O jogo é uma bolsa de apostas representado por animais. Foi invemtado pelo Barão, João Batista Viana Drumond, proprietario do Jardim Zoológico, Rio de Janeiro, na Vila Izabel, que espalhou-se pelo Brasil inteiro.
Na nossa terra, tivemos varios donos da banca do jogo, citaremos, Quinha, Gregório, Militão Lima, Bucho Verde e seu Mimim de saudosa memória.
Tivemos muitos cambistas, uns na cidade outros nas fazendas: Samuel, Isaura, Gaverino Leadro, Dona Auta, Cicero da bodega, seu Jaime, Joaquim Rato, Manoelzinho e alguns que me foge os nomes.
Quando o banqueiro era Militão Lima e a rádio Tupi dava o resultado do jogo ao meio dia no Rio de Janeiro, a radio clube de Pernambuco gravava e transmitia o resultado para os demais estados do Nordeste; as 16:00 horas religiosamente todos os dias.
Deilton, que era filho de seu Jaime e comerciario do seu tio José sobrinho, conheceu esse segredo e quando queria ir a uma festa ou fazer uma viagem a Natal, se valia do jogo do bicho, tirava a sorte na certa e Militão Lima ainda diza: "esse menino parce que dormiou piado! Eu nunca tinha visto, um danado ter tanta sorte! menino, tu não dorme só sonhando com o bicho na noite!"
Prof. e Poeta João Bosco
Nenhum comentário:
Postar um comentário