonho. Angicos precisa acorda! Este sonho se sonha de “olhos abertos”. Não vamos deixar que a UFERSA seja um memorial, um marco, que todos os dias ao olharmos para ela, fiquemos apenas apreciando a majestosa estrutura física, e refletindo o quando somos fracassados ou incapazes de fazer parte das “estruturas dos saberes” ali difundidos. Ainda é tempo de sonhar com a UFERSA! Eu quero! Você pode!
Nenhum comentário:
Postar um comentário