O espírito empreendedor de Luiz Felipe da Câmara
Poucas vezes, nascerá um filho da terra que consiga tanta influência política como Luiz Felipe. Era filho de José Felipe da Câmara, agricultor e comerciante, pois com a sua tropa comercializava açúcar trazendo do agreste para o sertão e para as praias. Era hábil comerciante, daí expandiu seus negócios, suas fazendas que algumas delas ficavam em outros municípios. Para se ter uma idéia do seu tino comercial, a sua fazenda Córregos já tinha ruas de casas, mercearias e um mercado maior e mais moderno que o da cidade. Ele já previa que aquela área era promissora por que a feira era maior que a da Sede.
Logo cedo conheceu a política através do usineiro e Senador João Severiano da Câmara, a quem o chamava de primo. Foi amigo pessoal do Governador Juvenal Lamartine de Farias, pois muitas vezes, ao lado de Justino Xavier de Souza e Joaquim Inácio da Câmara representaram o distrito perante àquela autoridade. Desse prestigio conseguiu o campo de aviação para a cidade e outro para sua fazenda São Paulo.
Em 1937, foi eleito vereador pelo município de Angicos, representando Epitácio Pessoa, ao lado do Prefeito Baltazar da Costa Pereira e sendo seus companheiros de Câmara, Francisco Torres Peres, João Januario de Oliveira, José Francisco Xavier, José Alexandre Pereira Pinto e Arlindo da Rocha Bezerra. Eleito vice Presidente da Câmara Municipal no dia 17/06/1937, tendo como presidente Francisco Peres, mandato que se repetiu.
Foi um dos mais importantes membros da questão da emancipação do município, pois era amigo do senador Vanvão, do Governador José Augusto Varela e do Senador Jorgino Avelino.
Foi ainda um dos maiores criadores do nosso município e também um dos maiores plantadores de algodão. Pertenceu à diretoria fundadora da cooperativa agropecuária de Pedro Avelino, Tendo ainda incentivado e financiado, ao lado de Justino Xavier, as escolas noturnas nas fazendas. Sua última participação, enquanto homem público, foi em 1958, quando candidatou-se a Prefeito de Pedro Avelino sendo o seu Vice-Prefeito Ilson Teixeira de Melo tendo sido eleita a chapa opositora que tinha como Prefeito Geraldo Antas e José Carneiro, que por sinal teve mais voto que o Prefeito.
Poeta e Profº João Bosco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário