Esta moça, filha de Zézinho Sapateiro e Dona Francisca, foi uma lider da sua geração. A sua casa era repleta de meninas e meninos de toda a rua da Igreja. Gostava de organizar os chamados "cozinhados", onde cada um levava um pouco dos generos da sua casa e ela preparava o almoço. Por outro lado, organizava recitais, concursos para cantores e até um pastoril. No entanto, o que mais ela gostavaa de organizar era a dramatização. Lmbro-me de várias peças; "Rei Dom Jorge e Juliana"; "o Casamento de Seu Pancrássio e Madalena" e eventualmente montava peças dos circos que passavam pela cidade.
Certa noite, a sala estava completa de assistentes que iriam ver a peça teatral "Rei Dom Jorge e Juliana". Posso citar Bertino, Chico e Moabe de Alexandre, Eu e Têtê minha irmã, Rosa de Raposa, Socorro e Cilinha de Chico Câmara, Francisquinha de Nazaré Verinha e Luluca de Alice, Dodô e Djalma de Peixinha, Claude e Nênen de Leopoldo, João e Luís de Dionizio, Maria e Xixica de Sebastião Cambrinha e outros que não lembro. Na hora em que os artistas entraram no palco, Joaquim Campos e Paulo da casa de Dionisio entraram na sala, ambos cobertos por lençóis brancos, cada um com a vela na cabeça e outra na mão, nos amedrontando, dizendo que viam do além para assistir a peça.
Não ficou um menino na sala, alguns passaram mal e a partir daí foi dificil novamente ver aquela sala enfeitada de crianças.
Que tempo inesquecível!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário